Afinal, como funciona o boleto bancário?

Existem diversas vantagens de fazer pagamento por boleto bancário.
Por Equipe do Banco24Horas
04/12/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

O boleto bancário é muito usado pra realizar várias formas de pagamento, não é mesmo? Ele surgiu em outubro de 1993, depois de uma instrução normativa do Banco Central.

A partir daí, muitos pagamentos puderam ser realizados com cobrança eletrônica — dando início à era da economia digital. Mas, pra aproveitar melhor a função, é importante entender como funciona o boleto bancário.

Os bancos têm atendimento específico pra quem deseja gerar boletos de cobrança, por exemplo. E eles podem ser emitidos pelo sistema da instituição ou por serviços externos.

E aí, você quer entender como é o funcionamento do boleto bancário pra utilizar o recurso da melhor maneira? É só dar uma olhada no que preparamos sobre o assunto!

Como funciona o boleto bancário?

Você sabia que o Brasil é o único país que usa boleto bancário na forma de pagamento? Pois é, exclusividade nossa!

É um método que qualquer empresa pode utilizar. Pra isso, basta você se dirigir a uma agência bancária e abrir uma conta corrente. Daí é só habilitar o serviço.

Você pode retirar o boleto no próprio banco ou em serviços na internet, por exemplo, uma inovação que adianta o nosso lado!

Quando recebe o pagamento, a instituição deposita os créditos na sua conta corrente. Tudo isso respeitando o prazo de compensação que foi firmado em contrato. Muito prático, não é?

Pra usar um boleto bancário certinho também é importante conhecer os campos obrigatórios de informações.

As especificações orientam a identificação e o pagamento. Olha só o que você encontra no boleto:

  • sacado:

    o nome e CPF do pagador, ou CNPJ, caso seja Pessoa Jurídica;

  • código do cedente:

    o número da conta bancária de quem emite o boleto;

  • valor do boleto:

    é o valor a ser pago e compensado;

  • vencimento:

    é a data limite pra que o boleto bancário seja pago sem juros ou multas;

  • nosso número:

    é o número de identificação da instituição que gerou o boleto, usado pra controle e segurança de pagamento da empresa e do consumidor;

  • linha digitável:

    é a apresentação em números do código de barras. Os primeiros representam o número do banco emissor e os últimos, o valor do pagamento;

  • código de barras:

    é um campo pra que o leitor óptico otimize a forma de pagamento e identifique todos os números, de 0 a 9;

  • juros e multas de mora:

    esses encargos contratuais são cobrados quando ocorre atraso de pagamento. A cada mês de atraso é cobrada uma taxa de juros e multa.

Quais são as vantagens de usar o boleto bancário?

Um pagamento com boleto tem diversos benefícios pra quem emite e pra quem paga. Esse documento pode ser usado tanto em compras quanto em serviços. Os maiores benefícios estão detalhados a seguir!

Acessibilidade

Quando a gente opta pelo uso do boleto bancário, facilitamos (e muito) o pagamento. Afinal de contas, ele pode ser feito pelo código de barras em um smartphone, no caixa eletrônico, em uma casa lotérica, Correios e estabelecimentos conveniados.

O pagamento de boleto pode ser feito pelo Banco24Horas. Tudo depende do banco no qual você possui conta aberta ou da bandeira do seu cartão. Para mais informações, conheça os serviços disponíveis no Banco24Horas para cada banco, fintech e bandeira de cartão.

Ainda dá pra imprimir o boleto em casa ou em qualquer lugar que tenha internet. Sem falar que é possível usar só o código, sem a necessidade de papel.

O boleto ainda é útil para pessoas que não têm conta bancária, mas precisam fazer compras — online ou não. Já tinha pensado nisso antes?

Esse também é o recurso de pagamento mais utilizado pelos órgãos públicos, pra que o cidadão consiga pagar tributos, guias de serviços e outras contas públicas.

Boas taxas

O pagamento por boleto tem um custo diferente dos cartões de crédito, viu? Então, é uma economia pra você!

As taxas cobradas pelas instituições financeiras são mais baixas. As lojas virtuais, por exemplo, oferecem essa opção de pagamento porque dá maior segurança no momento da venda.

Os valores das taxas pagas costumam ser fixos, por isso, dão oportunidade de conceder descontos aos clientes. Bom demais, não é?

Pra facilitar a vida do consumidor, o pagamento do boleto pode ser feito dentro de alguns dias. Agora, se passar do prazo, é bom lembrar que é cobrada uma taxa de juros sobre o valor total do documento.

Aumento da adesão

As empresas sempre buscam estratégias pra atrair mais clientes. Quando incluem o boleto bancário nas formas de pagamento, por exemplo, aumentam o público e vendem mais.

O boleto é uma opção muito usada porque, além de dar um prazo de vencimento pra pagar com dinheiro, costuma oferecer um descontinho no valor da compra, que é à vista.

Rapidez na liberação do pagamento

O boleto agiliza também a liberação do dinheiro pra cair na conta da empresa. E isso é muito bom para o fluxo de caixa e saúde financeira do negócio!

Assim que o cliente paga a compra, o valor é depositado na conta do negócio dentro de um prazo determinado. Ou seja, todo mundo sai ganhando com essa forma de pagamento.

Segurança

A compra por boleto bancário dá mais tranquilidade em relação ao fornecimento de dados. Isso porque o formato prioriza a privacidade e não pede informações bancárias, por exemplo.

E esse é um dos grandes benefícios que motivam o uso do boleto, principalmente quando o ambiente é virtual.

Além do mais, hoje os boletos são registrados, logo, é seguro pra você. Desse jeito, os pagamentos têm menos chances de serem desviados e de os valores serem alterados.

Essa é uma motivação e tanto pra aumentar as formas de pagamento do negócio. Mas, aqui, também é importante conhecer o boleto registrado, combinado?

Quando há necessidade de gerar boletos, a empresa responsável envia a remessa pra instituição financeira. É uma evolução do pagamento eletrônico, que proporciona mais segurança e evita fraudes.

Qual a diferença entre pagamento de boleto, fatura e título bancário?

Agora, por último, vamos falar sobre uma dúvida bem comum: o que diferencia o pagamento de boleto das quitações de fatura e de título bancário? Conheça os detalhes das três opções!

  • boleto:

    basta se dirigir a um caixa que tenha a bandeira do seu banco e solicitar a função pagamento em boleto com código de barras. Depois, é só continuar o passo a passo. Você pode pagar o seu boleto bancário facilmente pelo Banco24Horas;

  • fatura:

    é realizar o pagamento de um documento comercial que simboliza a venda de mercadorias ou oferta de serviço a clientes. O processo é o mesmo do boleto;

  • título bancário:

    aqui, os bancos utilizam o sistema de renda fixa para reter valores vindos do público. É uma forma de emprestar dinheiro de alguns clientes para outros em forma de cheque especial, financiamento e crédito consignado, por exemplo. O pagamento do título bancário pode ser debitado automaticamente na sua conta corrente.

Viu só como funciona o boleto bancário? Muito prático, não é verdade? Agora que você já sabe das vantagens, pode aproveitar melhor o recurso pra manter em dia as suas finanças pessoais. Afinal, o boleto impede que a gente contraia dívidas com o cartão de crédito.

Então, já que chegou até aqui, que tal aprender ainda mais com a gente? Assine nossa newsletter e receba vários conteúdos!

Busca do Blog
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Como sacar dinheiro do PicPay no Banco24Horas? Aprenda agora!

Como sacar dinheiro do PicPay no Banco24Horas? Conheça tudo sobre o assunto e aprenda o passo a passo pra usar essa facilidade!

Como sair das dívidas: um guia prático pra organizar suas finanças

Com dívidas, você precisa parar, avaliar e planejar uma saída. Do contrário, corre o risco de aumentar o problema a cada dia. Vamos entender pra resolver?

Tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergência!

Ainda não tem uma reserva de emergência pra imprevistos? Entenda por que ela é tão importante e aprenda a criar a sua!

Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?

Você sabe como conseguir descontos? O primeiro passo é planejar muito bem suas compras. Leia o artigo pra ver mais dicas sobre como economizar!

Veja 5 dicas de economia doméstica pra aplicar a partir de hoje!

Quer alcançar seus objetivos financeiros mais rapidamente? Venha conhecer algumas práticas de economia doméstica!

Ovo de Páscoa caseiro: veja se vale a pena e descubra como fazer!

Quer aprender a fazer ovo de Páscoa caseiro? Então, veja agora mesmo o passo a passo que preparamos pra você!

Aprenda como declarar dinheiro em espécie no imposto de renda!

Sabe a multa por não declarar dinheiro em espécie? Nem precisa se preocupar com isso! A gente te ensina o passo a passo!

Afinal, vale a pena pagar IPTU à vista? Confira!

Esclarecemos de modo prático o que você deve levar em conta pra não ter prejuízo com o IPTU. Confira!

6 passos pra definir e alcançar os objetivos financeiros

Aprenda neste conteúdo como definir e alcançar seus objetivos financeiros e assuma o controle da sua vida.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot