Empresas investem em conveniência para atrair e fidelizar clientes

Comércio aposta nas ‘lojas de conveniência’ para aumentar lucro e clientes
Por Banco24Horas
20/03/2023
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Produtos e serviços de rápido consumo podem alavancar vendas em estabelecimentos de diferentes segmentos

Mulher escolhendo produtos da prateleira

Associada a um recurso comercial utilizado apenas pelos postos de combustíveis, a loja de conveniência é uma estratégia de venda que ganha corpo no Brasil em outros segmentos. Você já deve ter encontrado à sua disposição de compra, doces no balcão de um cabeleireiro, ou até bolsas em uma banca de jornal. Essa oferta de produtos e serviços, a princípio desconexa do foco original dos estabelecimentos, é chamada pelo mercado de Conveniência.

Convidamos você a entender um pouco sobre esse método de venda que já ganhou milhares de adeptos e caiu no gosto dos consumidores.

Antes de mais nada, o primeiro registro da abertura de uma loja de conveniência aconteceu em 1927, nos Estados Unidos. Joe Thompson, dono de uma fábrica de gelo, abriu uma lojinha improvisada no interior do seu estabelecimento para atender os seus funcionários. Com o tempo, esse comércio atraiu a comunidade local e ampliou a oferta de itens.

De lá para cá, as lojas de conveniência se popularizaram e oferecem uma gama infinita de produtos e serviços. Essa versatilidade atrai clientes e gera aos estabelecimentos comerciais uma margem de lucratividade muito boa. Nos Estados Unidos, por exemplo, o peso da conveniência no varejo é de 20% — no Brasil: 4%.

Apresentamos a seguir algumas regras de ouro para quem decide praticar a Conveniência em seu comércio.

Foque na venda de impulso

Quem nunca saiu para comprar um detergente e encheu a cestinha do supermercado? Pois é, todos nós estamos sujeitos a realizar compras de impulso. Sabendo disso, muitas empresas oferecem produtos extras em locais estratégicos – próximos aos pontos de pagamento, geralmente.

As bebidas são muito consumidas dessa forma e têm um grande peso no faturamento da Conveniência (20%). Isso porque, normalmente, são itens comprados de última hora e o consumidor não vê problema em pagar um pouco mais do que o valor praticado em outros locais.

Os doces também são campeões de venda, pois assim como as bebidas, conseguem provocar um novo e imediato desejo nas pessoas. E aí está um dos trunfos da conveniência: gerar necessidade urgente de consumo. A comprovação disso é a quantidade de doces, salgadinhos e guloseimas que encontramos ao redor dos caixas em diferentes estabelecimentos comerciais.

Trabalhe na fidelização

Algumas empresas usam a Conveniência para ajudar na fidelização dos clientes em seu comércio principal. Os postos de combustíveis já fazem isso com maestria. Via de regra, eles lançam campanhas nas quais o consumo de combustível gera pontos que podem ser trocados por produtos da conveniência.

Essa sinergia agrega bastante valor ao negócio, principalmente quando a empresa tem dificuldade em manter um público fiel. E nesse aspecto, os postos de combustíveis continuam sendo um grande exemplo.

Não é uma prática comum abastecer veículos em um único posto, justamente porque esse tipo de consumo depende de fatores extras, como a necessidade imediata. No entanto, esse hábito pode mudar se um posto perto da sua casa oferecer ótimas oportunidades em seu programa de fidelização. Se o benefício for atraente, você pode passar a programar o abastecimento de maneira a recorrer sempre ao mesmo estabelecimento, não é?

Assim sendo, para essa estratégia dar certo, um investimento em marketing pode ser necessário. Uma dica é apostar nas divulgações digitais!

Ofereça compras de última hora

Sabe aquela vela de bolo de aniversário que você esqueceu de comprar e só se deu conta perto de cantar parabéns? Lembra daquele gelo que acabou no meio da festa? Os estabelecimentos que utilizam a Conveniência preenchem suas prateleiras com produtos que vão te fisgar no consumo de última hora.

Ou seja, quem investe em Conveniência sabe que está trabalhando com vendas possivelmente certas. Isso garante não só a lucratividade do negócio, mas também a satisfação do cliente, que está em busca de comodidade. 

Diversifique as oportunidades

Uma loja de conveniência não diversifica só os produtos ofertados, mas também o seu público e as oportunidades de venda. Dessa forma, há a garantia de que o negócio venderá em qualquer circunstância, não importando qual seja o cenário econômico apresentado.

Nesse quesito, basta lembrar dos incentivos de compra realizados por alguns estabelecimentos na época de Copa do Mundo. As bancas de jornais são bons exemplos! Nelas, você podia comprar revistas e adquirir, ainda, uma peruca verde-amarela!

Mantenha a conveniência com custos baixos

O último motivo para trabalhar a Conveniência como estratégia de venda é muito simples: não é preciso investir muito para oferecer essa solução ao cliente! As lojas de conveniência realizam vendas rápidas e, por isso, se mantêm vazias na maior parte do tempo.

Ou seja, você não precisará de um espaço muito grande para vender os seus produtos. A proposta aqui é outra! E, acredite: o cliente sabe disso e está acostumado! Um espaço reduzido pode oferecer tudo o que o consumidor procura em termos de conveniência.

Por falar em conveniência...

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E aí? Gostou de saber como você pode utilizar a conveniência para ampliar os resultados de sua empresa? Então não deixe de conferir outras estratégias de negócios como o marketing multicanal e como você pode implementá-lo em sua empresa.

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