O que é sangria de caixa? Contamos pra você!

Sangria de caixa: como e quando fazer? Confira algumas dicas importantes!
Por Equipe do Banco24Horas
24/09/2020

Quem trabalha ou tem algum negócio, como hipermercados ou supermercados, provavelmente já sabe o que é sangria de caixa. Mas, se você está começando a empreender, vale a pena conhecer esse conceito — principalmente pra ter as finanças controladas, livres de surpresas desagradáveis.

De um jeito rápido e direto, sangria de caixa é quando acontecem retiradas não programadas de dinheiro do caixa. Isso pode ocorrer várias vezes ao dia, por diversos motivos. O importante é sempre ficar de olho quando acontecer, anotando ou registrando no sistema de gestão todas essas saídas.

Pensando em te ajudar com o assunto, a gente reuniu algumas das principais informações sobre sangria de caixa. Vamos conferir?

O que é sangria de caixa?

Como a gente disse antes, a sangria é uma retirada não planejada de dinheiro do caixa. Um bom exemplo de hora pra fazer isso é quando acaba algum material no estoque e é preciso repor o quanto antes. Daí, você pega a quantia pra realizar a compra ou pra não deixar o caixa com grandes valores acumulados durante o dia.

Outro detalhe importante é que ela é usada pra contabilizar os números corretamente. Se a quantia for registrada em relatório, a gente chama isso de “quebra de caixa”. E pode ser algo positivo, quando o valor retirado for maior do aquele que foi anotado.

Mas também pode ser algo negativo, se a sangria de caixa for menor do que o registro contabilizado. Nesse caso, é hora de parar pra entender o que aconteceu. Pode ter ocorrido um erro no momento de passar o troco, por exemplo, um furto ou outro tipo de problema.

Como fazer a sangria de caixa?

Depois que a gente tem em mente o que é sangria de caixa, o ideal é considerar algumas prioridades. Isso quer dizer que você deve se preparar para a retirada de dinheiro de forma inesperada. O procedimento precisa acontecer de um jeito seguro e prático.

Se o caixa está com uma quantidade alta de dinheiro, é bom fazer a sangria e levar o montante pra um lugar seguro — como um cofre interno em seu estabelecimento ou depósito em conta. Esse tipo de operação é também muito conhecido como “alívio de caixa”.

Quais são as boas práticas pra realizar a sangria de caixa diariamente?

Pra ajudar a fazer a sangria de caixa da melhor maneira possível, algumas dicas são bem-vindas. Veja só!

Monitore a necessidade de realizar ao longo do dia

Se você faz muitas vendas com dinheiro em espécie, a sangria provavelmente vai acontecer algumas vezes por dia. Então, verifique os momentos de pico e faça um levantamento pra ter uma noção dos horários em que ela geralmente ocorre.

Crie um fluxo de organização pra registrar os valores

Isso pode ser feito de forma manual, em um caderno, ou com ajuda de inovação, usando o computador e recursos digitais. Porém, o que importa mesmo é nunca deixar de registrar cada movimentação.

Encontre um caixa eletrônico próximo

Essa prática garante mais segurança, se você preferir depositar o dinheiro da sangria de caixa diretamente na conta do estabelecimento.

Agora que você já entendeu o que é sangria de caixa, lembre-se de situações do seu dia a dia que podem ser otimizadas.

Sabia que dá pra sacar sem cartão no Banco24Horas? E também aproveitar os benefícios do limite de saque? Pessoas físicas com conta corrente podem fazer até 4 saques grátis por mês nos nossos caixas. Uma facilidade e tanto, né?

Pra ficar sempre por dentro de assuntos importantes como este, siga a gente também pelas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe as postagens!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras