5 motivos para fazer uma reserva de emergência

Uma vida financeira controlada é o segredo para quem deseja ter mais segurança
Por Banco24Horas
24/10/2022
format_align_left 6 minutos de leitura

Na tarde do dia 11 de março de 2020, o diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou publicamente que o mundo começava a viver a pandemia de Covid-19. A previsão era de que o número de infectados, internações e mortes subiriam exponencialmente nos próximos dias e infelizmente foi o que ocorreu. Os próximos capítulos dessa história todos nós conhecemos bem: o vírus Sars-Cov-2 mudou nossa rotina por mais de dois anos e afetou diretamente a economia de todo o planeta. 

Com a necessidade de isolamento social, eventos foram cancelados, comércios foram temporariamente fechados e diversos tipos de negócios tiveram de se readaptar, já que seu funcionamento tradicional não poderia continuar operando. Fato é que a pandemia é um exemplo perfeito para explicarmos sobre a importância de se ter uma reserva de emergência. Quem poderia imaginar que em 2020 um imprevisto dessa proporção surgiria em nossas vidas? 

Apesar de ser um exemplo extremo, a pandemia é apenas um caso de imprevisto em que uma reserva de emergência se torna extremamente necessária. Nunca se sabe quando iremos ter de enfrentar uma despesa médica inesperada, uma demissão ou até mesmo um acidente.

A reserva de emergência funciona como um bote salva-vidas para momentos de situação financeira apertada. Semelhante a uma poupança, ela deve ser guardada em uma conta bancária ou em algum investimento que lhe permita resgatar o dinheiro rapidamente. Esse montante deve ser administrado com muita responsabilidade, para que o valor seja realmente poupado e utilizado apenas em situações de extrema urgência.

Confira 5 razões para começar a montar a sua reserva de emergência o mais rápido possível e com isso, manter a vida financeira da sua família ainda mais segura:

1 – Você vai evitar endividamentos

Só quem já esteve com muitas dívidas sabe a preocupação que elas causam, não é mesmo? Na ausência de uma reserva de emergência, ao ter de lidar com uma situação financeira sufocante, é comum acabar recorrendo ao tradicional empréstimo, e com ele, obviamente, vêm os juros e taxas que aumentam o risco de inadimplência.

É preciso muito planejamento antes de solicitar um empréstimo. Ficar com o nome sujo pode lhe render dificuldades para abrir uma conta corrente, solicitar um cartão de crédito ou até mesmo renovar a matrícula em uma instituição de ensino. Essa avalanche de adversidades traz consigo noites mal dormidas e em muitos casos até mesmo o desenvolvimento de problemas de saúde mental.

2 – Você terá um maior poder de escolha

Quem nunca ficou ansioso ao decidir por exemplo sobre aceitar ou não uma vaga de emprego? Deixar o cargo em que se está trabalhando atualmente para ingressar em uma nova empresa pode ser um desafio e tanto, principalmente porque nunca sabemos o quão bem-sucedida será a missão. Entretanto, quando se possui uma reserva de emergência, essa decisão pode ser tomada com maior tranquilidade.

Estar organizado financeiramente lhe permitirá maior liberdade para se aventurar em um novo emprego ou até mesmo, em uma nova carreira. A sensação de sair da estagnação e abraçar uma nova oportunidade profissional se torna ainda melhor quando a atingimos com a segurança trazida por uma boa quantidade de dinheiro armazenado.

3 – Te trará estabilidade diante de futuras crises

De acordo com dados do IBGE, o Brasil fechou o segundo trimestre de 2022 com mais de 10 milhões de desempregados. As dificuldades econômicas que o país tem enfrentado foram prolongadas principalmente pelos dois principais fatores mundiais que abalaram o mundo nos últimos tempos: a já citada pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, iniciada em fevereiro desse ano.

Não é a primeira vez e não será a última que o país é atingido por crises que mexem com nossa estabilidade, atingindo empregos, inflação e crescimento econômico. A contribuição de uma reserva econômica para o enfrentamento desse tipo de situação é clara: lidar com o desemprego em um momento de dificuldade do país é menos preocupante quando temos algumas economias guardadas para situações excepcionais. Não é possível prever quando e como serão as consequências de futuras crises econômicas, porém, podemos sempre nos precaver para sermos atingidos em menor intensidade.

4 – Será mais fácil consumir com consciência

Todos nós temos algum tipo de produto que precisamos nos controlar para não consumir mais do que o orçamento permite. Às vezes, acabamos nos precipitando e gastando mais do que o planejado por conta da compra de um calçado caro, excesso de pedidos em restaurantes ou ingresso para um show. Para controlar situações como essas, a reserva de emergência acaba sendo uma grande aliada. 

A partir do momento em que existe um real compromisso de guardar uma determinada quantidade de dinheiro por mês, naturalmente surge uma mudança de hábitos de consumo. As compras desnecessárias são reduzidas e dão lugar a um investimento seguro e de extrema importância.

5 – Você terá um “kit de primeiros socorros” simples e fácil

Apesar dos diversos termos complexos que encontramos pela internet quando nos deparamos com o tema “reserva de emergência”, ela é muito mais descomplicada do que imaginamos. O ideal é que sua reserva tenha recursos suficientes para a cobertura de sua família por pelo menos, cinco meses. Esse processo se torna muito mais simples quando é feito de maneira organizada e transparente. Por isso, tenha uma planilha de gastos mensais com o detalhamento de suas despesas e atualize-o frequentemente, para impedir possíveis erros. 

Para evitar desvalorização, deixe a reserva em um investimento de renda fixa e com alta liquidez.

De agora em diante, é hora de ter papel e caneta nas mãos, rever seu orçamento e replanejar suas próximas compras. Afinal, sua reserva de emergência dependerá de muito foco e cuidado financeiro. Em um mundo repleto de surpresas e mudanças bruscas, é preciso estar preparado caso algo inesperado aconteça e seja necessário mudar nossos planos atuais. Pensando em te ajudar a proteger seu patrimônio e te deixar preparado para encarar futuras situações financeiras de sufoco, o Banco24Horas desenvolveu um e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre segurança financeira. Clique aqui e confira!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Educação financeira para pequenos empreendedores

ESG: entenda a importância do Banco24Horas na inclusão financeira no Brasil

Como economizar no presente do Dia dos Namorados?

Economizar no presente do Dia dos Namorados é importante pra não comprometer o orçamento doméstico. Neste artigo te mostramos como!

Serviços financeiros: 5 momentos do seu dia a dia em que o Banco24Horas pode ser um aliado

Descubra como o Banco24Horas pode facilitar sua vida com serviços práticos e acessíveis para suas necessidades financeiras diárias.

Golpes financeiros: saiba como identificá-los, evitá-los e o que fazer caso caia em algum

Não é novidade que, todos os dias, os golpes financeiros acontecem em alta frequência. Saiba quais são os principais e como evitá-los da melhor forma

Saiba como sacar sua restituição do imposto de renda

Veja como sacar sua restituição do Imposto de Renda 2024 e garanta seu dinheiro de volta sem complicações.

Finanças pessoais: confira 5 dicas para colocar as contas em dia

Finanças pessoais: confira 5 dicas para colocar as contas em dia. Confira algumas dicas de finanças pessoais para colocar as contas em dia.

Novidade: boletos pagos até às 13h30 podem ser compensados no mesmo dia

Veja como o novo prazo de compensação de boletos pode beneficiar suas transações financeiras diárias.

Boleto bancário: o que é, como funciona e por que foi criado?

O boleto bancário é uma ótima opção na hora de realizar compras, tanto no físico, quanto no digital. Conheça esse modelo de pagamento e suas vantagens.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)