Passo a passo: como fazer transferência no caixa eletrônico?

Veja o passo a passo de como fazer transferência no caixa eletrônico!
Por Equipe do Banco24Horas
22/09/2020

Quem precisa passar dinheiro de uma conta pra outra — não importa se por TEV, TED ou DOC —, já deve ter se perguntado: como fazer transferência no caixa eletrônico? Entender como esse processo funciona é importante pra facilitar a sua vida e evitar erros.

Quer um exemplo? Se você digitar um número a mais no valor por engano, só poderá tentar recuperar o dinheiro na Justiça. Agora, se o problema for de erro nas informações, a transferência volta pra conta de origem. Nesse caso, é preciso esperar o estorno pra refazer a operação.

Tem dúvidas sobre como fazer transferência sem correr riscos? Vem com a gente que vamos mostrar o passo a passo.

Inicie a operação

Pra ativar o caixa eletrônico, é necessário inserir o cartão no local indicado. Após fazer a leitura, o caixa vai carregar as informações da conta. Em alguns casos, a validação acontece por biometria. Aí não é necessário inserir o cartão, mas sim colocar o dedo solicitado no leitor biométrico.

Marque a opção “transferência”

Após a ativação do caixa, você verá várias opções de transações na tela, como saque, saldo, extrato e pagamento. Pra continuar o processo, você vai precisar selecionar a opção “transferência”. Em seguida, vão aparecer estes 3 tipos de operações:

  • Transferência Eletrônica de Valores (TEV) — transferências entre contas do mesmo banco;

  • Documento de Ordem de Crédito (DOC) — transferência entre contas de bancos diferentes, com valor máximo de R$4.999,99;

  • Transferência Eletrônica Disponível (TED) — transferência entre contas de bancos diferentes, sem limite de valor.

É só escolher a opção que mais se encaixa nas suas necessidades e continuar o processo. Lembrando que a TEV leva, em média, 10 minutos pra cair na conta de destino. A TED também cai no mesmo dia, mas o DOC só é compensado no próximo dia útil.

Selecione o banco que receberá o dinheiro

Na TEV, essa informação não é pedida. Afinal, as duas contas são do mesmo banco, né? Nos casos da TED e do DOC, as opções de instituições financeiras serão mostradas na tela.

Pra seguir, basta marcar o banco que receberá o dinheiro. Se você já souber o código de identificação dele, é só digitar o número. Esse código é uma série de identificação formada por três dígitos, e cada banco tem a sua. Por exemplo:

  • Banco do Brasil — 001;

  • Caixa Econômica Federal — 104;

  • Bradesco — 237;

  • Itaú Unibanco — 341;

  • Santander — 033.

Preencha os campos solicitados

Preencher corretamente os dados para a transferência é uma das dicas mais importantes de como fazer transferência no caixa eletrônico. Qualquer erro nesse momento pode cancelar a operação. Sendo assim, é importante você ter em mãos:

  • nome completo e CPF ou CNPJ do titular da conta que receberá a transferência; 

  • número da conta e agência;

  • tipo da conta (poupança ou corrente);

  • valor que será transferido.

A transação só será efetivada se todas as informações que você der baterem com os dados da conta de destino. Se houver diferenças, o dinheiro voltará à conta de origem. Nesse caso, é preciso esperar pra fazer a operação novamente.

Agora, se errar o valor, não tem volta, viu? Então, muita atenção na hora de preencher os dados, combinado? Depois disso, é só seguir as instruções que aparecerão na tela pra finalizar a operação.

Entendeu como fazer transferência no caixa eletrônico? Vale lembrar que esse processo pode variar um pouquinho entre as instituições financeiras, mas não tem muito mistério. Além disso, vários bancos disponibilizam o serviço nos caixas do Banco24Horas. É uma conveniência a mais.

Gostou do conteúdo? Que tal ver outras informações em primeira mão? Assine nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail.

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras