Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?

Você sabe como conseguir descontos? Mostramos como!
Por Equipe do Banco24Horas
29/03/2021
format_align_left 5 minutos de leitura

Quem é que não quer pagar menos por algo que deseja ou precisa comprar? Todo mundo, não é mesmo? E fazendo um bom controle das finanças pessoais, você pode adquirir mais coisas ou fazer o seu rico dinheirinho render no futuro.

Mas saber como conseguir descontos nem sempre é uma tarefa simples e requer algumas técnicas de negociação.

Pensando nisso, resolvemos dedicar este post inteiro pra trazer dicas de como pechinchar na hora de compras — ah, e pra colocar tudo em prática, não se esqueça de antes fazer seu saque em um caixa do Banco24Horas. Assim, você pode até conseguir um descontinho maior.

Gostou da ideia e quer saber mais? Vem com a gente e anote as dicas pra negociar com sucesso!

Faça um planejamento das compras

De uma maneira bem simples, planejar é ter um plano de ação que permita atingir um objetivo com eficiência e organização. No caso de uma compra, planejar significa se preparar pra que o investimento possa ser o mais econômico possível. 

A primeira grande dica é: não importa o que você vai comprar, tente planejar bem antes. Um exemplo prático e cotidiano, pra quem tem filhos, é o clássico gasto com material escolar no início do ano. Já pensou como pode ajudar colocar despesas previsíveis como essa no orçamento pessoal, garantindo que tudo será pago?

Outra situação comum é a troca de celular quase todos os anos. Será que não dá pra se programar e guardar o dinheiro aos poucos? Assim, quando chegar a hora de comprar aquele aparelho top, você terá o dinheiro na mão pra pagar à vista e conseguir um bom desconto.

Claro que nem sempre é tão simples, né? Mas, vale o exercício sempre que possível, tendo em mente o que você quer, quando vai precisar do dinheiro e o valor da compra. Assim, dá pra tirar o melhor das oportunidades. Por exemplo, dá pra pesquisar mais, analisar a necessidade de comprar algo novo ou usado, conseguir promoções de itens fora da estação e aproveitar queimas de estoque.

Vale lembrar que essa lógica do planejamento vale pra tudo, viu? Pra trocar de carro, ir ao supermercado, comprar roupas, eletrodomésticos /e eletrônicos, entre outros.

Evite comprar por impulso

Sabe quando você sai pra pagar uma conta e acaba voltando pra casa com um monte de sacolas? Quem nunca, não é mesmo? A intenção não era comprar, mas as vitrines atrativas, os parcelamentos a perder de vista, as promoções e até o estresse podem fazer com que a gente perca o controle de gastos.

O pior é que, muitas vezes, as coisas que compramos por impulso nem são tão necessárias assim. Portanto, nossa sugestão é pensar um pouco antes de fechar um negócio — seja ele de qualquer valor. Você pode encontrar preços mais baixos se procurar com calma ou até desistir da compra depois de uma bela noite de sono.

Outra prática útil pra resistir às tentações é fazer listas com prioridades. Ir ao supermercado com tudo que precisa anotado no papel — ou no celular —, por exemplo, ajuda a controlar o desejo de levar bobagens e evitar a compra de coisas que você já tem em casa.

Pesquise os preços em diferentes lugares

Você já comprou algo e depois descobriu que, em outra loja, o item custava mais barato? Dói só de pensar. A questão é que isso pode acontecer se você não pesquisar bastante antes de efetivar a compra.

Sendo assim, nossa dica aqui é comparar preços, funcionalidades, prazos de entrega e condições de pagamento. E nem precisa gastar sola de sapato pra fazer isso. Existem diversos sites na internet que facilitam a análise. Dá ainda pra aproveitar essa oportunidade pra ler as opiniões de outros compradores e entender se o produto que você quer vale mesmo a pena.

De qualquer forma, é válido consultar o comércio local também. Isso porque é possível encontrar itens de mostruário com pequenos defeitos, mas com um preço bem atrativo. Além disso, muitas lojas contam com integração físico-digital. Isso significa que você pode aproveitar os bons preços da internet, comprar online e retirar na loja física rapidinho.

Participe de programas de recompensas

Pra garantir que o cliente volte a fazer negócios com a loja, muitas empresas têm clubes de fidelidade. Nesses programas, o consumidor compra alguma coisa e ganha recompensas pra aproveitar na próxima compra. Pode ser frete grátis, descontos exclusivos, brindes, entre outros.

E mais uma forma de conseguir descontos é por meio das plataformas que oferecem dinheiro de volta — o famoso cashback. Funciona assim: você faz uma compra e recebe uma porcentagem do valor gasto de volta. Alguns programas permitem que você solicite o resgate em dinheiro, que vai cair na sua conta. Outros disponibilizam o saldo pra pagar boletos, colocar crédito no celular, abastecer ou gastar na própria loja.

Por exemplo, optando pelos serviços do Banco24Horas, você estará mais que por dentro das principais tendências de pagamento para os próximos anos, sabia?

Peça descontos

Essa pode parecer uma dica boba, mas a gente pode perder boas oportunidades de economizar por vergonha de pechinchar, sabia? Já ouviu aquele ditado popular: “quem não arrisca, não petisca”? A lógica dos descontos é bem parecida. Se você não pedir, o lojista vai tentar vender o produto pelo preço cheio.

Geralmente, o valor de venda já tem ali um extra que serve como uma margem de desconto. Então, nosso conselho é negociar. Em alguns casos, vale a pena pedir pra chamar o gerente, pois ele tem maior autonomia pra abater valores significativos.

Mais uma sugestão legal é manter a calma, sem demonstrar muita empolgação com o produto. Esse grande interesse pode fazer o comerciante pensar que você quer aquele item a todo custo e tem disposição pra pagar mais caro.

Agora, quando a compra é feita pela internet, você também pode garimpar por cupons de desconto na rede ou no site da própria loja virtual. Assim, dá pra pagar mais barato.

Prefira pagamentos em dinheiro

Essa é uma dica interessante não só pra conseguir descontos, mas também pra conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Afinal de contas, com um valor limitado em mãos, você não poderá gastar mais do que planejado, certo? Além do mais, isso garante um maior poder de negociação. 

Sabe por quê? Porque os pagamentos com cartão geram custos para os lojistas. Além do valor da máquina e das taxas que abocanham parte dos lucros, o pagamento não cai na conta da empresa na hora. É por isso que os vendedores são mais flexíveis quando a compra é paga com dinheiro em espécie.

Então, fica aqui uma boa dica: organize-se pra fazer saques semanais para as despesas do período. Aliás, todo brasileiro com conta corrente tem direito a pelo menos 4 saques grátis por mês no Banco24Horas. Ou seja, você não vai gastar nada mais com isso.

Pra conseguir um descontinho ainda maior, vale até fazer uma proposta. Se o produto custa R$178, por exemplo, tente oferecer R$150 à vista e no dinheiro pra fechar negócio. O máximo que você pode receber é um não. Aí é só barganhar um valor que fique no meio do caminho para o negócio ser bom pra todo mundo.

Saber como conseguir descontos é importante pra melhorar o controle das finanças. Nesse contexto, usar dinheiro pra pagamentos à vista é uma das melhores dicas mais — além de você garantir maior poder de negociação, consegue limitar os gastos e evitar compras desnecessárias. É só fazer saques semanais no Banco24Horas e economizar!

Aliás, você sabia que dá pra fazer saques em outros lugares, além dos caixas eletrônicos? Vem ler mais um artigo que vamos te explicar como sacar no comércio!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Índices econômicos: quais são os principais e como eles influenciam sua vida financeira?

Você sabe quais são os principais índices econômicos e os motivos pra ficar de olho neles? Confira em nosso conteúdo!

Tudo que você precisa saber sobre formação de preço

Você sente que o negócio não consegue um retorno proporcional ao esforço que exige? Pode ser uma falha de formação de preço. Confira!

Ainda vale a pena andar com dinheiro na carteira? Confira!

Você tem o costume de andar com dinheiro na carteira? Saiba que usar notas e moedas pra compras e pagamentos tem vantagens. Saiba mais!

O que é cadastro positivo? Entenda aqui e agora!

Um nome sujo é aquele que tem dívidas. Mas você sabe o que é o cadastro positivo? Explicamos tudo neste artigo!

Veja como fazer festa junina gastando pouco pra aproveitar com a família

Você sabe como fazer festa junina gastando pouco? Pra ver como aproveitar a data mesmo em casa e curtir com a família, pegue as boas dicas do nosso blog!

Como economizar no presente do Dia dos Namorados?

Economizar no presente do Dia dos Namorados é importante pra não comprometer o orçamento doméstico. Neste artigo te mostramos como!

O que é fundo imobiliário? Este post responde as principais dúvidas!

Fundos imobiliários têm ótima liquidez e rendimento, com baixo risco. Se deseja investir, precisa conhecer essa opção. Confira!

O que é psicologia financeira e como usá-la a seu favor?

A psicologia financeira é um processo importante pra quem quer entender mais sobre os seus hábitos de consumo. Entenda como usá-la ao seu favor!

Você sabe o que é crowdfunding? Venha aprender com a gente!

Tem uma boa ideia, mas falta dinheiro pra começar? A solução pode estar no crowdfunding! Aprenda sobre o assunto e veja como fazer parte!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot