Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico com tarifa de graça?

Vamos mostrar neste artigo como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça!
Por Equipe do Banco24Horas
13/10/2020
format_align_left 11 minutos de leitura

Você sabe como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça? Saiba que isso é possível em caixas das próprias instituições financeiras ou no Banco24Horas.

A Resolução 3.919 do Banco Central — que define normas sobre a cobrança de tarifas bancárias — determina que qualquer pessoa física com conta corrente tem direito a, no mínimo, quatro saques grátis todos os meses. No caso da poupança, a cota é menor: dois saques mensais.

Pra ajudar você a aproveitar bem o benefício, preparamos este artigo. Aprenda com a gente quais são as situações em que a cobrança é permitida e como fazer saques sem gastar nada.

Quando é cobrada uma taxa de saque?

Sempre que o cliente ultrapassa a cota mensal definida pelo banco. As contas correntes mais básicas costumam oferecer a quantidade mínima determinada pelo Banco Central, que é de quatro saques. Mas esse número pode ser maior, dependendo do pacote de serviços contratado.

Imagine que você tenha uma conta corrente com quatro saques grátis no pacote. Se fizer seis saques no mês, você receberá cobranças pelas duas transações a mais. O mesmo raciocínio vale pra conta poupança.

É bom saber que a isenção da tarifa não vale pra saques feitos com cartão de crédito. Ainda existe o caso das contas de pagamento, que não entram na regra. Geralmente, esse tipo de serviço é oferecido por fintechs e carteiras digitais. Como elas não oferecem contas dos tipos corrente e poupança, não seguem a mesma lógica.

Mas saiba que algumas dessas empresas liberam saques gratuitos ilimitados, enquanto outras cobram por transação. Então, sempre vale a pena verificar a informação na instituição financeira em que você tem conta, seja física, seja digital.

Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?

Dá pra fazer o saque onde for melhor pra você: caixa eletrônico da própria agência ou do Banco24Horas. O importante é que a soma das operações não ultrapasse a quantidade gratuita que o seu pacote de serviços oferece. Além disso, vale ficar de olho no limite de saque fixado pelo seu banco. Assim, você consegue se programar pra fazer os saques do mês.

Obedecendo a essas regrinhas básicas, você consegue sacar de graça. E não tem muito mistério não, viu? Vamos mostrar um passo a passo simplificado pra fazer saques no Banco24Horas com ou sem cartão.

Saque com ou sem cartão

Se você tiver conta em alguma instituição financeira, é provável que você já tenha utilizado seu cartão e a leitura biométrica do seu dedo ou palma da mão para realizar saques, né? Pra iniciar uma transação, você tem 2 opções: inserir o cartão no local indicado ou clicar no botão do teclado lateral com a inscrição “Começar sem cartão”. Nesse ponto, sua instituição financeira vai solicitar sua autenticação, que pode ser sua senha ou a biometria cadastrada, conforme as instruções que aparecem na tela. Esse passo a passo pode variar, dependendo da sua instituição financeira. Por isso, o ideal é entrar em contato com eles em caso de dúvidas, combinado? Depois disso, as informações da conta serão carregadas, e é só fazer o seguinte:

  • escolher a opção “saque”;

  • digitar o valor que você deseja retirar;

  • autenticar com a sua senha ou sua biometria, conforme acordado com sua instituição financeira;

  • retirar o dinheiro do caixa.

Saque digital

No saque digital, você não precisa de cartão. A validação da operação é feita pelo aplicativo do seu banco. Pra isso, siga os passos a seguir:

  • abrir o aplicativo do seu banco no celular;

  • selecionar a opção “saque” e, em seguida, escolher “saque no Banco24Horas”;

  • ainda pelo app, digitar o valor a ser retirado e continuar;

  • no caixa eletrônico, selecionar a opção “saque digital”;

  • apontar a câmera do celular pra tela do caixa e escanear o código QR;

  • inserir a senha no aplicativo ou usar a biometria pra autorizar a transação;

  • retirar o dinheiro do caixa.

Ainda existe a validação por meio de CPF e código numérico — enviado por SMS para o seu celular. A tecnologia está disponível pra qualquer brasileiro, inclusive, pra quem não tem conta em banco e tem direito a receber benefícios assistenciais, como o auxílio emergencial.

Prontinho! Bem fácil entender como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça, não é? Saber como as coisas funcionam é importante pra que você consiga economizar com tarifas bancárias. Lembrando que isso também vale pro Banco24Horas. Então, você pode fazer as transações por lá. É mais prático porque sempre tem um caixa no seu caminho.

Conseguimos te ajudar com este conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente, viu? Estamos aqui pra te ajudar!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

5 dicas pra usar os 4 saques grátis no caixa eletrônico do Banco24Horas

Quer saber como fazer 4 saques grátis no Banco24Horas? Acesse o nosso blog e confira as dicas que separamos pra você utilizar o benefício!

Novo serviço no caixa eletrônico do Banco24Horas: recarga de celular pré-pago

Tenha comodidade, segurança e praticidade também na recarga de celular — e tudo isso com a ajuda do caixa eletrônico do Banco24Horas. Saiba mais!

Saiba como funciona a solução Saque Digital

Saque sem cartão e com toda a segurança. Entenda como integramos o ambiente digital e o mundo real pra facilitar a sua vida!

Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?

Será que o cartão se tornará desnecessário? Bem, pra algumas operações, como o saque, ele já é dispensável. Saiba mais neste post!

Dinheiro em 2020: quais foram os principais acontecimentos do ano?

Curte acompanhar as retrospectivas de cada ano? Então, vem ver essa que fizemos sobre o uso do dinheiro em 2020!

Afinal, dinheiro transmite coronavírus? Quais cuidados tomar?

A transmissão de Covid-19 por notas de dinheiro é bem baixa. E pra que você fique sem dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo especial. Vem com a gente!

Como funciona a logística de distribuição do dinheiro?

Não há economia se o dinheiro não estiver no lugar certo e na quantidade exigida. Entenda o processo de distribuição e a sua importância!

Afinal, o que é um código de banco? A gente explica pra você

Você já se perguntou o que significa o código de banco? A gente explica direitinho o que é aqui neste post!

Sacar no comércio: conheça essa solução e suas vantagens!

Como é que funciona a possibilidade de sacar no comércio e quais são vantagens disso? O Banco24Horas te conta tudo aqui!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot