Passaporte: Quanto custa e como tirar um?

Quanto custa e como tirar um passaporte?
Por Banco24Horas
24/02/2023
format_align_left 5 minutos de leitura

O sonho de muitos brasileiros é sair do país, seja fazendo viagens para conhecer novos lugares ou até mesmo para morar. Se esse também é o seu, entenda os detalhes necessários para conseguir tirar um passaporte.

Certamente, uma das experiências mais renovadoras na vida de uma pessoa é a de conhecer um novo país. Poucas coisas são mais inesquecíveis na vida do que passar pela vivência de descobrir novas culturas, visitar pontos turísticos conhecidos mundialmente, experimentar novas comidas, aprender novos idiomas e até mesmo fazer novos amigos em uma nação completamente diferente da sua.

Entretanto, ao contrário da viagem nacional, a internacional requer uma burocracia um pouco mais complexa. O sonho de viajar para outros países só pode acontecer se você antes reunir alguns documentos, ficar em dia com algumas obrigações como cidadão brasileiro e, obviamente, juntar uma certa quantia para conseguir o tão sonhado passaporte.

De acordo com uma pesquisa da Wise, 60% dos brasileiros afirmam ter vontade de viajar para o exterior e, provavelmente, você faz parte dessa estatística. Nesse artigo, você irá aprender tudo que precisa saber para conseguir seu passaporte.

Afinal, quanto custa ter um passaporte?

Falando primeiro sobre valores. Atualmente, o valor para emissão de primeira via de um passaporte é de R$ 257,25. Para fazer a renovação, que necessariamente precisa acontecer a cada 10 anos (no caso de passaportes novos, emitidos após 2015), o valor é o mesmo desde que a pessoa apresente o passaporte antigo no momento da renovação. Se o indivíduo não possuir o documento em mãos, nem o boletim de ocorrência, no caso de um furto ou assalto, por exemplo, o valor sobe para R$ 514,50.

Quais documentos são necessários para retirar o passaporte?

O passaporte é um documento estritamente necessário para quem deseja sair do país, seja para trabalho, estudos, turismo ou qualquer outro motivo. Dito isso, para sua emissão são solicitados alguns documentos que comprovem sua identidade e principalmente, sua idoneidade e histórico de vida. Para que você tenha mais conveniência nesse processo, confira quais documentos são solicitados e seus detalhes.

Documento de identidade com menos de 10 anos: este é o seu documento básico, aquele que você apresenta frequentemente para situações rotineiras. Obviamente, sua foto precisa estar em dia, logo, se você alterou seu visual recentemente, vale a pena fazer um novo RG para evitar imprevistos. Nesse caso, também pode ser usada a CNH ou carteira de trabalho.

Certidão de nascimento ou casamento: Enquanto a certidão de casamento é solicitada apenas para casos em que o indivíduo alterou seu nome, a certidão de nascimento é requisitada em casos de passaporte para menores de 12 anos.

CPF — Cadastro de Pessoa Física

Deveres de eleitor: Para o passaporte ser emitido, é extremamente importante estar em dia com suas responsabilidades perante a Justiça Eleitoral. Logo, é necessário que o indivíduo tenha votado nas últimas eleições ou, então, justificado a sua ausência. Se não tiver feito nenhum dos dois, é preciso não ter pendências quanto às multas por ausência na votação. Apesar disso, não é mais necessário ter o documento em mãos.

Quitação do serviço militar: No caso dos homens, é necessário ter obtido sua dispensa do serviço militar. Nesse caso, também não é obrigatório levar o documento.

Pagamento da guia: O pagamento do valor citado acima precisa ser feito antes da apresentação dos documentos. Essa quitação pode ser feita por meio de boleto, após o agendamento no site da Polícia Federal, em até 20 dias em qualquer momento das 24 horas do dia.

Enfim, agora que você tem em mente quais os documentos solicitados para conseguir o passaporte, precisamos entender também quais os passos necessários para conseguir tornar esse processo o mais simplificado possível.

Como adquirir os documentos para retirar o passaporte?

Primeiramente, é preciso que você preencha o formulário de solicitação do documento. Ele está disponível gratuitamente, por 24 horas, no site oficial da Polícia Federal, sendo considerado por muitos como a etapa mais fundamental para conseguir o passaporte. Como se trata de um processo que irá definir se você irá ou não conseguir viajar para o exterior, não se esqueça de fazer esse preenchimento com calma e atenção e antes de enviar, conferir mais de uma vez cada um dos campos.

O formulário é composto por 4 abas e solicita desde informações como data de nascimento, número de RG e até mesmo o número de certidão. Logo, atenção para não digitar nada errado!

Após esse preenchimento, não se esqueça de fazer o pagamento da taxa, que citamos acima, e de realizar o agendamento do atendimento presencial de solicitação do passaporte. Você também pode realizar essa etapa no site da Polícia Federal, logo após o envio do formulário.

Para sua conveniência, escolha uma data em que você tenha tempo disponível para evitar imprevistos e atrasos. Além disso, não se esqueça de priorizar a escolha de um posto de atendimento que se localize o mais próximo possível da sua casa, para não ter de enfrentar problemas com o trânsito até lá, além de optar por um horário em que você esteja livre de compromissos.

Após isso, não esqueça de reunir os documentos solicitados em uma pasta ou algo do tipo. É uma boa forma de se organizar e não perder nenhum deles pelo caminho.

Chegou a hora de viajar!

No dia e hora marcados, se dirija até o local de atendimento. Lá, você irá apresentar os documentos solicitados e tirar uma foto para colocar em seu passaporte. Os atendentes coletarão suas impressões para garantir o máximo de segurança possível nesse processo. Só então, a Polícia Federal irá informar o dia em que seu passaporte ficará pronto, geralmente, demora cerca de seis dias.

O documento chega até você pelos Correios e como qualquer outra encomenda, você pode rastrear sua entrega pelo site da empresa. Quando ele chegar, confira as informações para se certificar de possíveis erros.

Com passaporte em mãos, você já pode se sentir livre para realizar então seu sonho de fazer viagens internacionais! Para sua conveniência, o Banco24Horas oferece em diversos pontos pelo país o serviço de Moeda Estrangeira em seus caixas eletrônicos. Nestes caixas você consegue facilmente sacar euro ou dólar para desfrutar com conforto e segurança da sua próxima tour! Afinal, o serviço é feito com a conhecida qualidade dos caixas eletrônicos tradicionais e sem nenhuma cobrança de taxa. O objetivo do Banco24Horas é evitar stress na hora de lidar com a moeda de outro país e te permitir curtir sua viagem sem correr o risco de ter que lidar com imprevistos financeiros!

Se quiser saber mais sobre os Caixas Eletrônicos: Moeda Estrangeira, que funcionam durante 24 horas e encontrar maneiras de achar o mais perto de você: clique aqui

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

Dinheiro em espécie: como surgiu o papel-moeda?

Você sabe como o dinheiro em espécie ganhou força na economia e várias versões pelo mundo? Entenda a evolução desse documento com a gente!

Dinheiro em espécie: vamos conhecê-lo melhor?

O Banco24Horas te convida a acompanhar uma série de artigos sobre a história e evolução dessa forma de pagamento.

Benefícios de uma recarga pré-paga

Que tal conhecer o processo de recarga pré-paga elaborado para os gift cards? Explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa compra de créditos!

O que dar de presente: 9 ideias para surpreender

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)