Por que é bom usar caixa eletrônico? Mostramos 8 motivos pra você!

Você sabe quais são as vantagens do uso do caixa eletrônico no seu dia a dia?
Por Equipe do Banco24Horas
27/07/2020

Ainda há quem pense que a única função de um caixa eletrônico seja a de permitir o saque de dinheiro vivo. Apesar de essa ser uma das principais utilidades, o equipamento é capaz de realizar outras diversas operações bancárias. Assim, a gente não depende de uma visita ao banco, o que facilita demais a vida.

Além de ser facilmente encontrado em qualquer lugar do país, por mais remota que seja a localidade onde você esteja, e de dificilmente haver filas pra sua utilização, o caixa eletrônico ajuda a resolver praticamente tudo o que você faria na sua agência bancária, mesmo a quilômetros de distância dela.

Pensando nisso, criamos este verdadeiro guia sobre como usar o caixa eletrônico. Com a gente, você vai entender os motivos que fazem dele a melhor opção e quais as vantagens de utilizá-lo. E ainda vai entender como ele funciona e quais operações disponibiliza.

Pronto pra saber tudo sobre o uso de caixa eletrônico? Então, tire um tempinho pra dar uma olhada nas informações completas que separamos por aqui.

Serviços bancários no dia a dia

Ter acesso aos serviços bancários na rotina é mais do que importante entre as pessoas economicamente ativas. No Brasil, todos os dias são realizadas milhares de operações bancárias, como depósitos, saques, transferências, pagamentos — e isso sem contar com as transações de crédito, como os empréstimos e financiamentos.

No passado, pra realizar qualquer uma dessas ações, você precisava se dirigir até uma agência bancária e aguardar na fila pra receber o atendimento diretamente na famosa “boca do caixa”. As transações realizadas quase sempre não eram efetivadas na hora, podendo levar dias até que a troca de informações interbancárias fosse concluída.

Esse cenário começou a mudar com o surgimento dos caixas eletrônicos, uma inovação que surgiu lá nos anos 1960. Esses aparelhos mudaram demais a nossa forma de lidar com as finanças, já que passaram a permitir o autoatendimento, reduzindo as filas e tornando o uso de serviços bancários mais acessível e menos burocrático.

Com o passar do tempo, diversas inovações trouxeram novas funcionalidades aos caixas eletrônicos. Além disso, as máquinas começaram a ser instaladas em vários pontos de interesse, evitando a necessidade de visitas a agências bancárias. Por isso, os caixas se tornaram e seguem indispensáveis, otimizando a vida de quem precisa agilizar as operações financeiras diárias.

Funcionalidades do caixa eletrônico

Bem, a gente já comentou sobre como, muito mais do que saques, um caixa eletrônico é capaz de oferecer diversas outras facilidades. E assim ele torna a vida de quem necessita de serviços bancários mais confortável.

Mas você deve estar se perguntando: quais são todas as funções, afinal? Pra que não fique nenhuma dúvida, preparamos tópicos sobre cada uma delas.

Vamos entender um pouco mais?

Saque

Temos que começar pela operação mais realizada nos caixas eletrônicos. Esses equipamentos são as principais opções pra ter acesso a saque a qualquer momento. Afinal, as agências bancárias, que também oferecem o serviço, têm horário de funcionamento bem mais limitado.

Em resumo, os caixas eletrônicos são a melhor solução quando o assunto é sacar dinheiro vivo, seja de dia, seja de noite.

Outro ponto importante sobre os saques em caixa eletrônico é a localização dos pontos de atendimento. Os caixas do Banco24Horas, por exemplo, são compartilhados por um grande número de instituições e estão instalados no Brasil inteiro, desde nos grandes centros movimentados até nas pequenas cidades do interior.

Vai dizer que não é fácil localizar um caixa eletrônico pra sacar dinheiro quando você precisa? Além disso, alguns bancos já permitem que o saque seja feito até mesmo sem precisar do cartão! Basta cadastrar a digital do dedo ou a palma da mão em uma agência do seu banco e, depois, utilizar essas credenciais nos caixas pra ter acesso aos serviços.

Você também pode realizar o saque nos caixas eletrônicos do Banco24Horas por meio do aplicativo do seu banco. É muito simples: basta selecionar “saque digital” e fazer a leitura do QR code no caixa pra que o dinheiro seja liberado.

Saldo

Tudo bem que hoje em dia a internet permite consultar o saldo da sua conta até mesmo pelo celular — é só dar alguns toques na tela pra fazer isso. Mas, em algumas situações, essa opção pode não estar acessível, afinal, o sinal cai, a bateria acaba, entre outros diversos problemas que podem ocorrer com o aparelho móvel.

Driblando todos esses obstáculos, o caixa eletrônico continua lá, firme, forte e capaz de oferecer o serviço de consulta de saldo também, sempre que você precisar dele. Nesse caso, assim como o saque, dependendo do seu banco, é possível obter acesso às informações da conta em um caixa eletrônico por meio da leitura biométrica, sem a necessidade do cartão.

Extrato

Existem diversas situações em que a consulta ao extrato bancário pode ser necessária, e este é mais um dos serviços oferecidos pelos caixas eletrônicos. O acesso ao seu histórico de operações financeiras pode ser feito tanto na tela do caixa quanto ser impresso por ele, pra que você possa guardar o registro e, se preferir, consultar o documento numa outra hora.

Pagamentos

Foi-se a época em que era necessário enfrentar fila pra pagar boletos. Na verdade, você não precisa nem mesmo de um boleto impresso pra pagar suas contas usando os caixas eletrônicos! Basta ter a sequência de números completa do código de barras que o pagamento poderá ser feito a qualquer hora.

Transferência

A transferência de valores entre contas, seja de mesma titularidade, seja pra outras pessoas, pra o mesmo banco ou não, também pode ser feita por meio de caixas eletrônicos. Assim como outras operações já citadas, essa transação também tem como ser realizada com permissão da biometria, ou seja, sem necessidade do cartão, dependendo do banco onde o usuário tem conta.

Cuidados de uso seguro dos serviços de caixa

Entre os diversos benefícios do uso do caixa eletrônico, está a segurança nas transações realizadas. Só que precisamos dar atenção a alguns detalhes na hora de utilizar o serviço, não é mesmo? Por exemplo, jamais pedir a ajuda a desconhecidos pra usar o caixa ou revelar a senha do seu cartão a qualquer pessoa.

Uma das maiores preocupações do Banco24Horas é com a segurança do local onde estão sendo instalados os seus caixas, pra que os clientes não estejam sujeitos a riscos externos. Por isso, eles são estrategicamente posicionados em pontos comerciais que oferecem bastante proteção, inclusive da região de vizinhança.

Lembre com a gente alguns exemplos desses lugares:

  • supermercados;
  • shoppings;
  • rodoviárias;
  • universidades;
  • aeroportos;
  • lojas de conveniência
  • postos de gasolina;
  • farmácias.

Ainda assim, é preciso ter atenção ao se afastar do caixa depois de um saque, pra não correr o risco de assaltos. Ou ainda, observar se há pessoas estranhas à sua volta enquanto faz uma operação no caixa e, se for preciso, até cobrir o teclado com uma das mãos enquanto digita a sua senha.

Pra aumentar ainda mais a sua segurança ao utilizar os serviços dos caixas eletrônicos, existem os limites de saque por dia e de acordo com o horário. Ou seja, mesmo que o seu cartão seja extraviado, roubado ou clonado, não será possível utilizá-lo em operações que ultrapassem um determinado valor.

Mesmo assim, jamais anote ou guarde de alguma forma a sua senha próxima ao cartão. Tente decorá-la e não deixar registros escritos em lugar nenhum, pra evitar fraudes. Além disso, se o seu banco tiver a opção de biometria, faça esse registro. Essa é uma garantia e tanto, além da senha, tornando suas transações nos caixas eletrônicos mais tranquilas.

8 benefícios do caixa eletrônico no dia a dia

Você já percebeu que existem vários benefícios no uso do caixa eletrônico, não é mesmo? A partir de agora, vamos explicar cada um deles em mais detalhes.

1. Maior conveniência

A conveniência oferecida pelos caixas eletrônicos é indiscutível. São capazes de tornar as transações bancárias muito mais acessíveis, ágeis e práticas, permitindo que elas sejam feitas a qualquer hora do dia ou da noite.

Os caixas também ampliam a rede de atendimento bancário, por meio da instalação de pontos em locais estratégicos, como comentamos aqui. Sempre tem um caixa do Banco24Horas perto de você.

2. Rapidez nos serviços bancários

O autoatendimento tem suas vantagens, e a principal delas é não precisar de outra pessoa pra realizar as suas transações bancárias. Essa independência poupa o seu tempo, já que reduz a espera pelo atendimento. Você consegue fazer tudo sozinho e no seu ritmo.

Além disso, há mais facilidade de acesso ao serviço, o que também agiliza a sua rotina. Basta pensar no quanto demora só pra conseguir passar pela porta detectora de metais comuns nas entradas das agências bancárias. Você não precisa se livrar de tudo que tem nos bolsos ou na bolsa quando entrar em uma loja de conveniência, por exemplo, e usar um caixa eletrônico, não é verdade?

3. Proteção contra fraudes

A segurança na realização de transações por meio de caixas é redobrada com o uso de senhas específicas pra essas situações, além da utilização de recursos mais avançados, como a própria biometria. É assim que as chances de sucesso em tentativas de fraudes, como o uso de cartões clonados na realização de saques, acabam se tornando praticamente nulas.

Um ponto importante pra pensar aqui é que o fato de os caixas eletrônicos estarem em ambientes expostos e de grande movimento inibe as tentativas de fraudes.

4. Controle dos gastos

Uma das vantagens de utilizar dinheiro vivo é a facilidade para controlar o orçamento, já que, tendo as notas em mãos, é possível ver o tempo todo a quantia que sobra. E quando a fonte acaba, não dá pra gastar mais, certo?

Além disso, o limite de saques nos caixas eletrônicos é outra ferramenta que auxilia na hora de controlar as contas do mês, já que evita que você faça gastos não planejados.

5. Diversificação de serviços

Além dos serviços que listamos até aqui, algumas instituições bancárias oferecem desbloqueio de token, prova de vida e até mesmo operações de crédito, como empréstimos, por meio dos caixas eletrônicos. Tudo pra facilitar sua vida e te dar mais escolhas sobre como quer resolver suas finanças!

6. Mais segurança

Os limites de saque dos caixas eletrônicos não existem à toa. Eles tornam o uso do recurso mais seguro, evitando, por exemplo, que o seu prejuízo seja maior em casos como o roubo ou a clonagem do cartão.

Além disso, priorizamos a instalação dos caixas do Banco24Horas em ambientes que possuem câmeras de segurança, como farmácias, shoppings e supermercados. Dessa forma, caso algum evento de risco ou fraude acabe acontecendo, as administrações desses locais podem usar os registros em vídeo pra colaborar com as autoridades públicas competentes na identificação dos envolvidos.

7. Menos filas

Uma das maiores vantagens que os caixas eletrônicos oferecem é a diminuição de filas no atendimento. É bem comum, em estabelecimentos com grande circulação de pessoas, encontrar uma área específica com vários caixas disponíveis lado a lado. Isso acontece exatamente pra evitar aglomerações e também que as pessoas percam tempo aguardando pela sua vez.

Os serviços mais comuns buscados em uma agência bancária, que normalmente causam filas enormes, podem ser realizados em qualquer caixa do Banco24Horas. Então, por que ficar esperando se você pode agilizar o dia?

8. Acesso aos serviços bancários em qualquer lugar

O Brasil é enorme, dividido em regiões que têm diferentes níveis de desenvolvimento. Com a missão de gerar um impacto positivo nas economias locais, o Banco24Horas está em todos os estados do país. São mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados por mais de 800 cidades, instalados em mais de 14 mil estabelecimentos.

Até nos locais mais distantes, com pouca infraestrutura ou limitações de acesso à internet, você sempre encontrará um caixa eletrônico prontinho pra te ajudar a resolver os problemas. Tudo isso sem precisar percorrer quilômetros em busca de uma agência bancária accessível.

Vantagens coletivas do uso de caixa eletrônico compartilhado

Como já falamos bastante até aqui, além dos caixas eletrônicos próprios de cada banco, existem os do Banco24Horas, que são divididos entre várias financeiras e estão espalhados por todo o Brasil.

Numa primeira olhada, podem não ser tão visíveis os benefícios que todo mundo garante quando compartilhamos os equipamentos. Mas, com uma análise mais cuidadosa, como a que vamos fazer agora, você pode perceber a cadeia de vantagens que eles geram entre várias pessoas.

Vamos entender melhor?

Giro da economia

Quem nunca deixou de comprar algo em um estabelecimento pequeno por não ter dinheiro vivo na carteira e o comerciante não trabalhar com maquininha de cartão? A quantia que não é investida em situações assim acaba não girando na região, um fator que, ao se repetir várias vezes, pode estagnar a economia local.

Por outro lado, quem nunca passou pela mesma situação, mas viu um caixa eletrônico por perto, conseguiu sacar dinheiro vivo e, dessa maneira, teve como comprar aquilo que queria? Nesse caso, além de consumir, a pessoa ajuda tanto o comerciante quanto toda a economia do lugar.

Afinal, o vendedor que recebeu o dinheiro sacado pagou o fornecedor dele, que pagou o seu funcionário, que comprou em uma loja, que pagou o imposto sobre circulação de mercadorias e assim por diante. Olha só por quantas mãos passou o dinheiro que alguém sacou e quantos problemas ele resolveu, ampliando a rede de relações econômicas.

Nada disso teria sido possível sem um caixa eletrônico que atende vários bancos ao mesmo tempo por perto, facilitando a vida da população local. Daí vem a importância dos caixas compartilhados, pra tornar os serviços bancários mais acessíveis, suportando o giro da economia no país todo, tanto em pequenas cidades quanto em grandes centros urbanos.

Incentivo à economia colaborativa

Os caixas eletrônicos compartilhados também entram na lógica de colaboração na economia. Eles descentralizam muitas operações bancárias, tradicionalmente realizadas nas agências, facilitando a gestão financeira dos brasileiros diariamente.

A principal amostra disso está na possibilidade de acessar variadas instituições por meio de máquinas únicas — e são muitas as unidades espalhadas em diversos pontos de interesse do país. Tanto bancos físicos quanto digitais podem se beneficiar dessa estrutura ampla do Banco24Horas e, assim, garantir atendimento prático a clientes localizados de norte a sul do Brasil.

Isso dá suporte a uma ampla rede colaborativa, por meio de um serviço que coloca as empresas lado a lado e ainda suporta a inclusão econômica de milhares de pessoas que buscam soluções ágeis e confiáveis de serviços bancários.

Ampliação da rede de atendimento bancário

Já imaginou como seria bem mais difícil encontrar um caixa se você só pudesse utilizar as máquinas localizadas dentro das próprias agências? Agora, quando o seu banco é parceiro de um serviço como o do Banco24Horas, você tem acesso aos serviços a partir de muitos mais locais, seja na região em que mora, seja em outros cantos do país.

Essa ampliação da rede de atendimento bancário só é possível por meio do uso de caixas eletrônicos compartilhados, ou de um investimento muito alto em caixas próprios.

As instituições financeiras também são beneficiadas com a prática, uma vez que a rede compartilhada oferece a elas suporte e manutenção completos por um custo bem mais baixo.

Atenção com o meio ambiente

Pra finalizar, vamos falar de um ponto um pouco diferente, mas que vem cada vez mais ganhando espaço na sociedade: a conscientização com a natureza. Você já pensou sobre a importância do destino correto dos resíduos que geramos ao usar os caixas eletrônicos?

Entendendo a importância desse cuidado, o Banco24Horas adota medidas adequadas de descarte de lixo, diminuição do consumo de energia e água, redução de plástico, entre outras ações ambientais.

Um exemplo dessas iniciativas é a reciclagem de bobinas de papel dos caixas eletrônicos, inclusive com procedimentos pra evitar fraudes. Também foi feita uma parceria com o Grupo Moura, que faz a coleta e o descarte de baterias e a destinação ambiental correta de 18 toneladas por ano de resíduos tóxicos.

E como os caixas compartilhados do Banco24Horas integram instituições financeiras em máquinas únicas, isso também gera um impacto positivo na redução de recursos de produção de equipamentos por várias empresas.

Atendimento do Banco24Horas

O Banco24Horas tem como missão conectar pessoas e bancos, dando acesso aos serviços de mais de 100 instituições financeiras em todo o país. São mais de 23 mil caixas eletrônicos, em mais de 800 municípios, tanto nos grandes centros quanto nas regiões do interior.

Quando as pessoas sabem que um espaço de comércio tem um Banco24Horas, acabam chegando mais perto. Estimulando o aumento do fluxo de quem anda por ali, os caixas de quebra ajudam muitos negócios, em especial os pequenos, de vários jeitos diferentes.

Veja só:

  • conquista de novos clientes;
  • fidelização de consumidores recorrentes;
  • aumento do volume diário de vendas.

E esses benefícios não são só dos negócios. Afinal, se as pessoas precisam ou querem comprar algo, ter meios pra isso facilita muito a vida.

Em resumo, a cadeia de valor sai totalmente beneficiada:

  • o cliente, que usa o serviço;
  • o estabelecimento, que abriga o caixa e atrai pessoas;
  • a instituição financeira, que amplia a sua rede de atenção.

Além de tudo o que você já viu por aqui, outra grande facilidade é o acesso a 4 saques sem taxas todo mês. Cumprindo a resolução nº 3.919/2010 do Banco Central, o Banco24Horas disponibiliza esse serviço gratuito em todos os seus caixas eletrônicos, impactando positivamente a vida de 4 milhões de brasileiros todos os dias.

Aqui neste guia completo, tentamos mostrar a você que existem diversas razões pra contar mais com o caixa eletrônico. Dentre as principais, estão a maior conveniência, a facilidade de acesso, a segurança reforçada e a diversidade de serviços.

Tudo isso sem contar com os benefícios coletivos do uso do caixa eletrônico, como o suporte de iniciativas da economia compartilhada e a possibilidade de giro econômico em regiões menos desenvolvidas. Além da melhor gestão de recursos ambientais, um cuidado que cada vez mais pessoas estão aprendendo a ter e a valorizar ao escolher as empresas com as quais contam no dia a dia.

Agora que já conhece os benefícios do uso de caixas eletrônicos, que tal saber onde eles estão e tirar o melhor proveito? Encontre o Banco24Horas mais próximo de você!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Verão24Horas: aproveite o verão com as dicas do Banco24Horas

Descubra como o Banco24Horas pode tornar seu verão inesquecível com saques, transferências e mais. Aproveite cada momento com segurança e conveniência.

Dicas para aproveitar o Carnaval com segurança e economia

Curta o Carnaval com segurança e economia! Descubra como o Banco24Horas oferece conveniência e descontos para uma festa sem preocupações

Saque no Banco24Horas: facilitando seu dia a dia com notas de menor valor

Descubra como o Banco24Horas facilita a sua vida com saques de notas de R$2, R$5 e R$10. Encontre o mais próximo com nosso app ou site

Dinheiro em espécie: como o papel-moeda chegou ao Brasil?

Você sabe quando e por que o Brasil começou a imprimir papel-moeda? Acompanhe as respostas no terceiro artigo da nossa série “Dinheiro em espécie”!

Deposite seus sonhos no Banco24Horas

Brasileiros sempre buscam ser "mais", como Carol, uma cozinheira que sonha em abrir seu restaurante e confia no Banco24Horas para alcançar esse objetivo

Como comprar gift card de forma fácil e segura?

Você sabia que os gift cards não estão disponíveis apenas nas gôndolas dos supermercados e conveniências? Novos métodos de compra são confiáveis e práticos.

Como presentear um gamer com Gift Card

O gift card caiu no gosto dos jogadores por ampliar o acesso aos jogos e benefícios nas plataformas digitais.

Peça seu empréstimo no Banco24Horas

O que você acha de solicitar um empréstimo e sacar o valor desejado em poucos minutos? Isso é possível nos caixas eletrônicos do Banco24Horas

Google Play aceita outras formas de pagamento além do cartão de crédito

Você não precisa ter cartão de crédito para realizar compras na Google Play Store. Inserir saldo na sua conta da plataforma é simples e prático!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)