Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022!
Por Equipe do Banco24Horas
22/07/2022
format_align_left 8 minutos de leitura

O mercado financeiro tem apresentado várias mudanças ocasionadas pelos acontecimentos mundiais. Com o aumento da taxa Selic e a desvalorização da poupança, é comum que o brasileiro tenha dúvida sobre onde investir em 2022.

Para aqueles que desejam ter um futuro financeiro seguro, somente poupar não é a opção mais adequada. A melhor maneira de fazer o dinheiro render é realizar investimentos conforme o perfil de cada investidor.

Você deseja investir, mas não sabe qual a melhor opção? Para ajudar nessa missão, vamos apresentar neste post os melhores investimentos em 2022 para o brasileiro. Acompanhe!

Qual é o cenário dos investimentos esperado em 2022?

A economia mundial passou por grandes mudanças nos anos anteriores, principalmente devido à pandemia de COVID-19. Agora em 2022 e com o avanço da vacinação, a esperança é que a situação financeira do brasileiro melhore, porém, ainda carece de bastante atenção.

O principal alerta econômico é a alta da inflação. Entre outubro de 2020 e outubro de 2021, o índice teve um aumento de 10,7%, segundo os dados apurados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Para 2022, a projeção do mercado financeiro vem sofrendo altas constantes, resultado da pandemia. A recuperação econômica ainda é um desafio a ser enfrentado pelo Brasil. Mesmo com a retomada das atividades, a indústria enfrenta problemas na produção devido à falta de matéria-prima.

Vários outros fatores são responsáveis pelas incertezas na economia brasileira, como as eleições presidenciais, o cenário internacional desfavorável, a depreciação do câmbio e os problemas relacionados às contas públicas.

Quais são os fatores que influenciam nos investimentos em 2022?

Para quem deseja saber onde investir em 2022, é importante entender que a encomia mais fraca exige mais atenção. Confira os fatores que podem influenciar nos investimentos este ano.

Baixa do PIB

O PIB, quando mais baixo, afeta os ativos de renda variável, que acabam sendo mais expostos no que se refere à movimentação do mercado. Indiretamente, os investimentos na renda fixa também são afetados.

Alta da inflação

A alta da inflação é um fator que merece atenção intensiva dos investidores. Alguns investimentos podem não ser rentáveis, não superando a desvalorização do dinheiro aplicado.

Taxa Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros e, quando em alta, afeta os investimentos. Em 2022, é esperada a elevação do valor, evidenciando os investimentos atrelados a esse indicador.

Quais são os melhores investimentos em 2022?

Para saber onde investir, é importante considerar alguns pontos, como:

  • perfil do investidor — conservador, moderado ou arrojado;

  • objetivo financeiro;

  • capacidade de poupança;

  • carteira de investimentos.

  • conhecimento e experiência no mercado.

A melhor opção de investimento é aquela que considera os aspectos acima, considerando o mercado econômico e a estratégia do investidor. Conheça os melhores investimentos em 2022 e qual faz mais sentido para você!

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é perfeito para os investidores conservadores. Esse tipo de ativo é um título emitido pelo governo. Funciona como um empréstimo ao poder público.

O Tesouro Selic é uma ótima opção para aqueles que desejam resgatar o valor investido a qualquer hora, sem qualquer perda. Ele apresenta bastante segurança ao investidor e uma boa lucratividade quando comparado aos rendimentos de poupança.

O risco de perda nesse tipo de investimento é quase nulo, por isso apresenta menor rentabilidade. Esse tipo de ativo é ideal para substituir a poupança e para aqueles que acabaram de organizar as finanças.

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um investimento de renda fixa. A rentabilidade desse ativo está correlacionada ao IPCA, o principal índice de inflação do Brasil. O investidor consegue garantir que o dinheiro não desvalorize quando opta por essa modalidade.

Assim como o Tesouro Selic, o Tesouro IPCA também é um título emitido pelo poder público. O Tesouro Nacional utiliza desses investimentos para usar na saúde, educação, infraestrutura e outras áreas.

IPCA é a sigla de Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a variação de produtos e serviços utilizados pelos brasileiros. Ele é considerado o indicador da inflação no Brasil.

Ao investir no Tesouro IPCA, o investidor deve analisar não somente a rentabilidade, mas também a melhor opção para o seu perfil. Veja os tipos de Tesouro IPCA existentes:

  • Tesouro IPCA + (NTN-B principal) — os rendimentos são repassados somente na data do vencimento ou em caso de resgate antecipado;

  • Tesouro IPCA + juros semestrais (NTN-B) — os rendimentos são pagos semestralmente e estão sujeitos à tributação.

Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado é um investimento com taxa de juros fixa, possibilitando ao investidor conhecer a rentabilidade e a liquidez do título após o vencimento.

Esse tipo de investimento também é um título emitido pelo governo para o uso da manutenção da máquina pública. Mesmo que você disponibilize de pouco dinheiro é possível adquirir um título, já que você pode comprar até mesmo 1% do ativo.

O Tesouro Prefixado é ideal paras aqueles investidores com perfil moderado, com objetivos a médio e longo prazos. Ele é um investimento seguro, permite saber a rentabilidade na aquisição e de fácil aplicação e resgate.

LCI e LCA

LCI e LCA são investimentos livres de taxas e tributos. Uma ótima opção no mercado econômico e tem ganhado destaque pela alta procura pelos investidores

A LCI (Letra de Crédito Imobiliária) é um investimento de renda fixa. O título é emitido por bancos para a aplicação em financiamentos imobiliários e em empreendimentos.

Ao investir em uma LCI, o investidor estará oferecendo ao banco um empréstimo. A rentabilidade desse ativo pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. Essa carta de crédito tem um prazo de validade que permite a quem investe ter uma noção do valor a receber no final do contrato.

A LCA é uma Letra de Crédito do Agronegócio. Funciona como a LCI, porém o dinheiro investido é utilizado pelas instituições bancárias para o financiamento do setor do agronegócio.

Ao adquirir uma LCA, a taxa de rentabilidade e a data do vencimento são definidas no momento da contratação. Investir em uma LCA garante rentabilidade, diversificação, isenção de impostos de renda e segurança ao investidor.

Fundos e ações

Os fundos de investimentos são aqueles em que diversas pessoas investem coletivamente. Os recursos são aplicados no mercado financeiro e de capitais. A rentabilidade é dividida entre os investidores conforme o valor investido por cada um.

Ações são investimentos em capital social de empresas e de sociedades anônimas. Os investidores são considerados acionistas ou sócios e com direito a lucros proporcionais ao número de ações que possuem. As ações podem ser negociadas na bolsa de valores.

O ano de 2022 é um grande desafio para o mercado econômico! Para aqueles que desejam investir, é essencial saber quais são os melhores investimentos em 2022 para escolher o que mais harmoniza com seu perfil e que garanta rentabilidade e retorno no prazo desejado.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os melhores investimentos em 2022? Quer receber mais informações do mercado financeiro? Aproveite e assine a nossa newsletter!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot