Aprenda como declarar dinheiro em espécie no imposto de renda!

Aprenda a evitar a multa por não declarar dinheiro em espécie!
Por Equipe do Banco24Horas
04/03/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

A gente sabe como é! O ano mal começa e já aparecem as dúvidas sobre a declaração. Uso a declaração simplificada? O que acontece se enviar a minha com erro? A declaração retificadora pode dar algum problema? Como declarar dinheiro em espécie no imposto de renda?

Neste post, você vai entender rapidamente quando deve se preocupar com a declaração do dinheiro e como fazer isso. Quanto antes tirar todas as dúvidas, mais cedo envia a declaração e antes recebe a devolução. Então, não vamos perder tempo!

É obrigatório declarar dinheiro em espécie?

A declaração de dinheiro em espécie é um processo bastante importante para a Receita Federal manter o controle financeiro nacional. Você pode declarar qualquer valor, mas a obrigação é apenas pra reservas acima de R$30 mil. Se deixar de informar esses números, pode ter problemas, como multas e punições.

Como declarar Real em espécie no imposto de renda?

O mais importante é que você inclua dados corretos e coerentes. Valores incompatíveis com a sua renda, por exemplo, podem gerar suspeitas e até colocar seu nome na malha fina. Sabe do que estamos falando, não é?

Esse termo é usado para a lista de contribuintes que têm a declaração investigada, depois de passar pelo pente fino automatizado dos sistemas da Receita — pente fino X malha fina; pegou? Vamos aos passos!

Passo 1

Tudo começa acessando o programa da declaração: Programa Gerador da Declaração Dirf. A versão muda anualmente e pode ser facilmente baixada no site da Receita, de acordo com o sistema operacional que você usa.

Se você mantém os arquivos das declarações anteriores e o número do recibo da última entrega, pode importar os dados lançados, o que vai evitar precisar escrever tudo novamente. Com a importação, basta incluir os dados do ano passado e alterar o que for preciso, como o seu endereço.

Passo 2

Com o sistema aberto, procure pela opção “Bens e direitos”, que é o espaço pra incluir as informações sobre o real. A modalidade para isso é a seguinte:

  • posse em moeda nacional: código 63.

Passo 3

Agora você sabe o que fazer, certo? Falta informar o dinheiro em espécie que esteve com você durante o ano passado. No sistema, você vai encontrar dois campos. No primeiro, digite quanto você tinha em dinheiro no último dia do ano retrasado ao atual. Ou seja, para a declaração feita no ano de 2023, vale o dia 31/12/2022.

No segundo campo, você precisa informar o quanto tinha no último dia do ano passado, que, no caso do exemplo, é 31/12/2022 — o ano de exercício da declaração, ou seja, aquele no qual ocorreram as movimentações que você está declarando. 

Agora você sabe como declarar dinheiro em espécie no imposto de renda, uma ação importante para a economia do país. E ao preencher tudo corretamente você também evita o risco de algum imprevisto, como cair na malha fina.

As informações foram úteis para você? Acompanhe o Banco24Horas nas redes sociais pra mais dicas financeiras. Estamos no Twitter, no YouTube, no Instagram e no Facebook.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

Dinheiro em espécie: como surgiu o papel-moeda?

Você sabe como o dinheiro em espécie ganhou força na economia e várias versões pelo mundo? Entenda a evolução desse documento com a gente!

Dinheiro em espécie: vamos conhecê-lo melhor?

O Banco24Horas te convida a acompanhar uma série de artigos sobre a história e evolução dessa forma de pagamento.

Benefícios de uma recarga pré-paga

Que tal conhecer o processo de recarga pré-paga elaborado para os gift cards? Explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa compra de créditos!

O que dar de presente: 9 ideias para surpreender

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)