Qual é a situação da inclusão digital no Brasil?

Vamos falar sobre a inclusão digital no Brasil? Confira nosso post!
Por Equipe do Banco24Horas
03/09/2020

Celular, desktop ou tablet: qual equipamento você está usando pra ler este post? É, são muitos os meios pra acessar as redes. Só que várias pessoas ainda não contam com essa facilidade. Em 2019, a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet, mostrou que 28% das casas brasileiras não têm internet. Ou seja, são 20 milhões de residências ainda desconectadas. Então, dá pra falar que existe inclusão digital no Brasil?

Precisamos refletir sobre isso, pois o assunto é importante na economia e na luta pela diminuição da desigualdade. Se a gente olhar bem, o afastamento social necessário pra combater o novo coronavírus (Covid-19) mostra muito disso. Só pra citar um exemplo, a internet se tornou básica pra estudar de casa. Acontece que vários alunos do país não têm acesso pra manter os estudos em dia.

A situação não é fácil nem simples. Por isso, preparamos este conteúdo pra te ajudar a pensar. Vamos lá?

Por que a inclusão digital é importante?

Imagine uma sociedade em que todos têm acesso à internet e a aparelhos eletrônicos que facilitam o dia a dia, ou que contam com as vantagens da comunicação digital. Esse é um universo que inclui e iguala a população. É algo que permite que cada um de nós tenha as mesmas oportunidades de interagir com o mundo lá fora.

Pensando assim, ainda mais em um período de afastamento social, a inclusão digital no Brasil ganha extrema importância. Ela tem um impacto direto na qualidade de vida.

Como está a inclusão digital no Brasil e quais são os desafios?

A TIC Domicílios de 2019, que citamos logo no início deste post, mostrou também que 47 milhões de brasileiros não usam a internet. Um número alto, concorda? É um forte indicador da desigualdade social do nosso país — afinal, muitas pessoas estão de fora.

A publicação ainda indicou que a maioria dos desconectados estão nas classes D e E, que, juntas, somam quase 26 milhões de pessoas. Olhando pra esses dados, fica a pergunta: quais são os principais desafios pra inclusão digital no Brasil?

Podemos apontar com facilidade as questões econômicas. Contratar uma boa internet hoje não é barato. E quem tem melhores condições de educação aprende desde cedo a entrar no mundo online.

Mas também vale pensar no tamanho continental do Brasil. Vivemos a realidade de um país enorme que ainda não oferece uma infraestrutura digital forte, que consiga garantir acesso à internet a toda a população, principalmente em cidades do interior e comunidades em situação vulnerável.

Como funciona a integração físico e digital?

Mesmo com o acesso ainda limitado em algumas regiões, a internet já é parte do dia a dia de muitos de nós. É só pensar que podemos encontrar produtos e serviços sem nem sair de casa usando o computador ou o celular. Vamos ver exemplos de como a integração acontece na prática?

Com poucos cliques, conseguimos comprar pelos e-commerces de diversas lojas. Quando queremos sacar dinheiro ou agilizar serviços bancários, uma rápida consulta num aplicativo on-line nos ajuda a achar o caixa eletrônico mais próximo. E também temos como tirar dúvidas sobre os sintomas de Covid-19 pelo WhatsApp e pela busca do Google.

Essas são apenas algumas experiências pra você ver como o físico e o digital andam cada vez mais juntos. Situações que estão se tornando comuns e podem ser os primeiros passos da consolidação da inclusão digital no Brasil. Por outro lado, analisando os números recentes, dá pra perceber que a sociedade vai ter que trabalhar bastante pra que mais transformações aconteçam, né?

Chegando até aqui com a gente, você entendeu a relevância do assunto. É um tema fundamental pra qualquer país, principalmente pra que seja possível diminuir as grandes distâncias e desigualdades sociais.

E como a conversa é mais que atual, o que acha de chamar seus amigos pra participar? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e veja o que eles têm a dizer sobre a inclusão digital no Brasil!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

Educação financeira: como começar?
Educação financeira
Educação financeira: como começar?
Limite de saque no Banco24Horas
Caixa eletrônico
Limite de saque no Banco24Horas? Tire suas dúvidas com a gente