É possível fazer saque no cartão de crédito? A gente te conta aqui

Veja as principais informações pra fazer saque no cartão de crédito!
Por Equipe do Banco24Horas
19/08/2021
format_align_left 3 minutos de leitura

Por mais que existam vários métodos digitais de pagamento, o dinheiro vivo é um recurso fundamental no dia a dia dos brasileiros.

E isso vale tanto pra ter um maior controle do que entra e do que sai quanto pra comprar em um local que só aceita notas. Por isso, é importante entender mais sobre as funcionalidades que podem ser exploradas pra ter dinheiro na mão, como o saque no cartão de crédito.

Imagine o seguinte cenário: já é o final do mês e o saldo em conta está acabando, mas você precisa realizar um pagamento em dinheiro. O que pode ser feito pra resolver esse problema? Nem todo mundo sabe que uma das respostas pra o problema é o saque no cartão de crédito. Isso mesmo, utilizar um cartão que não seja de débito pra sacar o dinheiro necessário.

Mas você sabe como funciona essa operação e quais são as condições e tarifas que você precisa acompanhar? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

É possível sacar dinheiro com o cartão de crédito?

Sim, é possível sacar dinheiro com o seu cartão de crédito! A tecnologia tem se tornado uma grande aliada dos consumidores, que conseguem fazer cada vez mais operações. Além de sacar dinheiro diretamente da sua conta no PicPay, por exemplo, você também pode fazer o cash in, ou seja, colocar dinheiro na sua conta a partir de um caixa eletrônico.

Como alternativa pra quem está sem dinheiro na conta corrente, agora as instituições permitem que os seus clientes façam saques utilizando o limite dos seus cartões de crédito. Isso mesmo: o valor é descontado na fatura do consumidor.

A operação funciona praticamente como um empréstimo, com o banco oferecendo o dinheiro na hora e fazendo a cobrança de pagamento apenas no vencimento da fatura.

Como fazer um saque no cartão de crédito?

Agora que você já sabe que é possível realizar o saque no cartão de crédito, que tal conferir como fazer a operação, na prática?

Verifique as condições do seu banco

Antes de mais nada, é preciso conhecer as condições e as taxas que o seu banco pode cobrar ao fazer o saque no cartão de crédito. Além disso, não são todos os clientes que têm essa opção. Por isso, é importante ter a confirmação de que o seu cartão está habilitado pra fazer essa operação e, é claro, quais são as condições pra saque.

Encontre um caixa eletrônico do Banco24Horas

Já conferiu a disponibilidade do seu cartão? Ótimo, agora é só encontrar um caixa eletrônico do Banco24Horas pra iniciar a operação e verificar se a bandeira do seu cartão é aceita. A boa notícia é que são mais de 100 instituições financeiras parceiras do Banco24Horas.

Insira o seu cartão de crédito

Agora basta inserir o seu cartão de crédito — ou usar o recurso de saque digital — na máquina e seguir as instruções. A sua senha vai ser solicitada e a operação vai se iniciar.

Defina o valor a ser sacado

Depois, é o momento de selecionar o valor a ser sacado. É preciso ter muita atenção com o limite que você tem disponível pra solicitar, já que cada banco tem as suas regras. Normalmente, é calculada uma porcentagem sobre o valor do limite de crédito que você tem.

Confirme a operação

Com o valor definido, você só precisa confirmar a operação, decidir se quer o comprovante em papel ou não e aguardar pelo dinheiro saindo da máquina.

Quais são as tarifas e condições que estão relacionadas a essa operação?

Apesar de ser uma operação muito simples de ser realizada, existem alguns tópicos aos quais precisa atentar antes de realizar o saque no cartão de crédito. É importante entender que cada instituição tem as suas condições, e elas também podem variar de cliente pra cliente.

Separamos, então, as tarifas e os pontos sobre os quais você deve se informar antes de realizar a operação.

Montante retirado do caixa

Um item importante que você precisa entender sobre essa operação é o limite pra saque. Mesmo que você tenha, por exemplo, R$ 800,00 de limite na sua fatura, isso não significa que esse valor pode ser sacado. Cada instituição financeira tem as suas condições, e elas também podem variar de acordo com o perfil do cliente. Então, fique de olho pra saber qual é o valor que você pode retirar no caixa eletrônico.

Pra se ter uma ideia, os bancos costumam liberar entre 5% e 15% do valor disponível no limite da fatura do cartão de crédito. Isso acontece porque as taxas são muito altas pra esse tipo de operação e, assim, as instituições não estimulam o uso dela. A ideia é utilizar o saque no cartão de crédito como último recurso e analisando bem todas as suas opções.

Taxa cobrada pelo saque

A taxa cobrada pelo saque, que muda de acordo com o banco, também precisa ser analisada. Alguns cobram mais, outros menos, mas o valor é descontado na sua fatura e encarece ainda mais a operação.

Taxa de juros

Essa é a característica mais importante a ser analisada antes de fazer o saque no cartão de crédito: a taxa de juros. Como é uma operação muito parecida com um empréstimo, os valores são altos e também variam de instituição pra instituição, mas muitas vezes a taxa ultrapassa 10% ao mês. Já imaginou precisar tirar dinheiro, por exemplo, da sua reserva de emergência pra ter que pagar os juros?

Além de entender como funciona o saque no cartão de crédito, existe uma série de oportunidades e recursos que podem ser explorados. Quanto mais você souber, melhor vai aproveitar o seu dinheiro e os benefícios de contar com um parceiro como o Banco24Horas pra ajudar você de diferentes maneiras e situações, sempre proporcionando a melhor experiência.

O que acha, então, de conhecer mais sobre outra funcionalidade que pode ser muito útil na sua rotina? Saiba quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico pra conseguir lidar com qualquer situação!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)