Procurando dicas para aproveitar a Black Friday? Nós temos!

Aprenda a poupar dinheiro e encontrar as melhores promoções na Black Friday!
Por Equipe do Banco24Horas
25/11/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

Quando a Black Friday se aproxima, muita gente fica ansiosa e pensando nas infinitas coisas que pode adquirir por um preço em conta. Afinal, esse é um período marcado por boas promoções em todo o país.

Porém, para garantir que as compras realmente são proveitosas, evitar golpes no comércio e ter a certeza de que você não trocou gato por lebre por conta de ofertas enganosas, é preciso se planejar para a data.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a usar sua liberdade financeira com sabedoria, desfrutar de vantagens que realmente beneficiam o seu bolso e encontrar lojas sérias e seguras. Vamos a elas?

Monitore as promoções com antecedência

A primeira dica é bem simples: faça um levantamento do quanto de dinheiro você tem disponível para gastar e, em seguida, monte uma lista com as coisas que realmente precisa — e que, é claro, cabem nesse orçamento, certo?

Isso é importante por dois motivos. O primeiro é controlar as compras por impulso que são muito comuns quando as pessoas têm acesso a muitas promoções, ofertas, liquidações etc. O segundo é permitir que você monitore, com antecedência, os valores dos produtos.

Assim, é possível identificar quando eles realmente são reduzidos e quando a loja faz o oposto: sobe os preços deles um pouco antes da Black Friday para dar falsos descontos. O famoso "tudo pela metade do dobro".

Use comparadores de preços virtuais

Com a sua lista de coisas para comprar bem definida, você pode (e deve) usar um comparador de preços para encontrar mais rápido a loja que oferece os produtos que deseja pelo menor custo-benefício. Afinal, toda economia é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Uma segunda sugestão é ativar o recurso de alerta que alguns sites de lojas têm. Eles permitem que você coloque o valor máximo que está disposto a pagar por determinado item e avisam — por e-mail ou SMS — quando o preço dele cai. Bem útil, não é?

Pesquise a reputação das empresas

Descobriu uma nova loja justo na Black Friday, mas não sabe se é seguro e confiável comprar nela? Pois muita calma nessa hora! Há formas bem práticas e inteligentes de descobrir essa resposta e, de quebra, conhecer a reputação e o histórico dela no mercado.

Por exemplo, procure no Reclame AQUI e no Proteste, que são plataformas que reúnem manifestações de clientes, sobre problemas com as marcas. Ainda há também o portal do Consumidor, promovido pelo próprio Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que tem esse mesmo objetivo.

Outra opção é conferir o portal do Procon do seu estado e pesquisar por queixas e processos contra a loja que foram feitas ao órgão. A partir de toda essa pesquisa, você vai saber se vale a pena fazer suas compras nela ou se o estabelecimento é sinônimo de dor de cabeça!

Tome cuidado nas compras online

Se você for comprar online pela comodidade de pagar pelo produto e recebê-lo sem sair de casa, tome cuidado com os sites em que vai fazer cadastro e inserir os dados do seu cartão. É preciso conferir se a página é oficial e se adota medidas de prevenção contra fraudes. Para tanto, faça o seguinte:

  • veja se o site acessado é o mesmo divulgado nas redes sociais verificadas da loja;

  • observe se ele conta com selos de segurança e criptografia de dados;

  • note se o domínio do site é profissional ou amador;

  • repare se a página traz informações sobre a política de privacidade da loja.

Aja com cautela quanto a compras fora de sites

A gente sabe que já foi o tempo em que as lojas virtuais vendiam apenas pelos sites. Hoje é mais do que comum encontrar comerciantes que oferecem produtos pelas redes sociais (como o Instagram, o Twitter e o Facebook), e-mail marketing e perfis no WhatsApp.

Porém, isso não significa que você deve descuidar, dando seus dados pessoais e fazendo todo tipo de transação por esses canais, viu? Isso porque há vários casos de pessoas mal-intencionadas que usam esses meios para simular que são lojas — principalmente aquelas pequenas e sem presença forte na internet —, para dar golpes.

Portanto, ao encontrar uma promoção ou oferta que chama a sua atenção, não compre de imediato. No lugar, entre em contato com o estabelecimento físico para saber se aquela rede social, conta do WhatsApp ou e-mail marketing realmente pertence a ele.

Além disso, sempre é uma boa ideia conferir se algum conhecido já comprou desse lugar e como foi a experiência desse amigo, colega de trabalho ou parente. Dessa forma, você evita surpresas desnecessárias.

Segure as emoções e seja criterioso na Black Friday

Por fim, aqui vai uma dica de ouro: segure as emoções e seja criterioso na hora das compras! Isso porque períodos promocionais como a Black Friday trazem muitos gatilhos que apelam para a emoção, as lembranças, os desejos e os sonhos dos consumidores.

Essa é uma forma de criar uma conexão entre você e o produto e passar a ideia de que é preciso aproveitar as ofertas e comprá-lo logo, que não dá para esperar ou deixar para depois. Percebe como o propósito disso nada mais é do que influenciá-lo a gastar mais?

Por esse motivo, prepare-se psicologicamente para essa data. Como? Dormindo bem e fazendo uma caminhada ou exercícios físicos para reduzir a ansiedade e o estresse. Além disso, não deixe para comprar em curtos intervalos de tempo.

Tenha em mente que a pressão de ter que ser rápido por conta do horário e dos afazeres pendentes pode levá-lo a pagar mais caro por um item que está com um preço mais bacana em outra loja. Para completar, você pode acabar agindo por impulso e colocar mais coisas do que o necessário no carrinho de compras.

Como você viu, dá para aproveitar a Black Friday de forma consciente, focando em coisas que realmente sejam úteis na sua rotina, e o principal: sem comprometer as suas finanças pessoais. Por isso, siga as nossas dicas e lembre-se de se manter informado se as lojas também oferecem descontos ao comprar no dinheiro. Assim, seus gastos ficam ainda menores nesse período!

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das melhores dicas para deixar a sua vida financeira no azul!

tags: black friday
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)