Gentileza na fila: 5 ações para colocarmos em prática hoje mesmo

Ser gentil na fila significa respeito ao próximo. Como colocar em prática?
Por Equipe do Banco24Horas
19/11/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

Você costuma praticar gentileza? Essa é uma palavra muito bem-vinda pra ser colocada em ação, em especial no momento delicado pelo qual estamos passando, com a pandemia da Covid-19.

E o que dizer quando precisamos ficar horas parados esperando em uma fila? Justamente por ser uma necessidade, quanto mais agradável e seguro a gente puder deixar o ambiente, melhor.

Pra isso dar certo, precisamos colaborar. Com alguns comportamentos simples na fila, todos saem ganhando. Respeitar o distanciamento social e ficar atento ao andamento da fila são apenas dois bons exemplos.

Quer conhecer mais algumas dicas de como contribuir pra melhorar os momentos de espera em uma fila? Mostramos pra você aqui!

1. Respeitar o distanciamento

Por mais que exista a determinação de diversas medidas de espaço entre as pessoas, as nossas vidas não podem estacionar, certo?

Ou seja, continuamos com uma série de atividades de rotina, como ir ao supermercado, à padaria, ao médico, ao banco e, como é o caso de muitos brasileiros, pegar o transporte público para o trabalho. Mas tudo isso deve ser feito dentro dos padrões estabelecidos.

Manter o distanciamento físico é uma das regras do protocolo durante a pandemia. Agora, você tem ideia de qual é a distância a ser respeitada pra manter a sua segurança e a das outras pessoas? Deve ser uma média de 1,5 a 2 metros.

Além disso, você sabe por que devemos manter o distanciamento? Ele nos protege de possíveis gotículas de saliva que saem da boca de outros quando falam, tossem ou espirram. Por isso, a medida deve ser rigorosamente cumprida.

É importante lembrar que, além do distanciamento, é necessário que você use máscara sempre, ainda mais quando estiver em filas. É a máscara que vai impedir a proliferação das gotículas de saliva no ambiente. Com isso, você cuida dos outros e os outros cuidam de você.

2. Esperar pacientemente a sua vez

Estar em uma fila pra ser atendido em bancos e caixas de loja, por exemplo, é uma situação de que ninguém gosta, não é mesmo? Só que é difícil escapar disso de vez em quando! Sendo assim, é bom a gente entender que devemos ser discretos e respeitosos nessas horas.

Precisamos evitar a todo custo ser desagradáveis e impactar negativamente a espera dos outros. Puxar conversa, por exemplo, pode ser um ato de inconveniência.

Atualmente, como muitas pessoas têm ido às agências dos bancos ou a estabelecimentos com caixas eletrônicos pra receber o auxílio emergencial, pode ser que tenha alguém na nossa frente. Pensando em situações desse tipo, coloque-se sempre no lugar do outro e tenha paciência ao esperar a sua vez.

3. Prestar atenção na ordem de chamada

Quando estamos em uma fila, o que mais queremos é que ela ande e chegue logo a nossa hora. Sendo assim, quando você estiver em uma fila, permaneça nela, não fique distante, sentado em outro lugar ou usando o celular o tempo todo pra dispersar a atenção.

Fique de olho no andamento da fila e na ordem de chamada, pra não perder tempo e empatar o fluxo. Não dependa de alguém pra saber quando é a sua vez de ser atendido.

4. Ser cordial com as outras pessoas

Gentileza e educação são atitudes que tornam mais leves as relações entre as pessoas. Por isso, não só podem, mas devem ser colocadas à mostra em qualquer situação.

Quando você estiver aguardando a sua vez na fila, pratique a regra da boa convivência mantendo atitudes como:

  • respeitar o espaço do outro;

  • silenciar quando necessário;

  • responder cordialmente quando falarem com você mesmo que a intenção seja não prolongar a conversa.

5. Ceder o seu lugar

Oferecer o seu lugar pra quem precisa, como idosos e gestantes, é um gesto de humanidade. Atitudes como bondade, respeito, solidariedade, compreensão e outras ações positivas são vias de mão dupla. O bem que você faz volta pra você, pois coloca em movimento os 4 hormônios da felicidade: serotonina, ocitocina, dopamina e endorfina.

Eles ativam um circuito no cérebro com o poder de ampliar, por exemplo, o nosso bem-estar.

Então, pratique a gentileza e o bem por pura bondade, sem esperar reconhecimento ou retribuição quando estiver na fila. Em algumas situações, há pessoas que precisam ser atendidas com mais urgência do que você.

Por falar em gentileza, você sabia que, além de tudo o que já falamos, ela pode proporcionar outros tantos benefícios? Saiba quais são eles pra poder tirar o melhor proveito:

  • combate o estresse e a depressão;

  • melhora os sistemas cardiológico e imunológico;

  • eleva a autoestima;

  • intensifica a longevidade;

  • faz você ficar alegre durante o dia.

E além de você realizar essas ações por conta própria pra um bem maior, seu e do próximo, saiba que existe uma lei que ampara indivíduos dentro de certas faixas. É a Lei Federal 10.048, de 8 de novembro de 2000, que em seu artigo 1o determina:

Ser gentil na fila faz a diferença

A partir de agora, quando estiver em uma fila, observe quem está ao seu redor pra que você possa praticar gentileza, combinado?

Esse cuidado tem um grande valor na vida das pessoas. Você torna o dia delas melhor, assim como o seu. Aqui, vale lembrar uma citação da Madre Teresa de Calcutá:

O período complicado pelo qual passamos hoje, com o novo coronavírus, já é um tanto difícil pra todos. Por isso, quando precisamos sair de casa pra fazer algo essencial, como ir ao banco ou até estabelecimentos com caixas eletrônicos — já que sabemos das necessidades e vantagens de usar dinheiro em espécie em certas situações —, é importante seguir os protocolos de segurança, praticar a gentileza e cuidar de si e do outro.

Essas atitudes não custam nada e têm impacto positivo geral. Por isso, coloque as dicas que mostramos em prática pra que você e quem estiver ao seu redor fiquem seguros e sejam atendidos com respeito e cuidado.

Nosso artigo sobre gentileza na fila foi útil pra você? Então, convidamos você pra compartilhar este post nas redes sociais e ajudar seus amigos também. É uma boa maneira de espalhar boas ações, né?

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

como tirar dinheiro do caixa eletronico de graça
Caixa eletrônico
Afinal, como tirar dinheiro do caixa eletrônico de graça?
vantagens de usar dinheiro
Educação financeira
4 vantagens de usar dinheiro pra pagar as compras