7 dicas de como economizar no material escolar

Quer poupar dinheiro na hora de comprar o material escolar dos filhos? Acesse!
Por Equipe do Banco24Horas
11/02/2021
format_align_left 5 minutos de leitura

No início do ano, muitos pais se veem com a mesma dúvida: como economizar no material escolar? Afinal de contas, é comum que esse período traga reajustes que encarecem o valor dos produtos.

Pra completar, o começo do ano traz outras despesas simultâneas, como as de renovação da matrícula dos filhos. E como sabemos da importância disso no controle das finanças, reunimos dicas que vão te ajudar a poupar dinheiro e deixar o orçamento menos apertado. Confira!

7 dicas de como economizar com material escolar

Apesar do aumento dos preços, é possível gastar menos no material escolar ao realizar boas escolhas. Veja os detalhes com a gente!

1. Reaproveite os materiais que der

Não é porque o seu filho está começando um novo ano no colégio que ele precisa, obrigatoriamente, trocar ou abrir mão dos materiais que tem por itens novos. Essa é uma ideia bem errada e que só contribui pra aumentar os seus gastos todo início de ano, viu?

Muitos dos artigos que ele usa podem ser facilmente reaproveitados nos anos seguintes quando são bem conservados. É o caso de mochilas, estojos, lancheiras, pastas, tesouras, lapiseiras e muito mais.

Já em relação ao uniforme, ele só deve ser substituído em duas situações. A primeira é quando o caimento das roupas não está mais confortável e adequado à garotada.

A segunda é quando a própria instituição altera as peças que os alunos devem usar. Algo que acontece, por exemplo, na mudança do ensino infantil para o fundamental e do fundamental para o ensino médio.

2. Opte por livros seminovos

Aproveitando a deixa do tópico anterior, opte por comprar livros seminovos. O motivo disso? Simples: é que, geralmente, eles são usados apenas durante um ano letivo — e algumas vezes, apenas em uma outra etapa de avaliação.

No seguinte, já são exploradas outras obras. E isso se repete ano após ano. Portanto, investir em seminovos é uma ótima maneira de poupar dinheiro e ainda assim garantir um material didático bem conservado que pode ser utilizado pelo seu filho. Que tal?

O mais interessante é que existem cada vez mais feiras, eventos e até mesmo lojas dedicadas à venda de livros nessas condições. Alguns deles, inclusive, são organizados por outros pais de alunos. Por isso, vale a pena pesquisar os que existem na sua cidade!

3. Cheque quais os paradidáticos mais urgentes

Durante o ensino fundamental e o ensino médio, é comum que a lista de livros fornecida pela escola traga também paradidáticos. A questão é que eles não são usados todos de uma vez, muito menos desde o primeiro dia de aula. O padrão é que sejam incorporados às aulas em partes, de acordo com as diferentes etapas do ano letivo.

Por isso, não é necessário que você adquira todos logo de cara. O ideal é comprá-los de acordo com a ordem de urgência, começando por aqueles que serão lidos na primeira etapa.

4. Não se deixe levar somente por marcas

Após uma criteriosa avaliação sobre o que pode ou não ser reaproveitado, você chegou em uma lista de coisas que realmente terão que ser compradas? Sem problemas!

Agora será hora de pesquisar por locais que vendem esses materiais — o que também inclui lojas virtuais e marketplaces — e conferir os preços entre eles pra ver qual estabelecimento tem o melhor custo-benefício.

Porém, fique atento: ao escolher os itens, não se deixe levar apenas pela marca. Embora algumas delas sejam referências de qualidade e eficiência, isso não significa que alternativas mais econômicas não prestam

É interessante conferir essas opções mais baratas e experimentá-las. Você pode se surpreender ao ver que é possível, sim, unir utilidade, funcionalidade e economia.

5. Compre o material escolar sozinho

Sim, serão os pequenos que vão usar os materiais escolares, é verdade. Porém, no momento da compra, o ideal é ir sozinho com a sua lista de artigos. Acontece que muitas marcas, especialmente aquelas mais caras, apostam em produtos coloridos, com camadas e imagens/desenhos de personagens pra atrair os pequenos.

Como resultado, a criançada fica fascinada por esses itens e faz bico pra qualquer outra opção. Daí os pais, querendo agradar e não desapontar os filhos, acabam comprando justamente esses materiais. Por vezes, recorrendo ao crediário e ao cartão de crédito. Complicado, não é?

Portanto, pra evitar esse tipo de problema, o indicado é ir desacompanhado às compras.

6. Pesquise por artigos em atacados

Outra dica útil é pesquisar por artigos escolares em atacados. Sim, pode soar estranho a princípio, mas acredite: essa é uma boa estratégia pra economizar, especialmente quando você tem dois ou mais filhos frequentando o colégio.

Isso porque nesses locais há como comprar produtos em maior quantidade e por um preço mais em conta. E, ao contrário do que muita gente pensa, eles não vendem apenas alimentos e materiais pra casa. Há também itens de papelaria, como cadernos, agendas, blocos de desenho, lápis, gizes, borrachas, canetas, apontadores etc.

Inclusive, dependendo da quantidade de peças que vem nas embalagens, é possível combinar com outros parentes que também têm filhos em idade escolar pra dividir a compra. Assim, cada criança fica apenas com os produtos que vai usar (e na quantia certa), e você consegue economizar ainda mais.

7. Prefira comprar à vista

Por fim, a última dica de como economizar no material escolar é dar preferência às compras à vista. Afinal, muitas lojas e, em especial, feiras de livros seminovos, costumam dar descontos e fazer ofertas especiais pra quem paga em dinheiro.

Isso sem falar que entre as vantagens de usar dinheiro nessas horas está a maior facilidade de negociar os preços dos produtos e reduzir ainda mais as suas despesas. O melhor é que é bem simples e prático saber como tirar dinheiro de graça no caixa eletrônico.

Pra completar, você evita endividamentos e não compromete o limite dos seus cartões de crédito, o que pode gerar mais débitos no futuro.

Agora que você já tem novas estratégias de como economizar no material escolar, não deixe de usá-las pra otimizar as suas escolhas, comprar de maneira mais consciente e, é claro, poupar dinheiro. Afinal, esses itens costumam pesar no orçamento e comprometer a renda quando você não faz um planejamento.

E se você quer usar dinheiro pra pagar por esses itens escolares, veja o nosso passo a passo sobre saque em caixa eletrônico!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)