Cash in: conheça as vantagens e comodidades para o consumidor

O cash in é uma forma de aumentar a circulação de dinheiro. Confira!
Por Equipe do Banco24Horas
31/03/2021
format_align_left 5 minutos de leitura

O dinheiro em papel é essencial para a saúde financeira da nossa sociedade. Nos últimos meses, a circulação de papel-moeda bateu recorde, indicando que o brasileiro gosta — e precisa — dessa forma de liberdade. Só pra você ter uma ideia, havia mais de R$360 bilhões de reais em cédulas circulando pelo país no início de 2021.

Assim, qualquer inovação que ajude na distribuição mais eficaz de notas é super bem-vinda.

Por isso, precisamos falar do cash in e do valor agregado que ele nos traz.

De tempos em tempos, a inovação na tecnologia nos proporciona diversas vantagens. Até então, já tínhamos a conveniência dos caixas eletrônicos, com a facilidade em saques e em outras operações bancárias, tudo em questão de minutos.

Se você pensou que não tinha como ficar melhor, então precisa já saber: o cash in é uma forma de contribuir com a inclusão financeira e aumentar a praticidade nos serviços bancários. E pra um país como o Brasil, onde 96% das pessoas realizam pagamentos em dinheiro, de acordo com o Banco Central, ter formas de otimizar o caminho do dinheiro pelo país é muito importante.

Quer entender mais do assunto? Conversamos com Fabiana Oda, Gerente Executiva de Produtos da TecBan, que trouxe informações bem relevantes. Dividimos tudo com você aqui. Acompanhe!

Afinal, o que é o cash in?

Bem, os serviços tradicionais do Banco24Horas você já conhece, né? O Banco24Horas está presente na vida dos brasileiros há quase quatro décadas. Nesse período, diversas inovações foram adicionadas aos caixas eletrônicos, permitindo que novas funções melhorassem ainda mais a experiência do cliente.

O tradicional saque ATM, em que você pode fazer até 4 saques grátis, foi complementado por autenticação por biometria, códigos QR ou numéricos. Sem mencionar a constante expansão de nossos caixas. Atualmente, já estamos em mais de 800 cidades, com o potencial de atender 68% dos brasileiros.

O Banco24Horas está sempre crescendo, então já são mais de 100 bancos e instituições financeiras que fazem parte da nossa parceria.

O novo passo para melhorar ainda mais a experiência dos consumidores nos caixas eletrônicos é o cash in. É mais uma forma de facilitar a vida dos brasileiros. Fabiana explica um pouco:

Como funciona o cash in?

O sistema de cash in é prático. Nada mais é que inserir a nota na máquina. Os equipamentos aceitam o dinheiro em cédula, que é inserido em um bocal.

Em depósitos, por exemplo, você não precisa usar envelopes, como costuma fazer nos caixas eletrônicos mais tradicionais. Ao colocar as notas, a máquina reconhece o valor, faz a contagem e ainda confirma se a cédula é verdadeira.

Quais são as principais operações de cash in?

O cash in permite as seguintes operações:

  • quitar contas: precisa pagar boletos e só tem o dinheiro na mão? Ao se dirigir a um ponto do Banco24Horas, você consegue fazer a transação;

  • recarregar o celular: ficar sem crédito no celular pré-pago é um transtorno, mas dá pra facilitar a vida com a opção de recarregar em um;

  • fazer depósitos: como a gente já disse, você não precisa mais se preocupar em organizar o dinheiro dentro de envelopes. Muito mais fácil e rápido colocar as notas diretamente na máquina, não acha?

Quais são as vantagens e comodidades do cash in?

São muitas as vantagens, e explicaremos cada uma a seguir!

Reciclagem do dinheiro

As máquinas aptas pra cash in também são chamadas de caixas eletrônicas recicladores. Segundo Fabiana, a ideia da reciclagem é que a nota é aproveitada várias vezes. Um cliente pode fazer um depósito e outro, minutos depois, pode sacar dinheiro. Ou seja, com o cash in, dá pra usar o dinheiro do próprio estabelecimento pra suprir o equipamento, melhorando a movimentação.

O estabelecimento pode depositar a sangria do caixa direto nessa máquina. Não há necessidade de chamar o carro-forte pra trazer dinheiro ou levá-lo ao banco. Como há fluxo de dinheiro, a economia local é beneficiada.

Imagine só. O João vai ao mercadinho e compra algo. O dono pega o dinheiro e deposita no caixa eletrônico reciclador. Agora, a Maria realiza um saque e, com a mesma nota que o João havia usado e o dono do mercado tinha depositado, ela compra alguma coisa.

O dinheiro ajuda a movimentar a economia da comunidade local. Além de manter a economia aquecida, esse reaproveitamento evita desperdícios. Resumindo tudo: uma nota, vários destinos.

Praticidade nos serviços

Você consegue gerir mais uma atividade da sua vida financeira. Sendo cliente de grandes bancos, digitais ou fintechs, dá pra fazer depósitos e o crédito cair na hora, na conta. Essa praticidade já tem sido reconhecida, tanto é que o cash in já é uma tendência para o futuro dos meios de pagamento.

Acessibilidade a desbancarizados

O cash in facilita acesso a novos serviços financeiros, para pessoas que têm no caixa seu principal ou único ponto de contato com as instituições financeiras.

A presença de caixas eletrônicos que realizam a operação depósito tem crescido no mundo, segundo relatório da consultoria inglesa RBR. Em 2018, o aumento foi de 3%. O mesmo estudo mostra que, até 2024, 52% de todos os terminais farão depósitos automáticos. O Brasil está entre os países com crescimento mais relevante.

Os caixas preparados pra cash in facilitam o acesso a pessoas que moram afastadas de bancos ou que são desbancarizadas. Isso ajuda na inclusão financeira, pois permite o uso de amplos serviços.

Redução de filas

Por abrir um novo canal para que as pessoas realizem depósitos, paguem contas e serviços, melhora-se a experiência da comunidade como um todo, pois se diminuem as filas. Com a possibilidade de serviços no estilo autoatendimento, tudo é resolvido em questão de minutos.

Autonomia

A autonomia também é importante. Você tem mais liberdade pra realizar as operações. Como os caixas estão localizados em comércios, dá pra realizar as transações junto de outros afazeres. Inclusive, as operações podem ser feitas fora do horário comercial. Isso te dá mais poder de escolha, já que há um novo canal, com um novo formato de transação.

Omnichannel

O cash in é uma estratégia omnichannel, isto é, de ponta a ponta. Ela une o físico e o digital, pois, além dos grandes bancos, também está disponível a fintechs e bancos digitais.

Esses caixas eletrônicos recicladores, que integram todos os ambientes, são comuns em diversas economias ao redor do mundo. No Japão, por exemplo, todos os caixas têm essa funcionalidade. Na China, Coreia do Sul e Taiwan, esses equipamentos também são comuns.

Processo seguro

Todo o dinheiro da máquina é responsabilidade da TecBan. Ainda na questão da proteção, prezamos pela segurança de dados, pra que você tenha mais tranquilidade nas operações.

Enfim, o cash in é mais uma funcionalidade do Banco24Horas, que veio pra facilitar a vida de muitos clientes e, também, contribuir com a circulação do dinheiro no país. Que tal começar a testar o serviço em um caixa próximo de você?

Gostou da novidade? Assine nossa newsletter e acompanhe de perto mais notícias relacionadas à economia!

tags: inovação
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

5 vantagens do Saque Digital que você precisa conhecer

Listamos aqui os principais benefícios da funcionalidade, que está disponível em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas, de norte a sul do Brasil.

Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada

Vender na pandemia pode ser complicado, mas temos várias dicas pra ajudar você nesse período. Não perca!

6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Os filmes sobre empreendedorismo também podem ser ótimas fontes de conhecimento e inspiração, sabia? Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar.

Open banking: o que é, como funciona, benefícios e mais

O open banking vai mudar o mercado financeiro e trazer vantagens ao consumidor. Contamos tudo pra você aqui!

O que é fintech? Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Contaram pra você que as fintechs eram inimigas dos bancos? Entenda aqui como elas podem ser integradas aos serviços de banco no dia a dia!

Conversa com Ana Fontes, da RME: o que é empreendedorismo social?

Para falar sobre empreendedorismo social e a relação com o empoderamento das mulheres, batemos um papo com Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora.

Conheça as 6 principais etapas de produção do dinheiro

O processo de impressão é uma aula de sofisticação e segurança. Veja os 6 passos do caminho de produção do dinheiro!

Saiba como o Banco24Horas movimenta a economia do nosso país

Você sabia que o Banco24Horas aposta em algumas práticas importantes pra movimentar a economia? Leia o post!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot