Maquininha de cartão: como escolher a melhor para seu negócio?

Confira algumas dicas para adquirir uma maquininha de cartão!
Por Banco24Horas
12/01/2023
format_align_left 5 minutos de leitura

Se existe um objeto essencial na vida do empreendedor, este objeto é a famosa maquininha de cartão. Principalmente após o avanço dos bancos digitais, ter um cartão de crédito definitivamente deixou de ser uma exclusividade de pessoas com alto poder aquisitivo. Segundo dados de 2021 da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a somatória dos valores de compras feitas com a utilização de cartões, sejam eles pré-pagos, de débito ou crédito, atingiram surpreendentes R$ 687,3 bilhões apenas no terceiro trimestre do ano passado. Vale a pena relembrar que nessa época o país estava apenas no começo da recuperação econômica causada pela pandemia e alguns setores do comércio ainda estavam impossibilitados de operarem normalmente.

Pense no seu dia a dia: o quão diferente seria a sua vida se você não tivesse seu cartão para resolver coisas diárias? Com ele você pode não só pagar com praticidade, sem ter de se preocupar com troco, mas também fazer saques em caixas eletrônicos para ter acesso ao seu dinheiro, no caso do cartão de débito.

Hoje, a popularização do acesso ao cartão de crédito vem fazendo com que a maquininha de cartão seja cada vez mais procuradas por todo tipo de empreendedor, o que leva até mesmo o comércio ambulante, que antes nem se preocupava em ter esse tipo de tecnologia, a começar a se preocupar em adquirir uma, justamente para não perder clientes que estiverem sem acesso a dinheiro físico no momento da compra.

Pensando em atingir todos os públicos, o mercado tem se adaptado e desenvolvido maquininhas de cartão com preços cada vez mais acessíveis e funcionalidades diversas, como as que não cobram taxa de aluguel e permitem pagamento por Pix. Uma vantagem que as novas máquinas têm oferecido, por exemplo, é a de conectá-las com o seu smartphone, tornando-as ainda mais fáceis e portáteis.

Como sabemos, ter uma grande diversidade de produtos competindo para serem escolhidos, consegue ser ótimo pois existem diversas vantagens em cada um, porém, a dificuldade em escolher um que realmente te atenda em tudo que você precisa, é grande, não é mesmo? Pensando nisso, separamos alguns pontos que podem te ajudar a avaliar com criteriosidade cada tipo e marca de maquininha de cartão e fazer uma decisão inteligente para o seu negócio! Confira:

Primeiramente, é preciso deixar claro: o conceito de “melhor maquininha de cartão” é extremamente subjetivo. Esse é um dos tipos de produto que deve ser escolhido de acordo com suas necessidades pessoais, logo, a maquininha que é a melhor para o seu vizinho, não necessariamente é a melhor para você. É como a escolha de um carro: não faz sentido, por exemplo, uma pessoa solteira e sem filhos comprar um carro com um porta-malas muito grande, afinal, o veículo será utilizado na maior parte das vezes para transporte individual. Entretanto, esse tipo de automóvel é extremamente visado por indivíduos casados e com filhos crianças e/ou adolescentes, já que ele será utilizado por exemplo para carregar compras de supermercado para várias pessoas e a necessidade de um grande espaço é óbvia.

Por isso, o primeiro passo é avaliar qual o perfil do seu negócio, em que patamar ele está hoje e qual é sua necessidade. Tenha no papel as respostas para perguntas essenciais como:

  • Qual sua média de vendas mensal? Você pretende elevar essa média? Quanto?

  • Como está seu caixa? Você precisa receber o dinheiro rapidamente?

  • Você vende produtos que podem ser parcelados? Existe a possibilidade de você oferecer esse parcelamento sem juros?

Questões como essas irão te direcionar para fazer uma melhor decisão de compra da maquininha do cartão, afinal, são elas que irão definir que tipo de negócio você tem e em que estágio ele está. Algumas empresas oferecem a opção de redução de taxas para comerciantes que topem receber o dinheiro após 30 dias. Entretanto, se você está com dívidas ou em um momento de crise no seu estabelecimento, provavelmente você irá preferir uma maquininha que lhe pague rapidamente, mesmo sendo submetido a cobrança de taxas.

Inclusive, esta costuma ser a principal preocupação de quem está procurando uma maquininha de cartão: as taxas. Com uma busca rápida na Internet, você encontrará facilmente tabelas atualizadas mostrando qual a taxa de máquina mais barata da atualidade, especificando a empresa que a oferece e até mesmo o modelo específico do aparelho, com link para a compra. Como já foi dito acima, existem empresas que já oferecem soluções com mensalidade zero, porém, que cobram taxas sobre cada uma das suas vendas e que podem acabar saindo até mais caras do que o clássico pagamento mensal. 

Logo, o ideal é não se basear apenas pelo valor de tabelas prontas, mas sim, analisar seu negócio e através destes dados decidir qual modelo de maquininha de cartão é o mais adequado para ser adquirido. Calcule seu o custo de aquisição de cliente (C.A.C.), ou seja, quanto custa para seu negócio conseguir cada um de seus compradores, levando em consideração seus investimentos em marketing, como investimentos em mídia paga, salários etc. e os investimentos em venda, como telefonia, comissões, remunerações etc. Considere também a sua média de vendas mensal ou até mesmo o valor projetado de vendas, ou seja, quanto você pretende faturar no próximo mês. Todos estes valores irão lhe dar uma visão mais clara sobre qual taxação da maquininha será mais compensatória para sua empresa. Apesar de com estes fatores ser possível apenas realizar uma estimativa, já será possível se planejar com muito mais segurança e praticidade, com a certeza de que não enfrentará grandes surpresas com os valores no futuro.

Fique atento também sobre como estas empresas irão lhe fazer o pagamento. Vamos concordar que é muito mais chato ter que ficar fazendo transferências dos recebimentos da conta em que você recebe o dinheiro da maquininha de cartão para a sua conta pessoal, né? Felizmente, existem máquinas que tem parcerias com bancos e que oferecem descontos caso o pagamento tenha de ser feito para eles. Logo, durante a procura do produto, fique atento a essas condições no momento da aquisição do aparelho justamente para economizar e poder simplificar ao máximo a movimentação dos seus recebimentos.

Além da complexidade em relação aos custos, durante o processo de escolha da melhor opção de maquininha de cartão, vale a pena que você reflita sobre as atribuições de cada um dos aparelhos. Além disso, se caso os pagamentos no cartão forem feitos em um local único, ou seja, se seu negócio é fixo e você não faz vendas de porta em porta, analise a qualidade da conexão Wi-Fi que você tem hoje. Qual a velocidade da sua Internet? Ela é estável ou sofre muitas quedas durante o dia? Caso sua rede enfrente problemas de conectividade, talvez o ideal seja dar preferência a uma maquininha de cartão com fio, para evitar sofrer com os problemas de Internet instável. Porém, obviamente este modelo de aparelho deve ser escolhido somente se no seu negócio todos os pagamentos sejam feitos em um local fixo, como em um balcão, por exemplo. 

Em caso de negócios que façam entrega em domicílio (prática que se popularizou durante a pandemia), torna-se necessário adquirir uma segunda opção de maquininha de cartão, que tenha Wi-Fi e chip, justamente para facilitar o seu funcionamento, tendo duas opções de conexão móvel.

Ainda sobre as funcionalidades das maquininhas, reflita sobre a viabilidade de adquirir uma que conte com a opção de recarga de celular. Apesar de hoje o cliente de uma operadora poder colocar saldo em seu telefone sem a ajuda de um comerciante, através do próprio aplicativo da empresa, muitas pessoas, especialmente o público mais velho que enfrenta dificuldades em se adaptar às atualizações tecnológicas, prefere utilizar maneiras convencionais para esse processo. Tá aí mais um tópico a ser refletido: o quão útil seria ter uma maquininha com essa função no seu negócio?

Para pensar sobre essa questão, é importante pensar sobre o seu público, sua concorrência, o tempo que os clientes dedicam a ficar no seu negócio etc. De fato, essa funcionalidade é excelente para aumentar faturamento, mas caso seja aplicada nos ramos de mercado certos. Empreendimentos focados no público de classe A e B não costumam se preocupar em oferecer essa função aos seus consumidores justamente por conta dessa faixa da população dar preferência a planos pós-pagos. 

Agora, caso seja viável para o seu negócio ter esse tipo de maquininha de cartão, analise criteriosamente os detalhes a respeito do assunto. Avalie por exemplo, se o modelo que você está pensando em contratar cobra alguma taxa adicional para habilitar a opção de recarga de celular. Se informe sobre quais operadoras são atendidas por cada opção de maquininha, justamente para que se possa escolher aquela que se conecte as mais variadas, evitando a perda de clientes para a concorrência por serem de operadoras que sua máquina não trabalhe. Para se ter uma ideia: existem opções de maquininhas que recarregam até 10 operadoras, enquanto outras se limitam a apenas 3. 

Mas não dá para falar sobre recarga de celular na maquininha de cartão sem tocar no assunto que mais interessa, né? A comissão. Ter uma empresa que trabalhe com recarga de telefones trará um número maior de pessoas para dentro de seu empreendimento, principalmente se você explicitar essa vantagem de maneira bem clara, como por exemplo na entrada, através de placas que de preferência mostrem com quais operadoras você trabalha. Cada recarga, lhe trará um faturamento a mais, que caso ocorra em grande volume, pode fazer a diferença no caixa no fim do mês. Por isso, atente-se quanto ao valor da comissão de cada um dos modelos de maquininha. Alguns aparelhos já oferecem comissões que equivalem a até 4% do valor recarregado.

Assim como os celulares, um fator que é decisivo na hora da compra de uma maquininha de cartão é a bateria. Todo mundo que já passou pela experiência de estar precisando muito fazer ou receber uma ligação, pedir um carro por aplicativo ou estar usando o GPS do celular e a bateria acabar sabe como isso pode ser desagradável. Por isso, dá para imaginar o problema que deve ser para um vendedor ter de lidar com uma maquininha que descarrega rápido, tornando seu trabalho mais demorado. 

A escolha de uma maquininha com uma bateria duradoura deve ser priorizada principalmente por aqueles que trabalham com delivery. Imagine o quão desagradável deve ser para o cliente e entregador se a bateria acabasse no meio do pagamento de uma entrega. Por isso, faça uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, consultando também a opinião de amigos comerciantes para saber sobre a experiência deles com a duração de funcionamento da máquina após a recarga. Diversos sites especializados no assunto também apresentam dados sobre a durabilidade da bateria dos mais diversos tipos de maquininhas, detalhando sobre horas de funcionamento e recarga. Alguns especificam inclusive sobre funcionalidades que podem ser ativadas para economizar energia. Hoje, existem modelos cujas baterias duram 6 horas e outros com duração de até 12 horas, por isso, verifique os preços de cada opção para concluir sobre qual o melhor custo-benefício.

Caso você seja um empreendedor do ramo alimentício, vale a pena fazer a escolha de maquininhas que ofereçam a funcionalidade de aceitar bandeiras de vale alimentação e refeição. Esses benefícios seguem muito populares no Brasil e são utilizados por milhões de pessoas todos os dias. Como você já deve ter conhecimento, a aceitação de pagamentos através de vale refeição e alimentação fideliza clientes, que com a garantia de que poderão utilizar essa forma de compra que não é aceita em todos os lugares, certamente retornarão e indicarão seu negócio. Logo, se para seu empreendimento for vantajoso aceitar estas bandeiras, verifique com atenção no momento da compra se esta maquininha trabalha com VA e VR, evitando futuras complicações. Fique atento também quanto às taxas de débito (que geralmente giram em torno de 0,9% e 2%) e quais bandeiras de VA e VR são aceitas pela máquina. 

Aliás, o tópico de bandeiras é outro que sempre está na lista de preocupações principais de quem está procurando por uma maquineta. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018 mostrou que o número de bandeiras aceitas era o critério número 1 no momento da compra da maquininha. São muitas as bandeiras utilizadas no brasil atualmente, logo, o ideal é buscar um aparelho que trabalhe com todas, mas principalmente as cinco que são mais famosas e atenderão às necessidades da grande maioria de seus consumidores.

Um tema que certamente já passou pela sua cabeça se você está pensando em adquirir uma maquininha é o tradicional dilema: “afinal, é melhor comprar ou alugar uma maquininha?” O assunto definitivamente divide opiniões, fazendo com que diversos especialistas em comércio sejam constantemente questionados e levantando debates que vão sendo rediscutidos conforme as atualizações de mercado vão ocorrendo.

Quando você compra maquininha de cartão, ela se torna totalmente sua para sempre, ou até o momento em que você a revender. Essa ideia pode ser interessante para aqueles empreendedores cujos negócios estão com um volume baixo de vendas e ainda vivendo o início da sua fase de crescimento. Com o empreendimento ainda dando seus primeiros passos, o ideal é economizar sempre que possível, por isso, ser dono de uma maquininha te livra de ter que pagar o aluguel do aparelho. 

Além disso, todo início de empreendimento é repleto de papeladas e burocracias. Só quem já empreendeu do zero sabe da dificuldade, não é mesmo? Essa é outra vantagem da compra da maquininha sobre o aluguel: é um processo extremamente mais simples, podendo ser realizado online e sem a necessidade de contratos longos e complexos. Ademais, a compra desse produto é muito mais acessível para aqueles que ainda estão no processo de regularização, afinal, a maioria das opções de aluguel de maquininha exige um CNPJ, enquanto para quem deseja apenas comprá-la, é possível sendo pessoa física. 

Entretanto, as desvantagens da opção de compra da maquineta também existem: você acaba tendo menor liberdade de negociação quanto às taxas de crédito e débito, especialmente caso tenha escolhido comprar de alguém que a está revendendo. Logo, sua maquininha virá com taxas fixas. Outra adversidade é referente a manutenção da máquina. Maquininhas alugadas possuem reparos garantidos durante o prazo estabelecido em contrato, enquanto no caso das que foram compradas, a garantia é extremamente limitada e o tempo é diferente para cada marca.

O aluguel de máquina costuma ser indicado principalmente para negócios que já estão consolidados, com faturamento constante e principalmente alto. Será esse o fator decisivo que irá lhe ajudar a negociar as melhores condições com a empresa que estiver lhe concedendo o aparelho. E mais: um fator que faz com que muitos optem pela escolha do aluguel ao invés da compra definitiva da máquina, é que o primeiro muitas vezes garante o direito de troca do aparelho, garantia que torna a rotina de trabalho do empreendedor muito mais tranquila.

Reputação de marca é outro fator que não se deve abrir mão de investigar de jeito nenhum. Antes de pedir um delivery, você provavelemnte dá uma olhada nas avaliações sobre o restaurante antes de fechar a venda, correto? Se para pedir um simples almoço, já é necessária uma checagem dos comentários sobre a qualidade dos serviços, no momento de adquirir uma maquininha de cartão para o seu negócio, essa pesquisa é extremamente necessária. E ela não deve se limitar apenas a conversas com conhecidos, por exemplo. O ideal é analisar a fundo o histórico de cada uma das empresas e até dos modelos específicos de cada aparelho, assistindo vídeos de comparação entre os concorrentes e lendo comentários sobre os produtos nas suas respectivas redes sociais. 

O site Reclame Aqui também acabará sendo um grande aliado durante o processo de escolha da sua nova maquininha. Ali, você conseguirá analisar quais as principais críticas que cada uma das marcas recebe e o tipo de atendimento que estas oferecem aos seus consumidores insatisfeitos. Para buscar esclarecer as qualidades de cada marca, o site mostra quantas reclamações a empresa tem, quais destas foram respondidas, quantos clientes respondidos voltariam a fazer negócio, quantos tiveram os seus problemas definitivamente solucionados e ainda coloca uma nota de confiabilidade para os serviços da marca. 

Buscando transparência, todas as críticas feitas no site pelos consumidores ficam expostas na página da empresa, logo, você poderá analisar por categorias e notar se existe algum tipo de problema que se mostra recorrente dentre as avaliações de consumidores. Quando são muitas pessoas se queixando da mesma coisa, claramente o problema deixou de ser algo ocasional e passou a ser regra. O ideal é fugir desse tipo de empresa!

Felizmente, o mercado de maquininhas de cartão é muito atento quanto as críticas de seus consumidores e cada vez mais visa oferecer soluções rápidas, justamente por que buscam se manter bem avaliadas e com uma boa reputação. Várias marcas apresentam uma alta taxa de problemas solucionados e algumas inclusive recebem o selo “RA1000” que é um comprovante oferecido pelo próprio site para comprovar que a empresa possui um real compromisso com o pós-venda, mostrando índices altos de avaliação e de compradores que após terem seus problemas resolvidos, voltariam a fazer negócios com ela.

Agora que você já sabe quais são os principais critérios a serem avaliados antes de comprar uma maquininha, é hora de colocar isso em prática. Compare os preços, taxas, funcionalidades, tamanhos, avaliações de usuários, vantagens e claro, suas experiências anteriores. Para facilitar essa jornada de compra, na internet você encontra até mesmo simuladores de maquininha de cartão onde você pode colocar quanto você vende no débito, crédito e crédito parcelado por mês, quais funções você precisa ter no aparelho etc., para receber uma análise personalizada de quanto, em média, você irá gastar com esse investimento.

Gostou das recomendações? Então compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e mande para o seu amigo que também está em dúvida sobre qual a melhor opção de maquininha de cartão. 

E mais: já que seu negócio está dando novos passos, que tal garantir a estabilidade de suas finanças? Confira também o nosso artigo sobre segurança financeira!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)