Guia completo para a fidelização de clientes no varejo: confira!

Seus clientes compram uma vez e não voltam mais? Saiba mantê-los bem pertinho!
Por Equipe do Banco24Horas
03/12/2021
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Pra quem quer ter um negócio de sucesso, mais do que aprimorar a gestão de caixa ou realizar promoções em datas especiais, como a Black Friday, é preciso ter o foco no consumidor. Afinal, você quer que ele retorne mais vezes pra novas compras, certo? É por isso que você deve conhecer mais sobre como promover a fidelização de clientes no varejo.

São muitos os caminhos pra alcançar esse objetivo e garantir que os consumidores retornem mais vezes pra comprar com você. Tudo começa com o entendimento de quem é o seu consumidor e vai até as ações colocadas em prática pra conquistá-lo.

A variedade de meios de pagamento oferecidos pelo seu estabelecimento e a qualidade do atendimento, por exemplo, são elementos importantíssimos neste processo, afinal, com tanta competitividade no mercado é necessário garantir que seu cliente encontre o que deseja, da forma como ele quiser.

Pensando em te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo com as melhores estratégias para a fidelização de clientes no varejo. Confira, neste artigo!

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização de clientes nada mais é do que a retenção dos seus consumidores. O objetivo é fazer com que o cliente sempre queira voltar após fazer uma compra no seu negócio.

O caminho pra fazer isso é entregar uma experiência positiva em todos os pontos de contato ao longo da jornada de compra, garantindo que ele tenha sempre uma oferta de valor satisfatória. Seja para tirar uma dúvida antes de comprar um produto, seja ao oferecer todo o suporte para que ele consiga trocar uma peça que comprou, por exemplo. Os canais de comunicação também são um exemplo de como otimizar essa experiência.

Quais são as vantagens de investir na fidelização de clientes?

Mas por que investir em estratégias de fidelização de clientes? É o que vamos mostrar agora!

Mais vendas e maior ticket médio

Mais do que fazer um número positivo de vendas, é importante agregar valor a cada compra. O ticket médio é a métrica que precisa ser observada se você quer ganhar mais em cada venda, uma média de quanto cada negócio vale para a sua loja. Faça promoções que incentivem o usuário a comprar mais de um produto, por exemplo. Ao vender um tênis, por que não oferecer uma meia com um pequeno desconto? Esse é um exemplo prático de como aumentar seu ticket médio.

A boa notícia é que o investimento em fidelização de clientes contribui diretamente para o aumento no valor das compras, já que o consumidor confia e conhece a qualidade e a experiência que a sua empresa proporciona.

Maior retorno dos investimentos

Ao investir na fidelização de clientes no varejo, você também consegue reduzir seus custos e aumentar o retorno sobre cada um dos investimentos feitos pra vender mais. Afinal, é muito mais fácil — e barato — convencer alguém que já comprou no seu negócio a fazer uma nova compra do que atrair o consumidor que nunca ouviu falar nos seus produtos e/ou serviços.

Reputação do seu negócio

Quando o cliente está satisfeito com uma empresa, ele faz questão de comentar e recomendar um negócio com outros consumidores em potencial. Imagine quantas novas vendas podem ser feitas apenas a partir da indicação de quem já comprou com você? E o melhor de tudo: você não precisa investir nada em divulgação ou marketing, tudo acontece de forma espontânea e natural.

Avaliações construtivas

Um cliente fidelizado não significa um cliente passivo. Pelo contrário: quanto mais fidelizado, mais prestativo é o consumidor.

Isso se reflete na oferta de avaliações construtivas por parte dele. Sempre que fizer uma compra, ele vai fazer questão de deixar sua opinião sobre o que achou da experiência, fornecendo informações importantes para que seu negócio continue melhorando.

Como mensurar a fidelidade dos seus consumidores?

Existem alguns caminhos pra entender se o trabalho de fidelização de clientes no varejo está funcionando ou não. Um deles é o Net Promoter Score, o NPS, uma pesquisa simples e prática que mostra quantos consumidores estão satisfeitos com o que o seu negócio está oferecendo. Além disso, estimular mais das avaliações construtivas é outra tática interessante, ouvindo tudo o que o cliente tem pra dizer.

Outra métrica que você pode acompanhar é a taxa de cancelamento de clientes, ou seja, o número de consumidores que fizeram uma compra e não voltaram mais. Pra comparar e criar uma análise ainda mais rica, use a taxa de recompra, que apresenta o total de clientes que compraram no seu negócio e já tinham feito outras compras anteriormente.

4 estratégias de fidelização de clientes no varejo

O que fazer, então, pra conseguir uma maior fidelização de clientes no varejo? Confira as nossas dicas!

1. Melhoria nos serviços e produtos oferecidos

O primeiro passo pra investir na fidelização de clientes no varejo é entregar uma experiência positiva. Isso passa diretamente pela melhoria de serviços e produtos oferecidos.

Encontrar diferenciais, como a oferta de uma solução pra sacar no comércio, também é um caminho pra entregar uma jornada de compra positiva e aumentar as chances de aquele cliente retornar mais vezes.

2. Construção de relacionamento

Não basta fechar novas vendas, é preciso construir um relacionamento com o consumidor. E esse é um trabalho que exige cuidado no atendimento ao cliente, antes, durante e depois de concluir uma venda.

Você pode ajudar a pessoa a encontrar o produto que mais precisa ou solucionar uma dúvida depois de ter comprado o produto. Enfim, é sempre importante se aproximar de quem você quer fidelizar.

3. Diferenciais competitivos para o cliente

Outra estratégia importante para a fidelização de clientes no varejo é o entendimento sobre as expectativas do seu público. O que ele procura quando entra em um posto de gasolina, por exemplo? Como uma loja de conveniência pode se diferenciar das demais?

Oferecer serviços bancários gratuitos e o saque digital são bons exemplos de ações que podem encantar o consumidor e tornar a sua experiência ainda melhor.

4. Uso de dados pra gerar informações

O uso de dados também deve fazer parte do seu planejamento. A coleta de informações é fundamental pra entender mais sobre o perfil do seu público e fazer as alterações e melhorias necessárias pra oferecer uma experiência ainda mais completa. Entenda como a sua audiência prefere comprar os seus produtos, é no meio digital ou na loja física? Será que vale a pena investir em uma loja online?

Essas pesquisas podem ser feitas em conversas no dia a dia com o seu público, mas você também pode criar métodos específicos. Um exemplo é: sempre que alguém fizer uma compra, peça uma avaliação sobre como foi a sua experiência. O que poderia melhorar? O que foi muito bom? Essas informações ajudam você a construir estratégias mais eficientes para vender cada vez mais.

Com tanta concorrência no mercado, nenhum negócio pode se acomodar, e a melhor forma de melhorar é usar dados pra tomadas de decisão mais precisas.

A fidelização de clientes no varejo é, portanto, essencial pra qualquer negócio que busca resultados em longo prazo. Fazer com que os consumidores retornem mais vezes é o caminho pra se diferenciar cada vez mais em um mercado tão competitivo.

O que acha, então, de incrementar os serviços e produtos no seu negócio? Já pensou em incluir um caixa eletrônico do Banco24Horas no estabelecimento? Fale com o nosso time e descubra como podemos ajudar você a oferecer uma experiência ainda mais completa para seus clientes!

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