Como pagar boleto no caixa eletrônico do Banco24Horas? Veja como é fácil!

Veja o passo a passo completo pra pagar boletos com a ajuda do Banco24Horas!
Por Equipe do Banco24Horas
26/08/2021
format_align_left 3 minutos de leitura

Você já percebeu que quase todas as contas que temos que pagar vêm em forma de boleto bancário? É só pensar na compra feita na internet, a fatura do cartão, carnês de lojas, impostos, contas de consumo como água, luz, gás etc. Mas você sabe como pagar boleto no caixa eletrônico?

O processo é bem simples, e usar o Banco24Horas garante ainda mais praticidade. Afinal de contas, você consegue realizar várias operações de diversos bancos em apenas um lugar: tirar extrato da conta, visualizar o saldo, fazer saques, transferências e, é claro, pagar contas.

Quer saber como fazer isso de forma prática e segura? Vem com a gente que vamos mostrar o passo a passo!

Quais tipos de boleto posso pagar no caixa eletrônico?

O boleto bancário é um documento de cobrança. Por meio dele, pessoas, empresas e até o governo conseguem receber pagamentos de naturezas diversas. Olha só quais são os principais tipos de contas:

  • boletos de cobrança: compras feitas pela internet que tenham boleto como forma de pagamento, carnês de lojas, fatura do cartão de crédito, prestação de financiamentos, mensalidade da faculdade e por aí vai;

  • contas de consumo: água, energia, telefone, internet, TV por assinatura, entre outros;

  • impostos e tributos: IPTU, IPVA, DAS, GRU etc.

Várias dessas contas podem ser pagas com as operações de cash in no Banco24Horas. Agora, se você pretende usar o saldo da sua conta bancária pra fazer o pagamento, aí existem algumas limitações. Sabe por quê?

Porque a disponibilidade do serviço depende das operações liberadas pelos diferentes bancos. Alguns não permitem o pagamento de boletos de nenhuma natureza em caixas eletrônicos do Banco24Horas. Já outros aceitam apenas contas de consumo pagas com o saldo da conta corrente. Por outro lado, existem aqueles que aceitam qualquer boleto de quem tem conta corrente ou poupança e permitem até o agendamento.

Então, nossa recomendação é conferir os serviços oferecidos no Banco24Horas conforme o banco em que você é cliente, combinado? Além disso, há restrições quanto ao valor do boleto. O limite também varia de acordo com o banco em que você tem conta.

Outro detalhe importante é a data de validade. Pagar todas as contas até o dia do vencimento é uma dica legal pra economizar dinheiro, mas a gente sabe que, às vezes, ocorrem imprevistos que atrapalham o nosso cronograma de pagamentos, né? Acontece!

Contas de consumo vencidas, por exemplo, podem ser pagas em qualquer caixa eletrônico porque a cobrança de multas e juros vêm na conta seguinte. No entanto, alguns boletos de cobrança precisam ser reemitidos pela empresa responsável — com valores atualizados e uma nova data de vencimento. Aí, sim, dá pra fazer o pagamento.

O que eu preciso ter em mãos pra pagar boleto no caixa eletrônico?

Você precisa da conta impressa com o código de barras ou da linha digitável — que nada mais é que a apresentação em números do código de barras — anotada em algum lugar. Nos boletos de cobrança, os três primeiros dígitos correspondem a um código de banco — isto é, o banco da empresa que receberá o pagamento — e os últimos dígitos representam o valor do documento.

Se o seu banco exigir o uso do cartão para as operações, você precisará estar com ele também. Mas caso as suas informações financeiras possam ser acessadas por sistemas de validação sem cartão, como biometria, código QR, SMS e token, será importante estar com o celular na mão pra fazer o pagamento.

Afinal, como pagar boleto no caixa eletrônico?

O processo de pagamento é muito fácil e intuitivo, assim como diversas outras operações no Banco24Horas, como tirar dinheiro do caixa eletrônico, fazer transferências, entre outras. Afinal de contas, o próprio caixa eletrônico fornece orientações claras pra avançar etapas e concluir a operação.

Mas pra tornar a sua vida ainda mais prática, vamos mostrar um passo a passo simplificado por aqui. Vale lembrar que o processo pode variar conforme os serviços disponibilizados pelo seu banco, viu? Vamos lá!

Inicie a operação

Pra ativar o caixa eletrônico, é necessário inserir o cartão no local indicado. É nesse momento que o sistema faz a leitura dos seus dados bancários pra tornar o pagamento possível.

No caso das operações sem cartão, é só marcar a opção “comece sem cartão”. Em seguida, será solicitado algum meio de validação como biometria, código QR, código SMS ou token.

Marque a opção “pagamentos”

Após o carregamento dos dados da conta, aparecerão na tela as opções disponíveis de acordo com o seu banco. É só marcar “pagamentos” e prosseguir. Em alguns casos, novas alternativas aparecem em seguida, como “água, luz, telefone” e “pagamento com código de barras”.

Posicione o código de barras na leitora

Essa é a hora em que o caixa eletrônico registra as informações do boleto pra fazer o pagamento. Você vai ver uma luz vermelha lá embaixo — perto da parte em que você retira o dinheiro no saque, sabe? Daí, basta posicionar o código de barras no local indicado para que a leitura seja feita.

Se você não tiver o boleto impresso ou se o código de barras estiver ilegível, não tem problema: é só inserir manualmente a linha digitável.

Confira os dados e confirme a operação

Depois da leitura do documento, algumas informações básicas aparecerão na tela, como valor do boleto, nome do beneficiário e nome pagador. Nossa recomendação é conferir se está tudo certinho antes de confirmar e seguir para a próxima etapa. Por último, o caixa eletrônico pedirá pra você validar a operação com senha ou biometria.

Prontinho! Agora é só pegar o comprovante que será impresso pelo caixa eletrônico. Aliás, é legal guardar esse documento por segurança até o boleto ser compensado, combinado? O prazo é de até 3 dias úteis.

Quais são as vantagens de pagar boleto no Banco24Horas?

Dá até um desânimo quando a gente passa na porta de bancos e correspondentes bancários e vê o tamanho da fila, não é mesmo? Pagar boletos no Banco24Horas é garantia de praticidade.

Afinal de contas, sempre tem um caixa eletrônico pertinho de você, seja próximo de casa, do trabalho ou alguma parte do seu trajeto. Olha só algumas vantagens de usar o caixa eletrônico:

  • Conveniência

    O Banco24Horas funciona a qualquer hora do dia ou da noite. Assim, você pode fazer operações no horário que for mais cômodo.

  • Agilidade

    O autoatendimento reduz aquelas filas intermináveis porque você consegue fazer tudo sem ajuda de ninguém.

  • Diversificação de serviços

    São vários bancos e diversas operações de crédito em apenas um caixa eletrônico.

  • Inclusão financeira

    O Banco24Horas democratiza o acesso a serviços bancários pra milhões de brasileiros por meio de seus caixas eletrônicos em grandes centros urbanos e pequenas cidades do interior. 

Viu só como pagar boleto no caixa eletrônico é simples? Usar o Banco24Horas pra esse e demais serviços bancários garante maior praticidade no seu dia a dia e facilita o controle financeiro. Isso porque você não precisa enfrentar filas e pode pagar todas as contas em dia.

Gostou do artigo e quer ver mais? Então, siga a gente nas redes sociais pra conferir mais conteúdos como este. Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você