7 dicas de como utilizar seu 13º salário em 2022 da melhor maneira

Dicas para você aproveitar seu 13º salário da melhor forma
Por Banco24Horas
20/12/2022
format_align_left 6 minutos de leitura

Chega o fim de ano e a expectativa de receber aquele tão aguardado dinheirinho do 13º salário vai para as alturas não é mesmo? Mas calma! Antes de já ir gastando ele sem planejamento, o Banco24Horas separou alguns pontos para você considerar e utilizar ele com sabedoria. Por isso, continue nos acompanhando e saiba como aproveitar o máximo possível de seu décimo terceiro salário.

1. Pague suas dívidas 

Provavelmente o item mais óbvio dessa lista, mas não o menos importante. Geralmente o 13º exerce essa função para muitos trabalhadores em nosso país, que não veem a hora de pôr as mãos no dinheiro para quitar as dívidas que possuem. Contudo, de nada adianta utilizar ele para esse fim se você não tiver planejamento. 

Caso possua dívidas, priorize o pagamento daquelas que estão em atraso e tem juros maiores, como as faturas do cartão de crédito. Se possível, tente renegociar parte delas com seus credores, assim você pode acabar ganhando bons descontos ou até reparcelamentos nas prestações que faltam. Já para as dívidas menores, uma boa estratégia é a de antecipar os pagamentos de parcelas daquelas que tragam alguma vantagem para seu bolso, como a redução de juros. Tomando essas medidas, você consegue utilizar ainda mais o potencial de seu 13º, podendo pagar mais dívidas do que poderia imaginar.

2. Utilize o 13º para as comemorações de fim de ano (mas com moderação, hein?)

É tentador pegar esse dinheiro e ir fazer a festa (literalmente), não é mesmo? Afinal, o décimo terceiro é dado em pleno mês das festas de fim de ano como o Natal e Ano-Novo. Com isso, a propensão em gastar sem moderação com presentes, ceias e festas é muito maior, afinal todos querem curtir esse momento. Por isso, lembre-se de utilizar a inteligência na hora de comprar, negociando tudo que for pago à vista com desconto e evitando criar novos parcelamentos. Assim, você conseguirá lidar não somente com os gastos que teria em dezembro, mas também com despesas próprias do início do ano, como custos escolares e contas como IPTU e IPVA.

3. Monte seu planejamento financeiro para o próximo ano

Por mais bem vindo que o décimo terceiro seja, tenha em mente que uma hora ele acaba e se você não o utilizar com sabedoria, com certeza vai acabar se enfiando ainda mais em dívidas. Por isso, o melhor a se fazer é organizar suas finanças para começar o ano com o pé direito. Monte uma planilha para registrar todos os seus ganhos e despesas no mês e em seguida crie metas para economizar, como por exemplo “diminuir os gastos com cartão de crédito” ou “guardar 5% dos meus ganhos todo mês”. 

Uma boa dica para calcular o quanto você deve poupar por mês é pegar todos seus gastos extras no ano e dividir o valor por 12. O valor dado com essa conta é o que você deverá aplicar todo mês para que no fim do ano você possa ter dinheiro para lidar com os gastos sem precisar mexer em seu décimo terceiro. Assim, você pode utilizar o dinheiro do benefício para outros fins e evitar e evitar dificuldades futuras.

4. Poupe e invista seu dinheiro

Todo dinheiro extra é bem vindo, não é mesmo? Por isso, outra boa ideia é usar seu décimo terceiro para começar a poupar ou investir. Há diversas opções de aplicações como CDB, CDI, Tesouro Direto, FIIs entre outras. Não existe uma opção de investimento perfeita, mas sim aquelas que mais se encaixam às suas necessidades, por isso, procure aquela  que melhor se encaixa em seu perfil. 

5. Faça uma reserva de emergência

Caso você não possua dívidas, uma boa sugestão é fazer uma reserva de emergência, guardando o dinheiro para momentos de necessidades e imprevistos futuros. O 13º é uma excelente alternativa para completar ou começar a formar essa reserva. Claro, você não precisa usar todo o valor para isso, se preferir, pode definir um percentual do valor a ser separado, utilizando o restante para outros fins.

6. Faça uma doação

Claro que as condições de nosso país não foram as melhores nos últimos tempos. Diversos estabelecimentos fecharam por conta da pandemia, milhares de pessoas perderam seus empregos, os preços subiram por conta da inflação e milhões de pessoas precisaram recorrer ao auxílio emergencial para conseguirem ter o mínimo de sustento. Porém, é justamente nessas horas que demonstrar nosso lado mais humano realmente faz diferença. Por isso, caso você esteja empregado e ganhe seu décimo terceiro este ano, já pensou em utilizá-lo para ajudar na recuperação do país?

O de fim de ano é uma das épocas mais propícias para se exercer a solidariedade, onde inúmeras ações de voluntariado ocorrem. Por isso, seja doando para uma instituição perto de onde mora, organizando um mutirão de fim de ano com seus amigos utilizando partes de seus décimos terceiros para ajudar as pessoas carentes de sua região ou comprando comidas e cobertores para moradores de rua as possibilidades de se fazer a diferença com o 13º são infinitas.

7. Use o décimo terceiro para se presentear

Por fim, mas não menos importante, é claro que você pode se mimar um pouquinho e utilizar o dinheiro do 13º para realizar aquele sonho tão esperado. Afinal, você trabalhou o ano inteiro, então nada mais justo do que usar esse dinheirinho para se presentear. Depois de separar as suas prioridades e de ter planejado seu orçamento para o ano que vem, você pode usar seu 13º sem culpa, seja fazendo uma viagem, comprando algo novo para a casa ou trocando de celular. Porém, assim como nas dicas anteriores, atente-se aos gastos que terá para evitar novas dívidas, ok?

E aí? Gostou das dicas sobre como utilizar seu décimo terceiro da melhor forma? Então não deixe de conferir outras matérias do nosso blog clicando aqui.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

Dinheiro em espécie: como surgiu o papel-moeda?

Você sabe como o dinheiro em espécie ganhou força na economia e várias versões pelo mundo? Entenda a evolução desse documento com a gente!

Dinheiro em espécie: vamos conhecê-lo melhor?

O Banco24Horas te convida a acompanhar uma série de artigos sobre a história e evolução dessa forma de pagamento.

Benefícios de uma recarga pré-paga

Que tal conhecer o processo de recarga pré-paga elaborado para os gift cards? Explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa compra de créditos!

O que dar de presente: 9 ideias para surpreender

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)