O que é cadastro positivo? Entenda aqui e agora!

Tire suas dúvidas sobre cadastro positivo!
Por Equipe do Banco24Horas
16/06/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Você já deve imaginar a importância de estar com o nome limpo, não é mesmo? Ter um CPF sem restrições deixa a vida da gente mais tranquila, além de garantir acesso a cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outras soluções financeiras. Mas você sabe o que é cadastro positivo?

Diferentemente do cadastro negativo, que considera apenas o que a gente faz de errado — e pode deixar o nosso nome sujo —, o cadastro positivo considera todo o histórico de pagamentos. Ou seja, nossos bons hábitos também contam e nos ajudam a ganhar credibilidade no mercado.

Tem interesse pelo assunto e quer saber mais? Vem com a gente que vamos explicar o que significa cadastro positivo e por que ele é importante pra sua vida financeira. 

Afinal, o que é cadastro positivo?

De modo bem simples, o cadastro positivo é uma espécie de “currículo financeiro” que mostra o histórico de pagamentos das pessoas. Quem paga tudo direitinho fica bem na fita.

Por exemplo: imagine que você tem um carro financiado. O valor do bem, a quantidade de parcelas, as datas de vencimento dos boletos e os dias em que os pagamentos foram feitos aparecerão lá. Entram nesse banco de dados informações sobre empréstimos, cartões de crédito, contas de energia, telefone, internet e por aí vai.

Ter o CPF nesse cadastro é interessante inclusive pra quem é autônomo ou fatura um dinheirinho extra informalmente, pra complementar o orçamento familiar. Isso porque, mesmo sem conseguir comprovar renda, é possível verificar que o consumidor paga todas as suas contas em dia — informações úteis na hora que você precisar de crédito. Legal, né?

Como ele funciona?

Sabe a financeira do cartão de crédito, o banco responsável pelo financiamento do seu carro e a concessionária de energia elétrica da sua região?

Pois bem, todas as empresas com as quais você tem relacionamento — inclusive um comércio local que tem crediário próprio — compartilham as informações financeiras dos clientes com os birôs de crédito.

Mas o que é isso? Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse termo técnico esquisito, mas deve conhecer o Serasa e o SPC, não é mesmo? Os birôs de crédito são esses tipos de instituições que coletam informações de várias fontes sobre dívidas e pagamentos do consumidor, pra avaliar os riscos de inadimplência. São eles os responsáveis pelo gerenciamento do cadastro positivo.

Como ativar o cadastro positivo?

A inclusão é gratuita e automática desde 2019. Se você tem algum empréstimo, por exemplo, as informações de seus pagamentos já estarão por lá. Pra conferir os dados, é só acessar estes sites aqui:

Quem estiver acessando pela primeira vez precisará fazer o registro no site antes, combinado? Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório. Se você não quiser estar nesses bancos de dados, basta pedir pra sair. É só solicitar o cancelamento em qualquer um dos birôs que as informações vão sumir de todas as instituições.

No entanto, nossa recomendação é que você mantenha o seu cadastro ativo. Sabe por quê? O cadastro negativo não vai deixar de existir. Ou seja, a inscrição positiva é interessante porque mostra todos os hábitos de pagamento, e não apenas aquelas contas que você deixou de quitar.

Caso a sua preocupação seja com a privacidade de dados, já vamos te tranquilizar. Informações como salário, saldo bancário, limites de cartão de crédito e placa do carro, por exemplo, não são compartilhadas.

O que é score de crédito?

É um sistema de pontuação usado pelos birôs de crédito pra avaliar os riscos de inadimplência do consumidor. As informações do cadastro positivo são colocadas na balança na hora de calcular o score de cada pessoa.

Quem costuma pagar as contas após o vencimento — até mesmo aquelas básicas, como energia, água e telefone — e tem parcelas de um financiamento atrasadas, por exemplo, perde pontos.

Por outro lado, quem tem um bom controle das finanças pessoais, mantém os pagamentos em dia e não tem nenhuma dívida negativada, fica bem-visto aos olhos do mercado financeiro.

Agora, você pode estar se perguntando: mas o que é considerada uma pontuação boa ou ruim? Geralmente, o score varia de 0 a 1.000 pontos, e os clientes são categorizados assim:

  • 0 a 300 pontos: pontuação ruim, porque indica alto risco de inadimplência;

  • 300 a 700 pontos: pontuação razoável, pois representa um moderado risco de inadimplência;

  • 700 a 1000 pontos: pontuação legal, devido ao baixo risco de inadimplência.

Pra saber em qual faixa você está, é só entrar naqueles sites que mostramos para o cadastro positivo lá em cima — Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. Ao entrar no sistema, é possível visualizar o seu score de crédito.

Quais são as vantagens de ter uma pontuação alta?

Quando você pede um empréstimo, a instituição financeira dá uma olhadinha no seu score pra avaliar os riscos de inadimplência. Quanto menor for a pontuação, maiores são as chances de aquela pessoa não honrar com as parcelas direitinho.

Logo, quem tem uma pontuação acima de 700 é visto com mais confiança no mercado financeiro. Quanto maior for o score, menor é a probabilidade de o cliente dar calote. Daí o acesso ao crédito é facilitado, os processos de aprovação são mais rápidos e é possível conseguir melhores condições de pagamento, como prazos mais longos e taxas de juros mais baratas.

Como manter o score alto?

Nossa primeira orientação é fazer um bom planejamento pra definir metas e objetivos financeiros. Se você pretende financiar um imóvel, por exemplo, já sabe que precisará de score alto pra conseguir a aprovação do crédito, certo? Então, é só programar e seguir as dicas pra aumentar a sua pontuação e mantê-la elevada. Vamos lá?

Limpar o nome

Não tem jeito: quem tem restrições no CPF fica com o score de crédito baixo. Logo, pra quem está com o nome sujo, o primeiro passo pra tirar a pontuação do vermelho é renegociar e quitar todas as dívidas.

Colocar todas as contas no seu nome

Somente as faturas que estão no seu nome são contabilizadas no score. Sendo assim, o ideal é centralizar todas as contas da casa em um único CPF: água, energia, telefone, internet, TV por assinatura e por aí vai.

Pagar os boletos em dia

Essa é uma dica importante não só pra elevar o score, mas também pra economizar dinheiro. Afinal de contas, os atrasos geram multas e juros. 

Pagar tudo até o dia do vencimento é importante porque demonstra ao mercado que você tem compromisso, ou seja, é confiável. Isso dá uma levantada no seu score.

Permanecer no cadastro positivo

Lembra que já falamos que os dados do cadastro positivo são usados pra o cálculo do score? Então, nossa dica aqui é manter o seu CPF no banco de dados das empresas especializadas em análise de crédito.

O histórico de bom pagador ajuda a manter a pontuação alta. Outra coisa importante é deixar todos os dados atualizados lá no sistema, combinado?

Entendeu o que é cadastro positivo? É uma espécie de "currículo financeiro” que serve pra mostrar às empresas que você paga todas as contas em dia. Isso é bom pra sua reputação e pode facilitar o processo de concessão de crédito.

Gostou do que leu? Então, que tal ver mais informações úteis? Siga a gente no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Boleto bancário: o que é, como funciona e por que foi criado?

O boleto bancário é uma ótima opção na hora de realizar compras, tanto no físico, quanto no digital. Conheça esse modelo de pagamento e suas vantagens.

Dicas de finanças do Banco24Horas para organizar suas contas em 2024

Confira as dicas de finanças preparadas pelo Banco24Horas para você sair do vermelho e deixar as contas em dia em 2024.

Como fazer um bom currículo? Conheça 5 dicas para construir o seu

Controle de gastos no verão: conheça os benefícios do pagamento à vista

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)