Marketing offline: o que é e quais as melhores estratégias para aumentar as vendas?

Marketing offline o que é? Quais as melhores estratégias para aumentar vendas?
Por Banco24Horas
22/09/2022
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Marketing offline: o que é e quais as melhores estratégias para aumentar as vendas?

Se você é um entusiasta do mundo do marketing, provavelmente sabe que, antes da internet, as estratégias eram sempre baseadas no offline.

O que isso quer dizer? Os principais canais de divulgação de uma informação ou produto eram as propagandas de TV, nos programas de rádio, jornais, revistas, folhetos, entre outros meios que não precisam de uma conexão com a rede.

É importante saber que a campanha de marketing offline ainda é uma ótima estratégia para o aumento de vendas, pois ele atinge um grande número de pessoas. Principalmente se considerarmos o momento de retomada às rotinas presenciais que estamos passando, com o avanço das vacinas.

Ele pode ser ainda mais potencializado se unido ao online, ou seja, o marketing digital. Mas o que é o marketing offline e quais são suas principais estratégias de aplicação para aumento de vendas? Continue acompanhando e saiba mais.

O que é o marketing offline?

O marketing offline representa todas as técnicas de divulgação, que não se baseiam na internet como fonte. Existem diferentes meios de aplicá-lo em um negócio. Veja:

Propagandas impressas

Neste meio, a divulgação parte de diferentes meios, como jornais, banners, revistas, folhetos, entre outros. Esses materiais impressos, se bem planejados e executados, chamam a atenção das pessoas nos ambientes em que estão presentes, sendo um grande diferencial.

Entretanto, no dia a dia, você, provavelmente, já pegou um panfleto que não chamou a atenção e jogou fora na primeira lixeira que apareceu, não é mesmo? Por isso, é muito importante pensar na estratégia antes de tudo. E falaremos sobre isso ainda neste artigo.

Brindes

Quando falamos sobre aumentar as vendas no offline, os brindes surgem como uma ótima opção. Idealizar kits com itens personalizados, pensando em sua utilidade ao público-alvo pode ser um diferencial que estimule e fortaleça ainda mais a conexão entre marca e cliente.

Cartões de visita

Os cartões de visita são uma das maneiras mais antigas de divulgar uma marca. Você pode deixá-lo em lugares estratégicos, onde seu público-alvo possivelmente frequente. Seu custo médio é baixo e o retorno desse investimento pode ser muito positivo.

Realização e participação em eventos

Realizar e participar de eventos onde, possivelmente, seu público-alvo esteja é uma forma de realizar marketing offline. Isso pode aproximar ainda mais o vínculo entre consumidor e marca, servindo de atração para a venda de produtos e serviços.

Principais estratégias offline para o aumento de vendas

Antes de pensar em construir uma campanha de marketing offline, é importante saber que tudo deve ser personalizado de acordo com o objetivo de cada negócio. No entanto, algumas estratégias podem ser aplicadas para potencializar o alcance das ações. Separamos as principais para você: 

Saiba quem é o público-alvo da empresa

Antes de construir uma campanha de marketing offline, é imprescindível saber quem é o público-alvo da empresa. Com isso, é possível atingir as pessoas certas, criando mais autoridade e otimizando os investimentos com mais assertividade.

Isso inclui a obtenção e o estudo de todos os dados de comportamento, características e necessidades do usuário, que pautarão as melhores decisões, que serão estratégicas para o negócio e o aumento de suas vendas.

Entenda qual é o melhor meio de divulgação

Entendendo o público-alvo, você poderá eleger quais meios serão usados para divulgar sua campanha de marketing offline de maneira certeira. Nesse momento, muitos devem considerar os jornais e revistas, por terem um custo-benefício mais atrativo. Porém, nem sempre eles trazem o retorno mais satisfatório ao público.

Patrocine programas e eventos

Patrocinar e promover programas e eventos é uma ótima estratégia para os negócios aparecerem em mídias offline com mais incidência.

Para uma maior assertividade, antes de analisar as possibilidades de patrocínio, saiba quais são os eventos que seu público está presente. O mesmo se aplica aos programas de rádio, o qual deve-se focar nos mais ouvidos e acessados pelos seus clientes.

Falando sobre os eventos, caso você tenha verba para investir em um stand, pode trazer muitas vantagens. Contudo, caso não tenha, a sua empresa ainda pode ter uma boa participação. Leve materiais impressos para divulgar o seu negócio e fazer networking, como folhetos, amostras e brindes e fale com o maior número de pessoas possível.

Distribua bons brindes

E falando em brindes... Devemos destacar que a distribuição deles é algo que ainda encanta os clientes, mas é preciso dedicar uma atenção para isso. A concorrência e a diversificação do mercado é grande, portanto, é importante que os seus brindes sejam úteis para o seu público.

Além da utilidade, é preciso prestar atenção na qualidade. O brinde oferecido não precisa ser caro, mas é necessário que possua durabilidade. Avalie seu orçamento com calma e precisão. Quem não gosta de ganhar um mimo, né?

Pensando no marketing de influência, esta também é uma estratégia que pode casar muito bem! Um bom brinde pode ser divulgado por um(a) influenciador(a) relevante, trazendo possibilidades de retornos e aumento de vendas.

Meça os resultados das ações

Em uma campanha de marketing offline, é importante realizar o levantamento relacionado à distribuição de materiais impressos, por exemplo, relacionando com a taxa de circulação nos locais. Se houve o aumento, é possível entender a eficácia de uma determinada ação.

Atenção ao conteúdo!

Além de conseguir abranger muitos públicos ao mesmo tempo, a mídia offline possui a vantagem de não ser ignorada pelas pessoas, já que no online as pessoas podem bloquear ou pular anúncios.

Neste sentido, é importante que o conteúdo veiculado seja assertivo e desperte o interesse do consumidor. Sabendo que é o público-alvo e quais são as suas necessidades, você poderá pensar em algo que atinja a dor do usuário de maneira assertiva, tornando a estratégia muito eficaz.

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