Saque ATM: descubra o que é e como fazê-lo

Acesse nosso post e descubra o que saque ATM é e como fazê-lo!
Por Equipe do Banco24Horas
09/10/2020

Você já viu no seu extrato bancário o termo “saque ATM” e ficou na dúvida sobre o que isso significa? É aquele saque normal que a gente faz no caixa eletrônico pra retirar dinheiro da conta. A operação pode ser feita tanto em caixas de agências bancárias quanto no Banco24Horas.

E tem mais! É possível fazer isso de graça. Todo brasileiro pessoa física com conta corrente tem direito a, no mínimo, quatro saques gratuitos todos os meses. Isso quer dizer que, se você organizar direitinho, não vai precisar pagar tarifas pra ter dinheiro na mão.

Quer entender mais sobre o assunto e saber como fazer suas operações nos caixas eletrônicos? Explicamos tudo neste artigo!

O que é o saque ATM?

ATM é a sigla em inglês pra Automatic Teller Machine. Aqui no Brasil, a gente conhece como caixa eletrônico. Então, estamos falando daquela transação que você faz no Banco24Horas pra retirar dinheiro da conta bancária ou do cartão de crédito.

Quando ele pode ser utilizado?

Sempre que você precisar usar dinheiro em espécie e tiver saldo suficiente na conta pra fazer a transação. A operação no caixa eletrônico é mais prática porque você consegue fazer isso sem precisar da ajuda de ninguém.

Outra vantagem é a disponibilidade, já que não é necessário se limitar ao horário de funcionamento da agência bancária. Enquanto muitos bancos funcionam das 11h às 16h, por exemplo, a área de caixas eletrônicos costuma ficar aberta das 6h às 22h.

Já o saque no Banco24Horas funciona 24 horas. Algumas vezes, os caixas estão dentro de estabelecimentos que não ficam abertos esse tempo todo. Aí, a disponibilidade segue os horários de funcionamento de cada espaço. Basta usar o nosso app pra ficar bem informado sobre os caixas disponíveis.

Vale lembrar que, geralmente, os bancos fixam limites de saques diários nos caixas eletrônicos. A única situação em que o saque não é possível é quando você precisa sacar valores mais altos. Daí vai ter que entrar na agência pra fazer a operação na boca do caixa, combinado?

Como fazer os seus saques?

É só procurar o caixa eletrônico mais próximo. Com a inovação bancária, hoje já é possível fazer saques até mesmo sem cartão. A validação da operação pode ser feita com biometria, código numérico ou código QR. Neste último caso, é necessário estar com o celular em mãos pra acessar o aplicativo do seu banco e escanear o código exibido na tela do caixa.

Como as operações com cartão e biometria ainda são as mais comuns, vamos explicar como fazer esses tipos de saques nos caixas eletrônicos. As etapas são bem parecidas tanto para as transações em caixas do próprio banco quanto no Banco24Horas. Acompanhe o passo a passo:

  • insira seu cartão ou use a biometria para ativar o caixa;

  • selecione a opção “saque”;

  • tecle o valor que você deseja retirar;

  • insira a sua senha;

  • conclua a operação e retire o dinheiro.

O saque ATM é aquela operação pra retirar dinheiro no caixa eletrônico. Como você viu, o processo é bem simples e gratuito — desde que não ultrapasse a quantidade incluída no seu pacote de serviços. Lembre-se de que dá pra fazer isso nos caixas do Banco24Horas, viu? É bem conveniente, afinal, sempre tem um caixa pertinho de você.

Gostou? Então, curta e siga a gente no Facebook. Compartilhamos muitas informações úteis por lá!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras