O que é dinheiro em espécie e por que você deve usá-lo? Entenda com a gente!

Saiba a importância de usar o dinheiro em espécie pra economia e os benefícios.
Por Equipe do Banco24Horas
03/11/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

Dinheiro em espécie é algo que soa estranho pra você? Caso sim, já adiantamos que ele é bem comum no dia a dia dos brasileiros.

A circulação de notas e moedas faz toda a diferença pra estimular a saúde financeira do país. E uma economia forte traz melhorias de vida pra toda a população, concorda?

Por isso é tão importante entender o que é o dinheiro em espécie, como ele contribui pra economia e quais são as vantagens de usar dinheiro. Fique com o Banco24Horas: vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto aqui!

O que é dinheiro em espécie?

Pode reparar: o termo “dinheiro em espécie” é muito presente no cotidiano — notícias, condições de venda e documentações de transações bancárias são alguns exemplos.

O dinheiro em sua forma material, não virtual, também é conhecido por vários outros nomes: dinheiro físico, nota, cédula, papel-moeda. E quando falamos em dinheiro em espécie, saiba que no termo também estão incluídas as moedas de metal.

Se a gente ampliar o conceito, dinheiro em espécie se refere ainda à moeda local de um determinado país. É importante saber disso, pois uma pessoa pode entender que dinheiro estrangeiro de papel é considerado dinheiro em espécie válido. Mas a aceitação por parte de comerciantes, por exemplo, varia muito. Normalmente, o dinheiro em espécie recebido é apenas o da moeda local.

Com relação ao uso de dinheiro físico, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, os brasileiros estão entre os que mais fazem pagamentos utilizando o papel-moeda — cerca de 71% da população usa principalmente esse recurso pra fechar as contas!

Qual é a importância do dinheiro em espécie pra economia?

Como vamos mostrar logo mais, o dinheiro em espécie é essencial ao giro da economia e traz diversas vantagens.

Dados do Banco Central indicam que 99% dos estabelecimentos comerciais do Brasil aceitam dinheiro em espécie como forma de pagamento. E saiba que o consumidor ganha muito com isso. Pra motivar a movimentação econômica, várias empresas oferecem descontos em compras com papel-moeda.

No período da pandemia, o fluxo de giro do dinheiro cresceu. Inclusive, foi lançada a nova nota de 200 reais. O Banco Central percebeu a necessidade de adicionar uma cédula mais alta à família do real pra otimizar a circulação do papel-moeda na economia.

Números do Banco Central pra entender a situação

Só pra você ter uma ideia, de março a maio de 2020, logo no começo do isolamento social, R$52 bilhões em cédulas foram injetados na economia. Somada com a que já circulava, essa quantia totalizou R$311,5 bilhões em dinheiro físico rodando pelo país no período. Uma tendência que teve sequência durante o ano.

E mesmo com uma previsão de retração do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o Banco Central indica possibilidade de crescimento da economia brasileira nos últimos meses de 2020.

Um dos principais pontos da retomada é o próprio auxílio emergencial, pagamento em dinheiro físico que ajudou na renda e no consumo de muita gente diante da crise.

Com os valores em mãos, as pessoas tiveram oportunidades de usá-lo em pagamentos nas lotéricas, compras no comércio, pagamentos em instituições bancárias e outras ações que fizeram o dinheiro em espécie retornar gradativamente ao sistema bancário.

Dá pra ver, então, que o hábito de usar o papel-moeda tende a ser positivo no equilíbrio econômico geral. Como a gente te falou, é um giro bem impactante no desenvolvimento do país.

Em que situações podemos usar o dinheiro físico?

O dinheiro em espécie pode ser usado em diversos momentos e pra resolver variadas demandas. Mesmo que muitas pessoas usem cartão pra fazer compras e realizar pagamentos, você já viu aqui que o dinheiro físico é forte, certo?

As cédulas e as moedas são bem aproveitadas em situações de rotina, como os exemplos que vimos acima. Mas o dinheiro em espécie também pode ser usado em casos que pedem valores maiores, como a compra de eletrodomésticos, especialmente se o desconto nesse modo de pagamento for mais vantajoso.

Em todos esses casos, fazer saque no Banco24Horas é uma ótima opção: sempre tem um caixa pertinho de você garantindo os serviços bancários de mais de 100 instituições financeiras.

Pagamento em espécie

Agora que você já sabe quando usar o dinheiro, é preciso guardar este conceito: o que é pagamento em espécie.

É bastante empregado em lojas, mercados, entre outros tipos de estabelecimentos, por ser considerado um pagamento à vista. Você já viu antes, mas não custa frisar para ficar bem claro: ele é todo feito em cédulas e/ou moedas.

Além de ser disparada a preferência nacional em pagamentos, também é a forma de pagamento mais usada pelos lojistas — lembra que a gente te contou que 99% dos estabelecimentos aceitam esse modo de pagamento?

Inclusive, há comércios que deixam bem clara esta informação: “somente pagamento em dinheiro”. O que significa que a empresa não aceita pagamento virtual, nem mesmo débito em conta.

Quais são os benefícios de fazer pagamento em espécie?

Fazer pagamentos em espécie pode te ajudar a conquistar diversas vantagens, incluindo ter uma vida financeira melhor.

Conheça alguns benefícios:

  • oportunidades de desconto;

  • maior controle do orçamento;

  • acesso a lugares que não aceitam cartões;

  • zero cobrança de taxas

    .

Você viu com a gente aqui que, além de benefícios em grande escala, como os proporcionados às economias do Brasil e do mundo, fazer o dinheiro em espécie circular é muito bom pra sua vida pessoal.

Por fim, lembre mais uma vez do nosso recado: pra facilitar a utilização do papel-moeda, você pode fazer seu saque no Banco24Horas, que tem caixas eletrônicos espalhados em mais de 820 cidades do Brasil.

Entendeu a importância de usar o dinheiro em espécie? Agora, pra seguir por dentro de informações importantes pra sua vida financeira, fica o convite pra que assine a newsletter do Banco24Horas: queremos ficar sempre mais pertinho de você!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você