Dia das Crianças: 6 ideias divertidas para ensinar educação financeira e criar memórias em família

Aprenda 6 formas divertidas de ensinar educação financeira no Dia das Crianças
Por Banco24Horas
08/10/2025
format_align_left 5 minutos de leitura

O Dia das Crianças é aquele momento especial do ano em que tudo vira brincadeira — até aprender sobre dinheiro. E sim, é possível ensinar educação financeira infantil de forma leve, divertida e cheia de afeto. Além dos presentes e das guloseimas, que tal aproveitar a data para passar um tempo de qualidade com os pequenos e ensinar lições que vão acompanhar eles por toda a vida? Por que começar cedo? Você lembra da primeira vez que ganhou uma mesada e gastou tudo em figurinhas? Ou daquele cofrinho que você jurava que ia te deixar rico, mas só tinha moedas de 5 centavos? Pois é todo mundo tem uma história dessas. Ensinar desde cedo conceitos como economia, planejamento e consumo consciente ajuda a formar crianças mais seguras e responsáveis. E o melhor: você pode fazer isso brincando.

6 atividades para ensinar educação financeira no Dia das Crianças

1. Brincar de lojinha em casa Monte uma miniloja com brinquedos, livros ou guloseimas. Use papéis ou moedas de brinquedo para simular compras e vendas. A criança aprende sobre troca de valores e começa a fazer escolhas. Quem nunca tentou vender um brinquedo quebrado por “dinheiro de mentira” só pra ganhar mais?

2. Criar um cofrinho especial Escolham juntos um cofrinho. Incentive a guardar parte da mesada ou dinheiro recebido em datas especiais. Um objeto físico pode dar uma sensação mais tangível e visual de “independência” pra criança guardar, mas se ela é mais adepta a tecnologia, pode ser algum tipo de “cofrinho” digital ou até algum tipo de investimento (com a devida supervisão, claro!). Lembra daquele cofrinho que você não queria abrir nunca, mas ficava chacoalhando só pra ouvir o barulho das moedas?

3. Dar mesada em dinheiro vivo Entregar a mesada em espécie ajuda a criança a entender o valor real do dinheiro. Uma dica é fazer o saque no Banco24Horas, explicando como funcionam os caixas eletrônicos e mostrando que o dinheiro vem de uma fonte segura. A emoção de ver o dinheiro saindo do caixa eletrônico é quase mágica parece até que ele aparece do nada!

4. Desejo x necessidade Ao escolher o presente do Dia das Crianças, converse sobre o que é desejo e o que é necessidade. “Mas mãe, eu preciso muito desse slime que brilha no escuro!” quem nunca ouviu (ou disse) isso?

5. Planejar uma compra futura Incentive a criança a juntar dinheiro para comprar algo que deseja. A sensação de finalmente comprar aquele brinquedo depois de semanas economizando é inesquecível — e ensina muito sobre paciência.

6. Pintar e aprender com os 24horas Goods Para deixar tudo ainda mais divertido, criamos ilustrações exclusivas com paisagens e animais brasileiros para colorir em família. Enquanto pintam, aproveite para conversar sobre como a natureza também é um recurso valioso assim como o dinheiro. Colorir junto é mais do que arte é conversa, risada e aquele momento em que o tempo parece parar.

Transforme o Dia das Crianças em aprendizado e afeto Mais do que ensinar sobre finanças, essas atividades são uma forma de passar tempo de qualidade com seus filhos, criando memórias afetivas que vão durar para sempre.

Baixe agora os 24Horas Goods e pinte junto com as crianças.

Ilustracao A4 Acampamento-FarroupilhaIlustracao A4 Bate-BolasIlustracao A4 BonFim

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Destaques

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)