Como economizar no presente do Dia dos Namorados?

Aprenda algumas dicas para economizar no Dia dos Namorados!
Por Equipe do Banco24Horas
01/06/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

A data mais romântica do ano merece uma comemoração especial, não é mesmo? Mas o que fazer se a grana estiver curta? É importante que você entenda que dá pra economizar no presente do Dia dos Namorados e ainda surpreender o seu amor.

Essa é uma data bem simbólica, usada pra demonstrar todo o carinho que a gente tem pela pessoa amada. No entanto, não vale a pena se endividar pela crença de que você tem que comprar um mimo caro. Usar a criatividade e consumir de forma consciente é uma boa recomendação, que afasta as dores de cabeça pelo resto do ano.

Gostou da ideia e quer saber como tornar esse momento inesquecível, mas sem gastar muito? Neste artigo, a gente mostra algumas dicas pra comemorar essa data e economizar ao mesmo tempo. Vamos lá?

Planeje as compras

Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal, Dia das Crianças e por aí vai. Você entende que nenhuma dessas datas comemorativas aparecem de surpresa no calendário? A gente vai passar por elas todos os anos e vale a pena se planejar financeiramente pra comprar as lembranças.

Sendo assim, nossa recomendação é se programar. Até porque os preços costumam subir durante essas festividades. Então, se comprar com antecedência, dá pra economizar no presente do Dia dos Namorados. Além disso, ao colocar o gasto no orçamento, você poderá fazer ajustes para garantir que terá dinheiro quando a data chegar.

tecban tecban image 108

Defina um limite para o valor

Antes de escolher o presente, é interessante definir o quanto você pode pagar por ele. Afinal de contas, seria maravilhoso dar um eletrônico para o seu amor, mas, se você tem apenas R$50, por exemplo, a conta não fecha, né?

A nossa dica, então, é dar uma olhadinha na sua planilha de controle de gastos pra identificar uma folga do orçamento. Dessa forma, é possível garantir os recursos pra pagar pelo mimo sem se endividar ou afetar o pagamento de outras despesas. E é importante se comprometer a obedecer a esse limite, combinado?

Pesquise e compare preços

Precisou sair de casa pra resolver alguma coisa? Então, aí vai uma dica de economia: aproveite que teve de sair de casa pra dar uma olhadinha naquela loja que você adora e comparar com os preços de produtos na internet. Afinal, um mesmo item pode variar de preço entre diversos estabelecimentos. Portanto, nossa sugestão é não comprar no primeiro lugar em que achar o protudo.

Anote aí: pra encontrar um presente com um bom custo-benefício, o ideal é pesquisar bastante e comparar preços, modelos e funcionalidades. Muitas vezes, a mercadoria sai mais cara só por causa de uma embalagem comemorativa ou uma cor personalizada, entre outros detalhes. Que tal colocar isso tudo na balança, pra ver se realmente vale a pena pagar mais?

Peça descontos

Deixar a vergonha de lado e pechinchar é um bom conselho pra conseguir descontos e economizar no presente do Dia dos Namorados. Como a redução no preço impacta a comissão do vendedor e a margem de lucro da loja, é natural que o comércio tente vender o produto sem abater nada nesse primeiro momento.

No entanto, é só pedir, e o desconto costuma aparecer, principalmente quando você oferece pagar a compra à vista e com dinheiro em espécie. O lojista tem o hábito de facilitar a negociação nesses casos, uma vez que não precisará pagar taxas, como nas operações com cartão.

E tem mais: está lembrado daquela pesquisa e da comparação de preços do tópico anterior? É legal anotar tudo direitinho — loja, preço, condições de pagamento etc. — e depois procurar os concorrentes, pra ver se eles estão dispostos a cobrir o orçamento. Essa estratégia pode dar certo.

Use a criatividade

O amor não se mede pelo preço do presente. Lembranças e experiências com valor afetivo podem ser bem mais surpreendentes do que uma roupa nova, por exemplo. Já pensou nisso?

Sendo assim, a dica, aqui, é soltar a imaginação pra customizar o mimo de acordo com a história do casal. Essa é uma forma de tornar o momento inesquecível, mas sem gerar instabilidade no orçamento doméstico. Vamos mostrar algumas ideias legais de presente econômico.

Álbum de fotos

Pegue várias fotos do casal e personalize uma lembrancinha. Pode ser um álbum, um mural, uma caixa decorada recheada de bombons e por aí vai. Tudo no estilo faça você mesmo.

Também dá para fazer uma espécie de clipe com várias fotografias de momentos especiais e, de fundo, colocar a música que marcou o relacionamento. Romântico, não é mesmo? Existem diversos aplicativos gratuitos pra fazer essa montagem. Daí, você exibe o vídeo durante o jantar — que vem a seguir.

Jantar romântico

O que você acha de trocar o jantar em um restaurante caro por um prato especial feito em casa mesmo? Cozinhar é um ato de amor. E o melhor: é possível curtir o momento íntimo sem aquele monte de gente em volta olhando.

tecban tecban image 563

Nossa recomendação é pensar na refeição preferida da pessoa amada e caprichar no preparo. Vocês podem até cozinhar juntos, fazendo da economia com o presente do Dia dos Namorados algo que vai possibilitar intimidade e diversão. 

Se sobrar orçamento, vale comprar uma bebida diferente, pra sair da rotina. Pode ser um vinho, um espumante ou um drinque que o casal curta.

Decoração especial

Pra criar uma atmosfera bem romântica, é legal enfeitar o lugar. Uma sugestão sem custo nenhum é reaproveitar alguns itens da decoração de Natal: toalha vermelha, laços, bolas e até o pisca-pisca. Você pode fazer tudo isso na cozinha, sala de jantar, varanda ou quarto.

Ainda dá pra usar balões, velas, flores ou até papel picado. É só comprar papel de seda na cor vermelha e fazer vários recortes em formato de coração ou pétalas de rosas. Fica bem baratinho. Aí, é só espalhar esses enfeites pelo chão, cama, mesa de jantar etc.

Carta e bilhetinhos de amor

tecban tecban image 196

Nada mais romântico que uma declaração de amor escrita. As cartas podem estar fora de moda, mas não perderam o seu charme. Então, papel e caneta na mão pra expressar seus sentimentos mais profundos.

Pra muita gente, escrever é até mais fácil que falar. Nesse momento, você pode registrar o que sentiu quando se conheceram, o que a pessoa fez pra você se apaixonar, relembrar histórias engraçadas e por aí vai.

Outra sugestão nesse mesmo sentido é escrever recadinhos de amor em post-its e espalhá-los pela casa: no espelho do banheiro, na porta da geladeira, na televisão e em outros lugares por que o outro costuma passar.

Viu só como é possível economizar no presente do Dia dos Namorados e tornar a comemoração inesquecível mesmo assim? Não importa se você ainda namora ou já se casou: a data mais romântica do ano não pode passar em branco. No entanto, não precisa gastar muito, nem comprometer o orçamento doméstico pra expressar seu amor, não é?

Gostou das ideias? Então, que tal ver mais algumas dicas de educação financeira? Acreditamos que você também vá gostar de saber como economizar dinheiro ganhando pouco!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022 no Brasil e entenda como começar a aplicar seu dinheiro.

9 dicas para você poupar dinheiro todos os meses

Quer poupar dinheiro? Então, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso todos os meses!

Gestão de tempo: como ser mais produtivo?

Gestão de tempo: saiba o que fazer pra tornar seu dia mais organizado e produtivo. Confira tudo neste post!

9 curiosidades sobre o dinheiro no Brasil

Conheça o histórico monetário do Brasil e as principais curiosidades sobre o dinheiro em nosso país!

Independência financeira: o que é e como alcançá-la

Independência financeira versus liberdade financeira: entenda quais são as principais diferenças entre elas e saiba como se tornar financeiramente independente

Como viajar gastando pouco: confira 7 dicas

Planejamento é a chave para curtir uma viagem inesquecível sem comprometer o orçamento! Descubra dicas infalíveis aqui!

Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil

Sem ideias para montar sua própria festa junina? Descubra como acontecem os festejos em cada canto do país!

O que dar de presente no dia dos namorados?

Sem ideias para surpreender a pessoa amada no dia dos namorados? Veja as nossas sugestões para acertar em cheio no presente e tornar a data ainda mais especial!

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como implementá-lo

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot