Controle de gastos: entenda por que a planilha é indispensável!

Veja por que você precisa ter uma planilha pra chamar de sua!
Por Equipe do Banco24Horas
04/02/2021
format_align_left 5 minutos de leitura

Na hora de tomar conta das suas finanças pessoais, você usa alguma ferramenta pra ajudar no controle de gastos? Já que esperar ganhar na loteria não é uma solução eficaz a quem deseja ter uma vida financeira tranquila, é importante contar com métodos que dão uma mãozinha.

É aqui que entra a planilha de controle de gastos! Como ela reúne todas as despesas, os custos e o dinheiro que entrou em determinado período, a gente consegue ter uma visão clara das nossas necessidades e evita perder grana com coisas sem importância.

A seguir, vamos explicar por que você precisa ter uma planilha pra chamar de sua. Continue acompanhando!

Qual é a importância de fazer um controle financeiro?

Seja qual for o seu estilo de vida, é essencial monitorar os gastos com capricho. É assim que você aproveita as seguintes vantagens!

Alcança metas pessoais e profissionais

Viajar com a família? Ter independência financeira? Comprar a casa própria? Os sonhos de cada um de nós podem ser totalmente diferentes, só que, no fundo, o que mais desejamos é alcançar metas e ter aquela sensação de dever cumprido, não é? Isso tem mais chances de se tornar realidade com um bom controle de gastos.

Reduz custos

Muita gente nem se dá conta, mas, ao fazer um gasto de R$10 ali, outro de R$15 lá, quando somamos os valores, levamos um susto! A planilha facilita o acompanhamento desses gastos de perto.

Com ela, ficamos por dentro da nossa realidade, evitamos que as despesas mensais se tornem maiores que as nossas possibilidades e não perdemos de vista as compras passadas com parcelas a vencer.

Melhora o aproveitamento do dinheiro

Uma promoção costuma encher nossos olhos! O pior de tudo é que, por vezes, compramos algo sem tanta necessidade só porque ouvimos a tal palavra mágica.

A planilha ajuda a gente a usar dinheiro com moderação. Por exemplo, quando notamos que muita grana está indo para o mercado ou que estamos desperdiçando dinheiro em roupas de que não precisamos, fica mais fácil criar estratégias pra dar aquela economizada.

Aumenta as possibilidades de investir

Vários de nós temos a mania de, quando sobra um dinheirinho, já gastar pra comemorar, não é mesmo?

Mas o ideal é sempre separar uma fatia do salário e fazer investimentos em uma carteira diversificada, o que significa guardar dinheiro em rendas fixas e variáveis. Dessa forma, colhemos frutos e aumentamos a oportunidade de um futuro tranquilo.

Prioriza gastos

Alguma vez você parou pra pensar em quais são os principais gastos da sua vida? Há detalhes indispensáveis que garantem nossa sobrevivência. Aluguel, água, comida e transporte, por exemplo, entram na planilha da maioria. Então, sabemos dizer o valor mínimo que precisamos ter em conta pra não passar apuros.

Como a planilha ajuda no controle de gastos?

Como vimos, uma planilha pode ajudar demais no controle de gastos. Por conter diversas especificações, ela facilita nossa observação e contribui pra educação financeira. Veja como!

Registro de entradas e saídas

O registro de entradas e saídas também é chamado de fluxo de caixa. Significa tudo o que você recebeu e gastou em determinado período. É uma das análises mais importantes, já que dá a noção da sua situação real.

Análise de resultados

Quando fazemos a organização, conseguimos saber de um jeito claro as datas em que costuma entrar e sair mais dinheiro. Outro ponto é que identificamos qual tipo de despesa causa impacto maior na renda.

Previsão do orçamento

O controle de gastos ajuda numa visão futura dos meses que virão. Quem costuma fazer compras parceladas precisa ter esse detalhe como indispensável. Já reparou como há uma tendência de acumular pequenas parcelas sem a gente se dar conta disso?

Orientação estratégica para decisões

É ótimo estar por dentro da realidade e saber exatamente o que sobrará (ou faltará) todos os meses, pra fazermos decisões melhores, concorda? Tanto se for pra pegar um empréstimo ou investir, uma planilha de controle de gastos é a nossa grande amiga.

Como funciona a planilha do Banco24Horas?

Agora, vamos falar sobre a planilha que preparamos pra você! Ela tem várias colunas e linhas e é personalizável. Assim, cada pessoa insere as informações que fazem parte da própria realidade.

Na aba "Resumo de gastos", fica o relatório mensal das despesas. E na aba "Controle", aparecem os dados que vão servir de base para os cálculos de cada período.

A planilha contém espaços pra registrar receitas, investimentos e, claro, as principais despesas, que estão divididas nestas categorias:

  • alimentação;

  • animal de estimação;

  • casa;

  • educação;

  • entretenimento;

  • pessoal;

  • saúde;

  • transporte;

  • outros.

A partir das informações adicionadas às colunas de cada mês, de janeiro a dezembro, a planilha começará a mostrar os resultados. É assim que você poderá analisar os seus gastos mensais e anuais.

Quais as vantagens de usar esse recurso?

A planilha do Banco24Horas tem como objetivo ajudar no controle de gastos pessoal e familiar. São várias as vantagens que ela proporciona. Olha só!

Atenção aos resultados do orçamento

As entradas e saídas de dinheiro podem ser detalhadas, mas também há atenção aos resultados. Por quê? A somatória faz a diferença e mostra se nossa vida financeira está saudável.

Informações personalizáveis

Existem diversas planilhas prontas por aí, mas a maioria é engessada e não permite ajuste pra adequação pessoal. A planilha do Banco24Horas possibilita inserir informações personalizadas, o que a deixa com a sua cara.

Facilidade de uso

Falando nisso, ela não precisa de tecnologias avançadas nem exige um conhecimento grande sobre finanças. Basta inserir os valores em cada categoria que ela realiza o cálculo sozinha. É ou não é uma mão na roda?

Praticidade no controle de saídas

Não é difícil ficarmos perdidos com os gastos diários, pois nossa tendência é olhar para as pequenas partes, no lugar do todo. A tabela torna esse controle prático e facilita a diminuição das despesas. Com o passar do tempo, você perceberá a diferença na sua vida.

Como deu pra perceber, o controle de gastos é importante de diversas maneiras. E vamos combinar que nada melhor do que dar aquela respirada de alívio no final do mês, ao perceber que a vida está dentro dos eixos! Sendo assim, não deixe esse cuidado de lado, combinado?

Agora que você já está por dentro de tudo, que tal baixar nossa planilha?

Busca do Blog
Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras
Recomendados para você

6 passos pra definir e alcançar os objetivos financeiros

Aprenda neste conteúdo como definir e alcançar seus objetivos financeiros e assuma o controle da sua vida.

Como funciona um empréstimo? Entenda o que é e quando fazer

Você sabe a diferença entre um empréstimo e um financiamento? E a melhor opção pra contratar? Entenda o que precisa saber!

7 dicas de como economizar no material escolar

Chegou a hora de adquirir o material escolar dos filhos, mas você está sem ideia pra conseguir economizar? Então confira nosso conteúdo!

Aprenda como aprimorar a gestão de caixa da sua empresa aqui!

Você conferiu os cálculos e sabe que a lucratividade está boa, mas não sobra dinheiro? Deve ser o fluxo de caixa, aprenda como gerenciá-lo!

7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!

Que tal começar a investir antes da virada do ano? Veja as dicas que separamos pra você — todas passadas pela Nathalia Arcuri, do Me Poupe!

Tudo que você precisa saber sobre orçamento pessoal em um só lugar!

Controlar as finanças é mais fácil do que você imagina: veja o que é preciso pra fazer um orçamento pessoal e como torná-lo muito eficiente!

Como definir e cumprir suas resoluções de ano novo? Descubra aqui!

É hora de se motivar, encontrar perspectivas e fontes de entusiasmo. Vamos te ajudar com isso. Confira!

Guia da renda extra: venha conosco conhecer as melhores práticas

Pensando em ter uma renda extra, mas não sabe ao certo por onde iniciar? Então você precisa conferir algumas sugestões em nosso guia.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot