Governo desenvolve app para prevenir roubo de celulares, golpes e fraudes financeiras
O aplicativo Celular Seguro, lançado pelo governo brasileiro, foi desenvolvido para ajudar a combater roubos e furtos de celulares no país. Este serviço permite que os usuários bloqueiem rapidamente o dispositivo, a linha telefônica e os aplicativos bancários caso o telefone seja roubado ou furtado.
No Brasil, a situação do roubo e furto de celulares apresenta números alarmantes. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022 foram registradas aproximadamente 1 milhão de ocorrências de roubo e furto de aparelhos no Brasil. Esse número indica uma média de 2 roubos e furtos por minuto, destacando a gravidade do problema no contexto nacional.
Esses dados reforçam a necessidade de medidas robustas de segurança e proteção, não apenas em termos legais e policiais, mas também em termos de tecnologia pessoal e corporativa para prevenir e mitigar os impactos desses crimes.
Um estudo do DataFolha em parceria com a TecBan, divulgado em 2023, apontou que quando o assunto é golpe financeiro, o brasileiro tem mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Isso se justifica pelo alto índice de transações realizadas por meio do aparelho celular no país.
A crescente prevalência de estelionatos eletrônicos, que muitas vezes estão ligados à receptação de dispositivos móveis roubados ou furtados, intensifica a importância de uma abordagem mais integrada e tecnologicamente avançada para lidar com esse tipo de crime.
Por isso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com uma série de instituições, lançou um aplicativo que facilita o bloqueio dos aparelhos celulares e reduz os prejuízos para os seus proprietários.
Conheça o programa Celular Seguro
O Celular Seguro tem como objetivo não apenas proteger as informações pessoais dos usuários, minimizando o risco de fraudes, mas também inutilizar o aparelho para desestimular furtos e roubos a médio e longo prazo.
Quando uma pessoa avisa que um celular foi roubado no aplicativo Celular Seguro, o sistema permite que o usuário, ou uma pessoa de confiança previamente cadastrada, peça rapidamente o bloqueio do dispositivo, a linha telefônica e os aplicativos bancários associados ao telefone.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deseja que esse processo desincentive o roubo ao tornar o dispositivo “um pedaço de metal inútil”, impossibilitando o acesso as informações e a venda do aparelho posteriormente.
Mas para alcançar esse objetivo, ainda serão necessários alguns avanços. Por enquanto, trabalham junto ao governo nesse programa: Anatel, ABR Telecom, Algar Telecom, Claro, Datora Telecom, Emnify Brasil, Sercomtel, Surf Telecom, TIM, Vivo/Telefônica, Febraban, Banco do Brasil, Banco Inter, Banco Pan, Banco Safra, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob, Sicredi e XP Investimentos.
Empresas como a 99 Táxi, iFood, Zetta, Uber, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e o Google (Android) também já assinaram o protocolo de intenções para adesão do projeto em breve.
Na prática, o programa atua como um botão de emergência, ativando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras de telefonia e os bancos de uma única vez e de maneira rápida.
Veja como instalar e ativar o aplicativo
- Instale o aplicativo Celular Seguro nas plataformas Google Play (Android) ou App Store (iOS);
- Faça o login utilizando a conta gov.br. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criar uma diretamente pelo aplicativo ou pelo site gov.br;
- Leia atentamente os termos de privacidade e, se concordar, aceite-os;
- Na página inicial, realize o cadastro dos seus dispositivos (não há limite) e indique uma pessoa de confiança que também poderá sinalizar o roubo ou furto do aparelho caso necessário.
Veja como notificar um furto ou roubo de aparelho
Em momentos de stress como o roubo ou furto de um celular, é essencial saber como agir rapidamente. Portanto, tenha em mente esse passo a passo:
- Abra o aplicativo "Celular Seguro" em outro dispositivo ou através de um navegador (como Chrome ou Ópera);
- Faça login com suas credenciais da conta gov.br;
- No menu principal, encontre e selecione a opção "Registrar ocorrência" ou algo similar, conforme a interface do app;
- Preencha o formulário com informações sobre o roubo ou furto. Você precisará informar detalhes como a data, hora e circunstâncias do incidente;
- Escolha na lista de dispositivos cadastrados aquele que foi roubado ou furtado;
- Revise todas as informações. Se estiverem corretas, confirme o envio do relatório;
- O sistema processará seu pedido e solicitará aos parceiros o bloqueio do dispositivo e acessos vinculados, como linhas telefônicas e aplicativos bancários, para proteger seus dados.
Alguns serviços devem ser bloqueados imediatamente, mas algumas instituições podem precisar de até 30 minutos realizar a restrição. O usuário tem até 15 dias para realizar o pedido de bloqueio de um dispositivo roubado ou furtado.
O app utiliza criptografia de dados e segue políticas de privacidade rigorosas para proteger as informações dos usuários. Essas medidas garantem que os dados pessoais sejam codificados e manejados com segurança, conforme as leis de proteção de dados, aumentando a segurança e a confiança no uso do aplicativo.
Com a ajuda de várias instituições e uma tecnologia de ponta, o aplicativo Celular Seguro é uma jogada esperta do governo para nos manter seguros de roubos de celulares e fraudes.
À medida que mais parceiros se juntam e as funcionalidades melhoram, o app promete ser ainda mais útil. Vale a pena dar uma conferida e usar essa ferramenta para aumentar sua segurança digital contra crimes envolvendo dispositivos eletrônicos.
Leia também: Golpes financeiros, saiba como identificá-los e evitá-los