Saiba como sacar sua restituição do imposto de renda

Veja como sacar sua restituição do Imposto de Renda 2024
Por Banco24Horas
14/05/2024
format_align_left 3 minutos de leitura

A restituição do Imposto de Renda (IR) é um processo pelo qual o governo federal retorna aos contribuintes o valor pago a mais no imposto ao longo do ano. Isso ocorre quando as deduções legais de gastos com educação, saúde, dependentes, entre outros, são maiores do que o imposto devido.

Nesses casos, se o contribuinte pagou imposto além do necessário, ele tem direito a receber a diferença de volta. O prazo de entrega da declaração do IR vai até o dia 31 de maio de 2024. O primeiro lote de pagamentos das restituições também começa no dia 31 de maio. Por isso, fique ligado!

Lembre-se de verificar a situação da declaração

Verificar a situação da declaração de Imposto de Renda é crucial por vários motivos. Primeiro, isso permite confirmar se a Receita Federal já processou sua declaração e se há pendências ou inconsistências que precisam ser resolvidas.

Caso exista algum problema, o contribuinte pode identificá-lo e enviar uma declaração retificadora, evitando problemas futuros com a Receita Federal. Além disso, ao verificar a situação, o contribuinte pode acompanhar quando será liberado o pagamento da restituição, caso tenha direito.

Entendendo o processo de restituição

O processo de restituição segue um calendário anual, onde os pagamentos são realizados em lotes, geralmente de junho a dezembro. A ordem de pagamento considera vários fatores, incluindo a data de entrega da declaração, mas também são priorizados os pagamentos a pessoas idosas, portadores de doenças graves e pessoas com deficiências.

O contribuinte pode verificar em qual lote sua restituição será liberada através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo para smartphones. A restituição é depositada diretamente na conta bancária informada na declaração.

Por isso, é muito importante garantir que os dados estejam corretos na hora de realizar a declaração. Mas se houver algum problema nesse processo, você não perderá esse dinheiro. Em casos de erro na conta cadastrada, o valor fica disponível para resgate em qualquer agência do Banco do Brasil, por até um ano.

Depois desse período, se você não tiver retirado a restituição por algum motivo, será necessário fazer uma solicitação via Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal. Dentro do portal, é só procurar a opção para requerer o pagamento da restituição não resgatada e seguir os procedimentos indicados.

Mas ninguém quer esperar mais de um ano para ter dinheiro no bolso, certo? Por isso, fique atento aos prazos e às informações inseridas no sistema.

Saiba como sacar a sua restituição do IR no Banco24Horas

Para sacar a sua restituição do Imposto de Renda no Banco24Horas, é muito fácil! Mas, primeiro, você precisa garantir que todo o processo foi realizado corretamente, conferindo no site ou aplicativo da Receita Federal e verificando se a sua restituição já está disponível, conforme os lotes de pagamento divulgados pelo governo. São eles:

  • 1° lote: 31 de maio;
  • 2° lote: 28 de junho;
  • 3° lote: 31 de julho;
  • 4° lote: 30 de agosto;
  • 5° lote: 30 de setembro.

Com a restituição disponível para saque no seu banco, é só ir até o caixa eletrônico do Banco24Horas mais próximo de você e retirar o dinheiro. Você pode encontrar estabelecimentos que oferecem essa comodidade no aplicativo do Banco24Horas, disponível para Android e iPhone.

Lembre-se sempre de garantir a sua segurança na hora de sacar valores, certifique-se de fazer isso em um ambiente controlado e em horários com baixa circulação de pessoas. Para facilitar a sua vida, o Banco24Horas oferece 4 saques grátis por mês*, assim, você não precisa sacar todo o valor de uma única vez!

Quer saber mais sobre os benefícios de usar o Banco24Horas no seu dia a dia? Confira outros artigos no nosso blog e fique por dentro!

*Resolução 3919 do Banco Central

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Como economizar no presente do Dia dos Namorados?

Economizar no presente do Dia dos Namorados é importante pra não comprometer o orçamento doméstico. Neste artigo te mostramos como!

Serviços financeiros: 5 momentos do seu dia a dia em que o Banco24Horas pode ser um aliado

Descubra como o Banco24Horas pode facilitar sua vida com serviços práticos e acessíveis para suas necessidades financeiras diárias.

Golpes financeiros: saiba como identificá-los, evitá-los e o que fazer caso caia em algum

Não é novidade que, todos os dias, os golpes financeiros acontecem em alta frequência. Saiba quais são os principais e como evitá-los da melhor forma

Finanças pessoais: confira 5 dicas para colocar as contas em dia

Finanças pessoais: confira 5 dicas para colocar as contas em dia. Confira algumas dicas de finanças pessoais para colocar as contas em dia.

Novidade: boletos pagos até às 13h30 podem ser compensados no mesmo dia

Veja como o novo prazo de compensação de boletos pode beneficiar suas transações financeiras diárias.

Boleto bancário: o que é, como funciona e por que foi criado?

O boleto bancário é uma ótima opção na hora de realizar compras, tanto no físico, quanto no digital. Conheça esse modelo de pagamento e suas vantagens.

Dicas de finanças do Banco24Horas para organizar suas contas em 2024

Confira as dicas de finanças preparadas pelo Banco24Horas para você sair do vermelho e deixar as contas em dia em 2024.

Como fazer um bom currículo? Conheça 5 dicas para construir o seu

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)