Como economizar dinheiro ganhando pouco? Confira nossas 8 dicas

Vem com a gente que vamos mostrar 8 dicas práticas sobre como economizar!
Por Equipe do Banco24Horas
15/09/2020

Com o orçamento apertado, fica difícil pagar todas as contas em dia e ainda fazer sobrar salário no fim do mês, não é? Mas é importante entender que você não precisa ganhar mais pra conseguir isso. Com educação financeira, é possível aprender como economizar dinheiro ganhando pouco.

O processo é baseado em compreender como usar de forma consciente os recursos, seja qual for a sua faixa de renda. Buscando conhecimentos sobre o assunto e planejando bem as suas finanças, você consegue poupar pra realizar sonhos ou ter uma aposentadoria tranquila.

Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? Vem com a gente que vamos mostrar 8 dicas práticas sobre como economizar, mesmo com orçamento mais apertado.

1. Defina um teto de gastos por categoria

Antes de começar a poupar, é interessante fazer uma análise das finanças. É nesse momento que você coloca todas as contas na mesa pra entender com clareza o quanto gasta com:

  • moradia;

  • transporte;

  • supermercado;

  • saúde;

  • lazer;

  • telefone etc.

Quando anota tudo direitinho, fica mais fácil pra você perceber aonde vai todo o dinheiro que ganha. Depois desse entendimento, chega a hora de partir para o orçamento pessoal.

O trabalho aqui é definir o quanto dá pra gastar com cada uma das categorias que citamos acima. Tente obedecer ao limite estabelecido no orçamento, viu? Tudo isso pra garantir que suas contas fiquem no azul, isto é, que os gastos não ultrapassem o valor do salário.

2. Use o cartão com inteligência

O cartão de crédito oferece facilidades, né? Ele ajuda a resolver imprevistos, aumenta o prazo pra pagar as compras e permite parcelar coisas mais caras, sem que elas pesem no seu bolso, e por aí vai.

O problema é que a sensação de estar com dinheiro sempre à mão pode fazer você gastar o que não tem. O cartão não é uma renda extra, mas sim um empréstimo que precisa ser pago na data combinada.

O ideal mesmo é pagar todas as suas compras à vista e, de preferência, em espécie. Ao sacar no caixa eletrônico a quantia exata dos gastos da semana, você fica sem margem pra cair em tentação. Então, tente deixar o cartão de crédito de lado. Nossa recomendação é usá-lo apenas quando o pagamento antecipado não for vantajoso.

3. Quite as contas em dia

Contas pagas com atraso geram multas e juros. É um gasto extra desnecessário, que você poderia usar em coisas mais importantes. Se a conta for de cartão de crédito, então, o valor a ser pago pode subir demais. Portanto, procure quitar tudo até o dia fixado no boleto.

Se possível, unifique as datas de vencimentos das contas. Assim, você liquida tudo no mesmo dia e já fica livre. É possível usar, inclusive, um caixa do Banco24Horas pra fazer seus pagamentos. Ao organizar desse jeito, fica mais fácil visualizar o valor que você terá disponível para as demais despesas do mês e aproveitar melhor o limite de saque.

4. Guarde primeiro e gaste depois

Quem ganha pouco costuma dizer que não consegue poupar porque não sobra nada no fim do mês. Talvez isso aconteça porque a pessoa gasta com coisas desnecessárias antes. Já pensou nisso?

Pra conseguir economizar, a dica é encarar o investimento como se fosse uma despesa fixa, sabe? Você já separa o valor logo após o salário cair — junto lá com o pagamento das outras contas do mês — e só gasta o que restar.

Mais: defina metas e objetivos de economia. Se você pretende guardar esse dinheiro pra ter segurança no caso de algum imprevisto, por exemplo, pode incluir no orçamento o tópico “reserva de emergência”. É um incentivo pra seguir o que foi planejado.

5. Viva de acordo com suas condições

Manter um padrão de vida condizente com a realidade financeira significa não gastar mais do que ganha. Sendo assim, mantenha o pé no chão e viva de acordo com as suas condições.

Antes de comprar qualquer coisa, faça as contas direitinho e veja se aquilo se encaixa no orçamento. Mesmo se couber, procure refletir se a aquisição é realmente necessária. Quem tem essa consciência não se endivida e ainda consegue economizar dinheiro ganhando pouco.

6. Reveja os hábitos de consumo

Que tal trocar o barzinho por um jantar em casa com os amigos? Por que não renovar roupas antigas, em vez de comprar peças novas? Já pensou em substituir o passeio no shopping por um piquenique no parque com as crianças?

Pequenas mudanças no seu dia a dia podem fazer uma grande diferença no fim do mês. Então, pense bem na hora de escolher onde e como gastar o seu dinheiro.

7. Pesquise antes de comprar

Imagine que a sua geladeira quebrou. Como o eletrodoméstico é indispensável, é necessário ir atrás de outro rapidamente, né? O que você faz nessa situação? Corre e compra na primeira loja que ver? Ao fazer isso, você pode gastar mais.

Na verdade, bom mesmo seria consertar, pois isso geralmente sai mais barato do que a compra. No entanto, se isso não for possível, faça uma pesquisa no mercado antes de investir em um novo item. A variação de preços pode ser surpreendente.

Com a facilidade que a inovação dos celulares trouxe ao nosso dia a dia, dá pra fazer pesquisas na internet de maneira rápida e simples. Portanto, compare marcas, modelos e valores.

Aquela dica do uso consciente do cartão de crédito também vale aqui, viu? Se puder, pague à vista, porque as lojas costumam dar bons descontos. Nosso conselho é usar o cartão apenas se você não tiver todo dinheiro disponível e se as parcelas couberem no seu bolso.

8. Procure fontes de renda extra

Outro caminho para conseguir uma folga no orçamento e poupar é aumentar a renda. Dá pra fazer um dinheirinho extra vendendo roupas e objetos que você não usa mais, doces, artesanatos etc.

Basta usar suas habilidades e apostar em modelos de negócio baseados em economia compartilhada. Assim, é possível aproveitar os recursos já disponíveis e trabalhar sob demanda. Se você tem carro, por exemplo, pode ser motorista de aplicativo nas horas vagas.

Saber como economizar dinheiro ganhando pouco é importante pra ter uma melhor qualidade de vida. Afinal, o hábito de guardar garante maior independência financeira e mais tranquilidade. E não espere sobrar algum valor pra começar o processo, viu? Se planejar direitinho, você pode conseguir pagar todas as contas em dia, se divertir e ainda fazer uma reserva para o futuro.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o post nas redes sociais e ajude seus amigos com as nossas dicas de economia!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)