Tudo o que você deve saber sobre a nota de 200 reais em um só lugar!

Se você quer entender tudo sobre a nota de 200 reais, continue a leitura!
Por Equipe do Banco24Horas
18/09/2020

No fim de julho de 2020, depois de 18 anos sem novas cédulas, o Governo Federal anunciou o lançamento da nota de 200 reais. É um assunto que tem gerado alvoroço e muitas dúvidas na população.

Quais são as razões pra essa novidade na família do Real? O que muda no dia a dia dos brasileiros? Quais são os cuidados que devemos ter ao usar a nota de 200 reais?

Se você quer entender tudo isso, continue a leitura e aprenda com a gente!

Por que a nota de 200 reais foi criada no Brasil?

A resposta não é simples e envolve vários fatores. É por isso que a diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, e outros especialistas em política monetária conversaram bastante com os jornalistas nos últimos meses.

E pra colaborar na conversa, a gente juntou alguns pontos importantes aqui. Logo de cara, precisamos entender a relevância do uso do dinheiro físico no Brasil. 

Uma pesquisa recente do Banco Central mostrou que o brasileiro usa muito o dinheiro em espécie no dia a dia. Várias pessoas fazem compras e pagam contas com notas e moedas. Sabia que esse modo de pagamento é aceito em 99% dos comércios do país? E ainda hoje, são 45 milhões de desbancarizados, que participam fortemente da economia contando com o papel-moeda.

Pra completar, o cenário de pandemia tornou o dinheiro físico ainda mais necessário, depois do anúncio do auxílio emergencial. Em poucas horas, mais de 20 milhões de pessoas se cadastraram pra receber o benefício — quase 40% delas não tinha uma conta em banco.

Logo no início, em maio, mais de 80% dos benefícios foram sacados integralmente pela população. E o Banco24Horas também sentiu esse impacto! Ao todo, foram 6 milhões de saques do auxílio emergencial. Isso fez o volume de dinheiro retirado nos nossos caixas crescer 25% na primeira quinzena de julho, em comparação ao mesmo período de 2019.

Mais de 50 milhões de pessoas foram atendidas por mês pelo Banco24Horas durante a pandemia, registrando mais de 100 milhões de saques mensais. E 60% das transações foram feitas em regiões residenciais das classes C, D e E. 

Muita coisa, não é? Pra atender ao aumento da demanda, o Banco Central criou a nova nota de 200 reais. Até o fim do ano, 450 milhões de cédulas (R$ 90 bilhões) vão entrar na economia, ampliando o volume de papel-moeda em circulação ao maior nível da nossa história. 

Quais são as características da nova nota?

A nova nota de 200 reais, que começou a circular no Brasil no dia 2 de setembro, é uma cédula de cor cinza com detalhes amarronzados. Na estampa, aparece o já famoso lobo-guará.

Você sabia?

As notas do Real trazem espécies nativas da fauna brasileira que estão ameaçadas de extinção. O lobo-guará ficou em terceiro lugar na votação popular que ocorreu em 2001. Naquela época, a enquete foi para o lançamento da nota de 2 reais, quando a tartaruga-marinha venceu. O mico-leão-dourado ficou em segundo lugar, sendo escolhido pra representar a nota de 20 reais, que foi lançada no ano seguinte.

O que muda quando eu for sacar meu dinheiro?

Não se preocupe. Na prática, nada muda! A não ser o fato de que, agora, os caixas eletrônicos terão, além das já conhecidas cédulas de 20, 50 e 100, também a nova nota de 200 reais.

Se você está habituado a fazer saques em espécie no Banco24Horas, já sabe que temos um limite de 20 notas por vez, certo? E aí vem uma boa novidade: com as notas de 200 reais, você poderá sacar o mesmo valor (ou até mais) fazendo menos operações nos caixas eletrônicos.

Anote esta dica

Se você tem dúvidas quanto ao limite de saque, pode ficar tranquilo, pois segue tudo iqual! O importante é entender que o limite de valor a ser retirado é estabelecido pelo banco em que você tem sua conta corrente, ok? E esse valor não será alterado por causa da nova cédula.

Quais são os cuidados na hora de usar a nota?

Primeiro, saiba que, assim as outras notas da segunda família do Real, a de 200 conta com recursos de proteção. Veja quais são:

  • quebra-cabeça;

  • marca d'água;

  • fio de segurança.

Ao receber uma nota, você vai colocá-la contra a luz, porque assim é possível enxergar os três itens. Depois, se tocar a cédula com atenção, conseguirá perceber detalhes em alto-relevo, que variam em cada valor e comprovam a autenticidade. A sensação é bem diferente da de mexer com papel comum, viu?

Outra questão importante, bem fácil de identificar, é a cor no número que indica o valor da nota. O equipamento que pinta as cédulas tem um mecanismo que é uma espécie de ímã, e isso faz com que as cores do número sejam diferentes das do restante do papel.

A tecnologia te ajuda também

Sabia que existe um aplicativo do Governo Federal pra verificar se as notas de Real são verdadeiras? Chamado de “Dinheiro Brasileiro”, ele está disponível nas lojas de aplicativos desde 2016, época das Olimpíadas. O Banco Central disse que vai aprimorar o app pra incluir a nova nota da família.

Depois de anos sem lançamentos, o Brasil tem mais um valor estampado nas cédulas. A nota de 200 reais chega em meio a um momento impactante pra todos nós, com a ideia de otimizar a circulação de papel-moeda no país e ajudar no equilíbrio da economia.

As informações deste post foram úteis? Aproveite e assine a nossa newsletter pra você receber mais novidades direto no seu e-mail!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras