Saiba como sacar o benefício Pé-de-Meia do governo Federal
O Pé-de-Meia é um programa do Governo Federal criado para promover a permanência e conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público, oferecendo incentivos financeiros na modalidade de poupança.
O programa é voltado para alunos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com o objetivo de democratizar o acesso à educação e reduzir desigualdades sociais no Brasil.
Com o benefício Pé-de-Meia, os estudantes recebem uma série de incentivos ao longo dos anos de estudo. Os principais deles são:
Cada estudante pode acumular até R$ 9.200 durante o período do ensino médio. Vale lembrar que o incentivo mensal pode ser retirado ao longo do curso, mas os depósitos acumulados ao final de cada ano letivo, assim como o bônus pela participação no ENEM, só ficam disponíveis para saque após a conclusão do ensino médio.
Essa medida visa incentivar a conclusão dos estudos e preparar os jovens para melhores oportunidades educacionais e profissionais no futuro.
Pagamento em parceria com a Caixa
O cartão de saque para o Pé-de-Meia será emitido pela Caixa Econômica Federal. Esse cartão permite que o estudante tenha acesso aos valores depositados. A solicitação do cartão geralmente acontece de forma automática, assim que o estudante é cadastrado no programa e a conta bancária é aberta.
Para sacar o benefício Pé-de-Meia, os estudantes devem seguir algumas etapas que envolvem a abertura de uma conta bancária e o uso de um cartão específico. Aqui estão os passos principais:
Cadastro e frequência: primeiramente, o estudante precisa estar matriculado e manter a frequência regular na escola. O sistema que monitora a frequência dos alunos é gerido pelas redes de ensino (estaduais, municipais ou federais), que informam esses dados ao Ministério da Educação (MEC).
Abertura de conta: os valores do Pé-de-Meia são depositados em contas abertas na Caixa Econômica Federal. O MEC envia as folhas de pagamento à Caixa, que abre automaticamente as contas para os estudantes beneficiários.
Saque dos benefícios: uma vez que os valores são depositados na conta do estudante, ele pode sacar o incentivo mensal de R$ 200 a qualquer momento.
Conheça o aplicativo jornada do estudante
A Jornada do Estudante é um app gratuito, multiplataforma, disponibilizado pelo Ministério da Educação - MEC e que faz parte do programa do Governo Federal para a Transformação Digital.
O aplicativo, disponível para Android e iOs, permite o acompanhamento dos registros estudantis e disponibiliza documentos digitais pertinentes à trajetória do aluno. Desde o primeiro ingresso no estabelecimento de ensino até os níveis superiores da educação, o estudante pode consultar em tempo real essas informações.
Saiba como sacar no Banco24Horas
O Banco24Horas está em todo lugar, por isso, sacar benefícios nos caixas eletrônicos e no Atmo, disponível em diversos comércios locais, é uma grande vantagem. Para encontrar o caixa eletrônico mais próximo de você é só acessar aqui.
Para realizar o saque nos caixas eletrônicos do Banco24Horas é só seguir os seguintes passos:
Insira o cartão com chip no caixa eletrônico;
Digite sua senha;
Selecione ou digite o valor desejado;
Confirme o saque;
Retire o dinheiro.
Depois de realizar essa operação, lembre-se de conferir o seu saldo para saber o quanto ainda tem disponível em sua conta. Assim você consegue realizar um melhor controle de gastos. Caso não tenha recebido o cartão com chip para saque, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.
Com o benefício Pé-de-Meia, o Governo Federal dá mais um passo em direção à inclusão financeira e educacional dos jovens brasileiros. A possibilidade de sacar o benefício em qualquer caixa eletrônico do Banco24Horas facilita ainda mais o acesso dos estudantes ao incentivo, especialmente em regiões onde o acesso a agências bancárias é limitado.
Presente em mais de mil municípios pelo Brasil, a rede Banco24Horas oferece conveniência e segurança, permitindo que os estudantes beneficiários retirem seus recursos de forma prática, promovendo assim a continuidade de seus estudos e uma maior autonomia financeira.