Passo a passo: como fazer transferência no caixa eletrônico?

Veja o passo a passo de como fazer transferência no caixa eletrônico!
Por Equipe do Banco24Horas
22/09/2020

Quem precisa passar dinheiro de uma conta pra outra — não importa se por TEV, TED ou DOC —, já deve ter se perguntado: como fazer transferência no caixa eletrônico? Entender como esse processo funciona é importante pra facilitar a sua vida e evitar erros.

Quer um exemplo? Se você digitar um número a mais no valor por engano, só poderá tentar recuperar o dinheiro na Justiça. Agora, se o problema for de erro nas informações, a transferência volta pra conta de origem. Nesse caso, é preciso esperar o estorno pra refazer a operação.

Tem dúvidas sobre como fazer transferência sem correr riscos? Vem com a gente que vamos mostrar o passo a passo.

Inicie a operação

Pra ativar o caixa eletrônico, é necessário inserir o cartão no local indicado. Após fazer a leitura, o caixa vai carregar as informações da conta. Em alguns casos, a validação acontece por biometria. Aí não é necessário inserir o cartão, mas sim colocar o dedo solicitado no leitor biométrico.

Marque a opção “transferência”

Após a ativação do caixa, você verá várias opções de transações na tela, como saque, saldo, extrato e pagamento. Pra continuar o processo, você vai precisar selecionar a opção “transferência”. Em seguida, vão aparecer estes 3 tipos de operações:

  • Transferência Eletrônica de Valores (TEV) — transferências entre contas do mesmo banco;

  • Documento de Ordem de Crédito (DOC) — transferência entre contas de bancos diferentes, com valor máximo de R$4.999,99;

  • Transferência Eletrônica Disponível (TED) — transferência entre contas de bancos diferentes, sem limite de valor.

É só escolher a opção que mais se encaixa nas suas necessidades e continuar o processo. Lembrando que a TEV leva, em média, 10 minutos pra cair na conta de destino. A TED também cai no mesmo dia, mas o DOC só é compensado no próximo dia útil.

Selecione o banco que receberá o dinheiro

Na TEV, essa informação não é pedida. Afinal, as duas contas são do mesmo banco, né? Nos casos da TED e do DOC, as opções de instituições financeiras serão mostradas na tela.

Pra seguir, basta marcar o banco que receberá o dinheiro. Se você já souber o código de identificação dele, é só digitar o número. Esse código é uma série de identificação formada por três dígitos, e cada banco tem a sua. Por exemplo:

  • Banco do Brasil — 001;

  • Caixa Econômica Federal — 104;

  • Bradesco — 237;

  • Itaú Unibanco — 341;

  • Santander — 033.

Preencha os campos solicitados

Preencher corretamente os dados para a transferência é uma das dicas mais importantes de como fazer transferência no caixa eletrônico. Qualquer erro nesse momento pode cancelar a operação. Sendo assim, é importante você ter em mãos:

  • nome completo e CPF ou CNPJ do titular da conta que receberá a transferência; 

  • número da conta e agência;

  • tipo da conta (poupança ou corrente);

  • valor que será transferido.

A transação só será efetivada se todas as informações que você der baterem com os dados da conta de destino. Se houver diferenças, o dinheiro voltará à conta de origem. Nesse caso, é preciso esperar pra fazer a operação novamente.

Agora, se errar o valor, não tem volta, viu? Então, muita atenção na hora de preencher os dados, combinado? Depois disso, é só seguir as instruções que aparecerão na tela pra finalizar a operação.

Entendeu como fazer transferência no caixa eletrônico? Vale lembrar que esse processo pode variar um pouquinho entre as instituições financeiras, mas não tem muito mistério. Além disso, vários bancos disponibilizam o serviço nos caixas do Banco24Horas. É uma conveniência a mais.

Gostou do conteúdo? Que tal ver outras informações em primeira mão? Assine nossa newsletter e receba as atualizações no seu e-mail.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Banco24Horas e Claro: faça recarga de celular em caixa eletrônico

Acaba o crédito e não dá pra acessar o aplicativo do banco? O Banco24Horas também resolve essa pra você. Confira!

Como pagar boleto no caixa eletrônico do Banco24Horas? Veja como é fácil!

Como pagar boleto no caixa eletrônico do Banco24Horas? A gente te ajuda mostrando o passo a passo completo pra usar a funcionalidade!

Como encontrar um Banco24Horas mais próximo de você?

Já conhece o aplicativo do Banco24Horas? É uma das opções pra encontrar um caixa eletrônico pertinho de você. Conheça mais sobre essa facilidade no nosso blog!

5 dicas pra usar os 4 saques grátis no caixa eletrônico do Banco24Horas

Quer saber como fazer 4 saques grátis no Banco24Horas? Acesse o nosso blog e confira as dicas que separamos pra você utilizar o benefício!

Novo serviço no caixa eletrônico do Banco24Horas: recarga de celular pré-pago

Tenha comodidade, segurança e praticidade também na recarga de celular — e tudo isso com a ajuda do caixa eletrônico do Banco24Horas. Saiba mais!

Saiba como funciona a solução Saque Digital

Saque sem cartão e com toda a segurança. Entenda como integramos o ambiente digital e o mundo real pra facilitar a sua vida!

Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?

Será que o cartão se tornará desnecessário? Bem, pra algumas operações, como o saque, ele já é dispensável. Saiba mais neste post!

Dinheiro em 2020: quais foram os principais acontecimentos do ano?

Curte acompanhar as retrospectivas de cada ano? Então, vem ver essa que fizemos sobre o uso do dinheiro em 2020!

Afinal, dinheiro transmite coronavírus? Quais cuidados tomar?

A transmissão de Covid-19 por notas de dinheiro é bem baixa. E pra que você fique sem dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo especial. Vem com a gente!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot