É possível parcelar a fatura do cartão de crédito? Descubra!

Quer saber como parcelar a fatura do seu cartão de crédito? Confira o post!
Por Banco24Horas
23/02/2022
format_align_left 3 minutos de leitura

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento bastante popular para os brasileiros. Ele funciona com um limite predefinido, permitindo que o consumidor adquira bens e serviços e só pague por esses valores no dia do vencimento da fatura.

Mas mesmo com um bom planejamento financeiro, quem nunca se deparou com aquele gasto surpresa, que acaba comprometendo o orçamento? Se isso acontecer e você perceber que não vai conseguir pagar o valor total da dívida, não se desespere: é possível parcelar a fatura do cartão de crédito.

Quer saber como funciona esse serviço e quais cuidados ter pra optar pelo parcelamento? Preparamos este artigo que vai resolver as principais dúvidas sobre o tema. Bora com a gente?

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito?

Quando não conseguem arcar com o valor total cobrado no cartão, muitas pessoas optam pelo pagamento mínimo, entrando no chamado crédito rotativo, com cobrança de juros sobre o saldo de devedor. O problema é que nem sempre o consumidor tem saldo pra pagar o mínimo da fatura e acaba ficando inadimplente.

É importante ressaltar que o não pagamento pode levar ao bloqueio do cartão e fazer com que o seu nome seja negativado nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, afetando o cadastro positivo. Pra evitar tudo isso, alguns bancos oferecem a opção de parcelamento.

Nessa modalidade, a fatura é parcelada como se fosse um empréstimo, mas com juros mais baixos que o rotativo. Além disso, também é possível negociar a quantidade de parcelas. Com o parcelamento, o consumidor pagará o valor total em parcelas fixas, com valores mais acessíveis.

Como solicitar o parcelamento?

Pra negociar dívidas de cartão de crédito, basta entrar em contato com o banco por meio dos canais de atendimento — como telefone, internet banking, chat, aplicativo de celular, e outros meios disponíveis pela instituição financeira — e solicitar o parcelamento. A partir daí, basta pagar as parcelas em dia.

Quais são os riscos relacionados ao parcelamento da fatura?

Ao optar pelo parcelamento, muitas pessoas acabam incluindo no planejamento financeiro apenas os valores das parcelas fixas, mas continuam comprando com o cartão de crédito. Com isso, há um grande risco de extrapolar o orçamento novamente, fazendo uma dívida maior do que pode pagar.

Outro problema comum é o atraso no pagamento. Caso isso ocorra, pode gerar ainda mais juros — além dos já embutidos nas parcelas fixas —, ou o parcelamento pode ser cancelado.

Pra evitar que isso aconteça, é muito importante não atrasar o pagamento. Assim, se você notar que não será possível pagar a parcela em dia, pode entrar em contato com o banco pra negociar um novo acordo de parcelamento.

É possível pagar a fatura com outro cartão de crédito?

Alguns bancos permitem que a fatura seja paga com outro cartão de crédito. Porém, nem sempre o serviço está disponível pra todos os clientes. Antes de considerar fazer o pagamento por esse meio, cheque com o seu banco se existe a possibilidade.

Além disso, o pagamento da fatura com outro cartão de crédito tem algumas regras, como:

  • os cartões devem ser de bancos diferentes;

  • o limite de crédito disponível deve cobrir o total da fatura;

  • os cartões não podem ter a mesma data de vencimento;

  • a fatura não pode estar vencida.

Parcelar a fatura do cartão de crédito é uma forma de ganhar fôlego e mais tempo pra pagar a dívida. Só que você não se esquecer de que toda compra que fizer vai entrar normalmente nas próximas faturas, junto das parcelas fixas já negociadas. Por isso, mantenha uma boa organização financeira ao optar por essa modalidade de pagamento, combinado?

Gostou do nosso conteúdo? Então, deixe a gente de ajudar mais um pouco: baixe a nossa planilha de controle de gastos e monitore as suas finanças!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)