Passo a passo: saiba como sacar dinheiro no caixa eletrônico

Saque em caixa eletrônico: você tem dúvidas sobre como fazer? Veja aqui!
Por Equipe do Banco24Horas
28/09/2020

Já notou como estamos acostumados a sacar dinheiro no caixa eletrônico? É algo simples, prático e conveniente e que faz parte importante do nosso dia a dia. Mas, às vezes, ficam dúvidas sobre como tirar o melhor proveito dessa facilidade, não é mesmo?

A primeira dica é conferir quais são as regras de saque do seu banco. Pode ser apenas uso de senha ou biometria, ou a aplicação de um código enviado pelo celular, por exemplo. Ou seja, precisamos ter em mente o que temos de fazer ao chegar ao caixa.

Pra saber mais sobre como sacar dinheiro no caixa eletrônico, o que acha então de a gente conversar? Leia até o final este guia prático que preparamos por aqui!

Quando é importante sacar dinheiro?

Antes de tudo, é fundamental entender que o limite de saque pode influenciar a sua decisão. Dito isso, entenda que usamos dinheiro em variadas situações. Logo, saber dicas sobre cada uma delas vai te ajudar a entender quando o saque é mesmo necessário.

Vamos conhecer as possibilidades?

Para compras básicas

Você costuma ir à feira todas as semanas? Esse é um ótimo motivo pra sacar no caixa eletrônico. Tendo o dinheiro contabilizado, você faz compras de rotina com mais economia e planejamento. De quebra, facilita a vida dos comerciantes, que geralmente trabalham com dinheiro em espécie.

E pense na situação de ter de circular por uma região que não conhece. Aí, ter dinheiro em mãos pode ser essencial. Imagina não conseguir comprar algo tão comum como uma garrafinha de água por estar sem um trocado na mão?

Para emergências

É importante também ter dinheiro pra resolver imprevistos. Imagine algumas situações aqui com a gente:

  • você esqueceu o cartão em casa;

  • você precisa pagar um serviço de última hora e o prestador só aceita dinheiro;

  • você teve de tomar um táxi com pressa, mas o motorista não aceita cartões.

Momentos como esses são difíceis de adivinhar e podem se tornar problemas se você não tiver planejamento.

Para controle de finanças

Muitas vezes, quando só usa o cartão, você pode perder o controle dos gastos por fazer aquela maratona de calcular com a sua memória. É um risco nada recomendado. Por isso, o ideal é sacar dinheiro no caixa eletrônico no início de cada semana — já com o valor estimado que pretende usar nos próximos dias.

Gastar sem notar, deixar de comprar o que realmente precisa e não saber o quanto tem durante o mês são atitudes que devem ser evitadas. Aproveitando, sempre é bom conferir como anda a sua educação financeira.

Quais os benefícios de usar o caixa eletrônico pra sacar dinheiro?

A gente pode dizer, sem sombra de dúvidas, que sacar dinheiro no caixa eletrônico traz vários benefícios. Todos eles ligados a questões de comodidade, facilidade e praticidade no dia a dia. Veja alguns exemplos agora.

Tem sempre um caixa por perto

Sim! O Banco24Horas, por exemplo, conta com mais de 23 mil caixas em todo o Brasil, de norte a sul. É fácil encontrar um perto de casa e do trabalho ou até mesmo quando você está na estrada.

Uma curiosidade: em algumas cidades do Brasil, como as mais distantes das capitais, o caixa eletrônico é, muitas vezes, a única forma de contato da população local com serviços bancários. Isso mostra como ele é importante e, de fato, está bem perto da maioria das pessoas.

Horário não é um problema

Bateu aquela fome, mas a lanchonete só aceita dinheiro? Mais uma vantagem de usar os caixas eletrônicos. Se for um Banco24Horas, melhor ainda! Dá sempre pra procurar algum pertinho de você!

É fácil e seguro

Se tem algo que a gente sempre procura é a facilidade de acesso ao dinheiro, e isso passa pelo uso dos caixas eletrônicos, não é mesmo? A notícia boa é que, hoje, mais do que nunca, os caixas garantem conveniência: usam linguagem simples e direta!

Como sacar dinheiro pelo caixa eletrônico?

Agora, a gente chega ao momento mais importante: como sacar dinheiro usando o caixa. Na maioria dos caixas, você poderá seguir praticamente os mesmos passos, sem erros, pra retirar o dinheiro de que precisa, na hora certa. Sem grandes mistérios. Olha só!

  • Verifique se o caixa aceita a bandeira do seu cartão:

    no caso no Banco24Horas, a resposta é que ele é parceiro das principais bandeiras e bancos (são mais de 100 instituições);

  • Insira seu código de identificação:

    pra começar, é possível usar seu cartão ou, se tiver cadastrado a biometria, encaixar a palma da mão ou a ponta dos dedos no espaço indicado pelo caixa.

    Também dá pra usar o Saque Digital, por meio de código QR ou PIN no celular. Assim, o caixa vai ler e identificar que é você;

  • Coloque a senha:

    aqui, é o momento de usar apenas a sua senha ou, por exemplo, contar também com a ajuda do cartão com os códigos de acesso que o seu banco possa ter oferecido;

  • Estipule o valor:

    já sabe de quanto precisa? No caixa eletrônico, existem várias opções com valores pra sacar, então, o resultado da operação depende de você;

  • Confirme o saque:

    a maioria dos caixas eletrônicos pergunta, antes de liberar a quantia, se você tem certeza do valor, se está tudo correto ou mesmo se deseja comprovante em papel. Após confirmar essas informações, pronto, você verá o dinheiro saindo;

  • Confira seu saldo:

    isso não é obrigatório, mas sempre vale a pena saber o quanto tem na sua conta. É uma dica boa pra monitorar os próximos saques e fazer o controle de gastos, como no caso do

    .

Depois de acompanhar todas essas informações, a gente tem uma coisa importante pra te contar: o Banco24Horas pode ser o seu aliado pra sacar dinheiro no caixa eletrônico, sabia? Além de ser fácil de encontrar, ele também é parceiro das principais instituições que funcionam no Brasil. Basta fazer uma rápida pesquisa no nosso site ou no app do Banco24Horas pra saber onde tem um pertinho de você.

Gostou das dicas? Agora, pra saber mais sobre os serviços e facilidades do Banco24Horas, fale com a gente!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras