16 destinos nacionais para você aproveitar as viagens de fim de ano

Conheça agora alguns locais incríveis do nosso Brasil para viajar
Por Banco24Horas
29/12/2022
format_align_left 20 minutos de leitura

O réveillon está chegando e com ele as tão aguardadas férias para muitas pessoas. Conheça agora alguns locais incríveis do nosso Brasil e aproveite a data

Viajar é tudo de bom, não é mesmo? Ainda mais quando vamos para um destino que nos permite extravasar as energias acumuladas ao longo do ano todo. Pensando nisso, o Banco24Horas separou uma lista com locais imperdíveis pelo Brasil para todos os tipos de gostos, para você curtir as festas de fim de ano, seja com a família ou amigos! Confira a seguir!

1. Foz do Iguaçu - Paraná

A cidade que fica na divisa do Brasil com a Argentina é conhecida especialmente pelo Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior sistema de cachoeiras do planeta, sendo este sistema, uma das das sete maravilhas do mundo natural: as Cataratas do Iguaçu. Abrangendo uma área enorme, o sistema contém cerca de 275 cachoeiras que atingem até 82 metros de altura. Divididas entre o Brasil e Argentina, as cataratas são um dos destinos nacionais mais procurados todos os anos, tanto por brasileiros quanto por estrangeiros.

Além das cataratas, Foz do Iguaçu é ideal para quem deseja passar um fim de ano mais tranquilo, sem ir em muitas baladas, shows ou eventos do gênero. A cidade possui diversas  atrações para curtir em família e com as crianças como parques aquáticos, hotéis com várias opções de lazer, restaurantes e claro, muitas atividades e locais turísticos como o Parque das Aves, o Macuco Safári, Passeio de Helicóptero sobre as cataratas e uma visita guiada pela represa de Itaipu, a segunda maior do mundo.

2. Maragogi - Alagoas

Destino perfeito para quem curte praias, esta pequena jóia localizada no estado de Alagoas fica a pouco mais de 120 km de Maceió e conta com um litoral de tirar o fôlego, com inúmeras piscinas naturais de águas cristalinas. É importante frisar que estas piscinas aparecem com mais frequência em períodos de maré baixa, então, se deseja vê-las, opte por conhecer a região nesses períodos, que ocorrem em épocas de Lua Cheia e Lua Nova.

Com suas vistas paradisíacas, Maragogi é um ótimo lugar para descansar e recuperar as energias, curtindo um belo dia de sol à beira mar, mergulhando nas águas locais ou caminhando pelos trechos de diversas praias praticamente desertas. Além disso, o lugar também conta com outras atrações como passeios de buggy, restaurantes com comidas litorâneas e várias pousadas e hotéis charmosos para você aproveitar suas férias. Além do mais, neste ano de 2022, o lugar receberá o famoso Réveillon Mil Sorrisos, que contará com diversos shows de artistas famosos, perfeito para quem passar uma virada de ano na curtição.

3. Ouro Preto - Minas Gerais

Uma das cidades históricas mais famosas do Brasil, Ouro Preto fica localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte. Para quem deseja passar um ano novo diferente, essa cidade mineira pode ser a opção ideal para você. Com suas inúmeras igrejas, museus e construções barrocas, Ouro Preto exala o charme do período colonial brasileiro e, andar por suas ruas, nos passa a sensação de estar em pleno século XVIII, no auge da corrida pelo ouro no país.

Dentre as várias atrações turísticas do local, podem ser citadas a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis, o Museu da Inconfidência, o Museu Aleijadinho, contendo inúmeras obras em pedra sabão do famoso escultor, e as minas de Chico Rei, Santa Rita e a famosa Mina da Passagem. Mas claro que nem só de história vive Ouro Preto. Você pode se esbaldar na deliciosa culinária mineira da região com pratos típicos como torresmo, doce de leite, tutu e frango com quiabo.

4. Campos do Jordão - São Paulo

Apesar de ser um destino muito frequentado durante o inverno, Campos do Jordão pode ser uma excelente opção para a viagem de fim de ano, justamente por ser uma época de baixa temporada, os preços tendem a ser menores que os meses do meio do ano. Contendo todo o charme da arquitetura germânica com inúmeros restaurantes, bares, chocolaterias e lojas no estilo enxaimel, Campos do Jordão encanta qualquer viajante que busca um destino com belos locais instagramáveis e com pratos de dar água na boca.

Ademais, a cidade conta com inúmeras opções de lazer como mirantes, parques, passeios, restaurantes, bares, cervejarias e hotéis que costumam fazer uma bela ceia de fim de ano. Alguns locais que você pode curtir seu ano novo incluem o Iceland, um bar feito totalmente de gelo, o parque Tarundu, que conta com diversas atrações de lazer como tirolesa, paintball e minigolfe e tours guiados por cervejarias famosas da cidade como A Baden Baden. Por último, se deseja economizar, mas continuar curtindo o clima e cultura serranos, você pode visitar cidades próximas como Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Gonçalves, que também oferecem experiências únicas.

5. Bonito - Mato Grosso do Sul

Um dos principais destinos do ecoturismo do país, Bonito destaca-se com suas paisagens exuberantes e encantadoras, repletas de animais silvestres, fazendo jus ao nome que recebeu. Com diversos rios de águas cristalinas, o local é perfeito para aqueles viajantes que preferem passar um ano novo mais tranquilo, relaxando e recuperando as energias observando as belezas naturais da região.

A atração mais visitada da cidade é a famosa Gruta do Lago Azul, uma caverna que conta com um belo lago de coloração azulada que chega a uma profundidade de 90 metros. O local contém uma série de formações rochosas como estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de milhares de anos. Além dela, a cidade também conta com outras atrações como trilhas, cachoeiras e a atração conhecida como “flutuação nos rios”, no qual as pessoas observam a vida aquática na superfície das águas utilizando um snorkel.

6. Paraty - Rio de Janeiro

Encravada no meio da Mata Atlântica, esta charmosa cidade é ideal para os casais que estão apaixonados e desejam passar um fim de ano a sós. Sendo uma cidade histórica, Paraty possui inúmeros casarões coloniais em seu centro histórico, com janelas coloridas que despertam o romantismo nos corações de quem passa por ali. Isso sem mencionar a imensa variedade de restaurantes, lojas, pousadas e ruas charmosas da cidade, que exalam o clima do século XIX. Andar por Paraty é como fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Mas não é só de história que vive a cidade. Você pode aproveitar a viagem de ano novo nas famosas praias da região. São mais de 120 delas, ao longo de toda a Costa Verde, com águas em tom de esmeralda. Todas elas contam com uma biodiversidade marinha de tirar o fôlego, como tartarugas, golfinhos e até orcas de vez em quando. Além disso, Paraty também conta com outras opções de lazer como passeios de barco, trilhas, cachoeiras e eventos e festas de Réveillon nos hotéis e pousadas da cidade,

7. Balneário Camboriú - Santa Catarina

Uma das cidades mais conhecidas de Santa Catarina é bastante buscada durante o ano novo devido às suas festas, baladas e praias lindíssimas. Unindo o melhor dos dois mundos, Balneário Camboriú, consegue proporcionar bons momentos para todos os tipos de viajantes. Dos mais agitados, que querem curtir a vida noturna da cidade, aos mais calmos, que só querem descansar na beira da praia.

Se pensa em escolher esse destino para passar seu fim de ano, alguns locais como as praias do Estaleirinho, Laranjeiras, Taquaras, Praia do buraco, o Parque Unipraias, os clubes e baladas Sky Beach, Green Valley, Djunn Music Place são uma boa pedida. Ademais, há outras atividades na região como passeios de barco e restaurantes. Por último, no ano novo, a cidade também costuma ter uma queima de fogos na Praia Central, um dos locais mais conhecidos de Balneário Camboriú.

8. Gramado - Rio Grande do Sul

Um dos destinos turísticos mais conhecidos do país, Gramado é um mundo à parte. Você literalmente pode ir para lá diversas vezes e ainda haverá algo novo a se descobrir. Tal como Campos do Jordão, Gramado é mais procurado nos meses frios do ano, especialmente porque, em algumas ocasiões, há chances de precipitação de neve na região. Porém, no fim de ano a cidade costuma sediar o Natal Luz, que conta com vários shows e uma lindíssima decoração natalina.

Sendo um lugar perfeito para viajar em casal, em família ou com crianças, Gramado conta com pontos turísticos variados tais como o Mini Mundo, um parque a céu aberto com réplicas em miniatura de diversas construções do planeta, o Snowland, um parque que conta com diversas atrações com neve como esqui, snowboard e patinação no gelo, inúmeras vinícolas, restaurantes com culinária típica, onde você pode experimentar deliciosos cortes de carne e fondue e vislumbrar uma arquitetura única, que mescla influências germânicas, italianas e portuguesas. Por último, se puder estender um pouquinho a viagem, também vale a pena dar uma passadinha na cidade vizinha Canela, que também conta com atrações imperdíveis.

9. Chapada dos Veadeiros - Goiás

Esta região localizada no centro-oeste de nosso país, fica a cerca de 230 km de Brasília e engloba 8 municípios. Sendo um destino ideal para quem ama a natureza, a Chapada dos Veadeiros é o local perfeito para quem deseja descansar, caminhar por trilhas com paisagens deslumbrantes ou tomar deliciosos banhos de cachoeira, algumas delas, com mais de 100 metros de altura e com intensos tons de azul e verde esmeralda.

A mais famosa delas, a Cachoeira Santa Bárbara é parada obrigatória para aqueles que gostam de tirar fotos incríveis, por conta de seu azul comparável aos mares do Caribe. Além das cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros reserva aos viajantes outras experiências espetaculares, como um passeio pelo Jardim de Maytrea, banhos nas piscinas naturais de águas termais, e, para aqueles mais esotéricos, uma ampla diversidade de tratamentos místicos e holísticos.  Por último, há também vários bares, restaurantes e feirinhas em locais próximos, como a Vila de São Jorge e de Alto Paraíso.

10. São Miguel do Gostoso - Rio Grande do Norte 

Outra joia do nordeste brasileiro, São Miguel do Gostoso é o destino ideal para aqueles que pretendem relaxar, curtindo dias de descanso no litoral. Contudo, no fim de ano, o cenário do pacato município potiguar muda completamente. O local abriga um dos reveillóns mais famosos do país, com open bar com festas que duram mais de uma semana, com diversos artistas famosos.

Os locais mais famosos por lá, claro são as praias e entre elas se destacam: Xêpa, a principal delas e que atrai mais turistas, contando com aulas de windsurf e kitesurf e diversas opções de restaurantes e bares, Maceió, perfeita para quem quer um lugar mais tranquilo com águas calmas ideais para curtir com as crianças, Santo Cristo, famosa por suas águas em tons dourados e avermelhados, Cardeiro, com ótimos restaurantes, barzinhos e pousadas charmosas além de uma linda lagoa que se une as águas do mar, Tourinhos, com suas belas dunas petrificadas e a Praia do Marco, a mais distante, perfeita para aqueles que desejam curtir um local mais afastado.

11. Praia do Forte - Bahia

Outro local bem buscado no ano novo é a Praia do Forte, localizada no litoral norte da Bahia. Com um cenário paradisíaco, com coqueiros a perder de vista, piscinas naturais e um lindo mar com vida marinha sem igual, a Praia do Forte é o destino perfeito para os amantes de praias. Apesar desse nome, a Praia do Forte na verdade é uma vila, que conta com diversas praias, cujas visitas são obrigatórias se você quiser curtir tudo o que o local tem a oferecer. 

Por lá você pode encontrar opções de hospedagem para todos os gostos, desde resorts all inclusive a pequenas pousadas. Além das inúmeras praias, a Praia do Forte também conta com passeios imperdíveis para toda a família como o Projeto Tamar, o Castelo Garcia d’Ávila, aulas de mergulho para observar a vida marinha, passeios com quadriciclos e os diversos restaurantes com comidas típicas da culinária litorânea. Por último, no fim de ano, caso queira curtir algo a mais, você pode ir no Réveillon da Praia do Forte, que conta com mais de 5 dias de festas e open bar na praia.

12. Capitólio - Minas Gerais

Outro lugar de tirar o fôlego e que ficou bem famoso nos últimos anos é o Capitólio, localizado no sudoeste do estado de Minas Gerais. A região é formada pelo grandioso Lago de Furnas, que corta as encostas das formações rochosas do local, formando os belos cânions que tornaram o Capitólio tão conhecido. Você pode visitá-los por meio de passeios de barco, contemplando as cachoeiras que caem por entre eles e curtindo esse momento em um bar flutuante com alguns drinks em um belo dia ensolarado.

Além do lago e dos cânions, a região também conta com uma série de cachoeiras que podem ser visitadas por trilhas deslumbrantes e a noite, em épocas de muito movimento como o ano novo, a cidade se transforma, recebendo diversos shows e festas para quem curte um passeio mais agitado. Além disso, como uma boa cidade mineira, o Capitólio contém diversos restaurantes com comidas típicas, que dão água na boca de quem passa por lá. Por último, se tiver com um tempinho livre, você também pode dar um pulo na Serra da Canastra, localizada a 100 km do Capitólio. É um lugar ideal para passar uns dias relaxantes, curtindo as paisagens bucólicas da região e fazer um tour gastronômico, experimentando iguarias como o famoso e autêntico queijo da Serra da Canastra.

13.  Petrópolis - Rio de Janeiro

Situada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é o destino ideal para quem deseja passar um ano novo mais tranquilo, cultural e com um clima mais ameno. Perfeita para os amantes de história, a famosa Cidade Imperial, nomeada em homenagem a Dom Pedro II, conta com diversas construções históricas, museus, hotéis, restaurantes e bares que evocam o ambiente do século XIX. Além disso, a cidade fica em plena Mata Atlântica e possui muitas opções de ecoturismo, como trilhas e cachoeiras.

Dentre as principais atrações do lugar destacam-se o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dumont, residência do famoso aviador, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio Amarelo, residência de veraneio de diversos ex-presidentes da República e a sede da cervejaria Bohemia, a mais antiga do país, que oferece um tour mostrando todo o processo de produção das bebidas, passando pelas etapas de fabricação e, ao final, há um charmoso barzinho onde você pode apreciar uma cerveja geladinha.

14. Ilhabela - São Paulo

Um dos destinos preferidos de quem viaja para o litoral norte de São Paulo, Ilhabela conta com paisagens deslumbrantes tanto de praias, quanto da Mata Atlântica que a circunda, com suas belas cachoeiras. A região conta com mais de trinta praias para todos os gostos, desde as mais tranquilas, para aqueles que só querem descansar ou curtir em família, até as mais agitadas, para aqueles que gostam de uma badalação. Além disso, Ilhabela também conta com muitas opções de práticas esportivas características da praia como canoagem, mergulho, snorkeling (mergulho em águas rasas), stand up paddle, vela, kitesurf, windsurf entre muitos outros.

Ademais, durante o período de ano novo a prefeitura da cidade organiza várias festas de réveillon em diversas praias da cidade. Há shows com bandas locais, DJs e espetáculos com fogos de artifício. Em geral, as festas abertas ocorrem na Praia Grande, Praia do Portinho, Praia do Perequê, Vila e Praia do Sino. Por último, você também não pode deixar de experimentar a deliciosa culinária caiçara, encontrada pelos diversos restaurantes da cidade.

15. Caldas Novas - Goiás

Com seus diversos parques aquáticos, Caldas Novas é o lugar perfeito para curtir um ano novo divertido com a família e crianças. A cidade goiana é extremamente conhecida por suas águas termais, que atraem turistas durante todo o ano. Além disso, o local ainda conta com diversos restaurantes, bares e lojas com itens da cultura e culinária típica goiana, como o famoso arroz com pequi.

Dentre as atrações locais destacam-se o Parque das Fontes com suas piscinas naturais de água quente, os parques aquáticos Hot Park, Lagoas Termas Parque, Náutico Praia Clube e o Acqua Park. Importante frisar que muitos deles podem ser acessados por meio de pacotes de hotéis da região que, aliás, costumam realizar eventos, shows e ceias durante o período de ano novo, sendo mais um atrativo para os turistas que desejam passar férias incríveis nesse lindo lugar.

 16. Jericoacoara - Ceará

Outro lugar bem conhecido desta lista é a lindíssima Praia de Jericoacoara, eleita pelos veículos The Washington Post e Huffington Post como uma das melhores praias do planeta. Esta pequena joia localizada no estado do Ceará, é um destino bastante procurado durante o período de férias e feriados brasileiros. Com paisagens paradisíacas, Jericoacoara é o lugar ideal tanto para quem deseja passar o fim de ano relaxando, tomando uma água de coco com os pés na areia, quanto para quem quer curtir as festas que o lugar promove nesta época.

Sim! É bom que você saiba que as festas no fim de ano de Jericoacoara não param nunca! Há eventos de manhã e de noite, tanto públicos quanto privados e, nesse período, a cidade promove uma intensa queima de fogos. Para completar com chave de ouro, há muitos hotéis, restaurantes e bares que realizam ceias maravilhosas, onde você pode saborear tanto pratos típicos da região quanto internacionais.

E aí? Gostou da nossa lista de locais imperdíveis para você curtir o seu fim de ano? Então, para que você possa aproveitar ainda mais, sem precisar se preocupar com questões financeiras, confira todas as soluções que o Banco24Horas tem a oferecer para você durante sua viagem. São mais de 90 serviços, tais como depósito, recarga, transferências, saques e consultas espalhados por mais de 20.000 caixas em todo o Brasil, ajudando você na hora em que mais precisa. Seja mais com o Banco24Horas!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Verão24Horas: aproveite o verão com as dicas do Banco24Horas

Descubra como o Banco24Horas pode tornar seu verão inesquecível com saques, transferências e mais. Aproveite cada momento com segurança e conveniência.

Dicas para aproveitar o Carnaval com segurança e economia

Curta o Carnaval com segurança e economia! Descubra como o Banco24Horas oferece conveniência e descontos para uma festa sem preocupações

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Saque no Banco24Horas: facilitando seu dia a dia com notas de menor valor

Descubra como o Banco24Horas facilita a sua vida com saques de notas de R$2, R$5 e R$10. Encontre o mais próximo com nosso app ou site

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

Dinheiro em espécie: como o papel-moeda chegou ao Brasil?

Você sabe quando e por que o Brasil começou a imprimir papel-moeda? Acompanhe as respostas no terceiro artigo da nossa série “Dinheiro em espécie”!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)