Ovo de Páscoa caseiro: veja se vale a pena e descubra como fazer!

Quer aprender a fazer ovo de Páscoa caseiro? Confira nosso post!
Por Equipe do Banco24Horas
15/03/2021
format_align_left 5 minutos de leitura

Já pensou em fazer ovo de Páscoa caseiro pra você e a sua família? Você pode pensar que isso é algo complexo e demorado, mas acredite: na verdade, é bem mais descomplicado do que parece!

O melhor de tudo é que você tem como personalizar esse doce de acordo com o gosto de cada parente. Além, também, de poder aproveitar os momentos na cozinha de casa pra se divertir com as crianças e o principal: ainda conseguir economizar e não comprometer as suas finanças pessoais.

Ficou com vontade de saber mais sobre essa alternativa? Então fique atento e continue a leitura porque contamos tudo a respeito e ainda mostramos o passo a passo pra fazer essa delícia! Acompanhe!

O chocolate em barra é realmente mais barato que o ovo de Páscoa no mercado?

Fazer ovo de Páscoa caseiro tem um ótimo custo-benefício porque você utiliza como principal ingrediente o chocolate em barra. Esse é um detalhe fundamental porque é o que garante um sabor muito próximo ao dos ovos tradicionais, especialmente quando você compra da mesma marca que também oferece essa iguaria.

Isso sem mencionar que o processo caseiro de criação desse doce não envolve fazer ele do zero, mas sim moldar o formato do chocolate de barra pra casca — algo que, como você vai ver, é bem prático e rápido.

Pra completar, a barra se torna mais econômica para o seu bolso porque o preço dela, mesmo quando comprada em grandes quantidades, costuma ser menor do que o dos ovos.

Inclusive, muitos supermercados colocam o chocolate em barra com preços reduzidos ou promocionais durante a Páscoa justamente pra deixá-lo ainda mais competitivo se comparado ao outro produto e pra conseguir mais clientes.

Como fazer um ovo de Páscoa caseiro?

Abaixo, você vai conferir todos os ingredientes necessários não só pra preparar, mas também pra finalizar o seu ovo de Páscoa. Pegue papel e caneta e anote tudo!

Ingredientes e utensílios utilizados

Você vai precisar de:

  • duas formas de silicone pra ovo de Páscoa (molde de 175g cada);

  • uma folha de papel chumbo de 40 cm pra cada ovo de Páscoa de 350g;

  • uma folha de papel celofane de 70 cm pra cada ovo de Páscoa de 350g — ele pode ser

    transparente, colorido ou com estampas;

  • uma fita de cetim ou seda de 15 cm — que esteja em uma cor que combine com o papel celofane ou papel chumbo (isso não é tão relevante se a embalagem escolhida for transparente).

Pra um ovo (de tamanho médio — 350g):

  • duas barras de chocolate de 100g da marca da sua preferência;

  • uma caixa de creme de leite.

Opção 1 de recheio:

  • uma lata de leite condensado;

  • 50g de manteiga líquida;

  • ingrediente extra da sua preferência (como coco ralado, caramelo, chocolate granulado etc.).

Opção 2 de recheio:

  • 100 gramas de pasta/creme já pronto (de frutas, amendoim, avelã, doce de leite etc.) da marca da sua preferência.

Qual o passo a passo pra fazer o ovo de Páscoa caseiro?

Fazer um ovo de Páscoa caseiro é bem simples e você vai ver isso agora. Então, fique de olho nesse nosso passo a passo pra reproduzir em casa sem erros. Vamos lá!

Passo 1

O primeiro passo é pegar as barras de chocolate, quebrá-las em pedaços menores e colocá-las em um pote ou uma vasilha que possa ser levada ao micro-ondas.

Feito isso, esquente o chocolate por mais ou menos 2 minutos ou até que todo o chocolate derreta e fique líquido. Vale citar que, dependendo da potência do seu aparelho, talvez seja preciso menos ou mais minutos, ok? O ideal, pra não queimar, é que você pause e misture bem a cada 30 segundos.

"E se eu não tiver micro-ondas em casa? Como faço?", você pode estar se questionando. Nesse caso, não se preocupe! É muito fácil também.

Basta encher uma panelinha com água e colocar a vasilha com o chocolate em cima, em fogo baixo, mexendo sempre até que tudo se derreta por completo. Esse método é chamado de banho-maria! É importante não parar de mexer e ficar sempre atento pra evitar que o principal ingrediente da sua receita queime!

Passo 2

A segunda etapa é bem prática: acrescente o creme de leite ao chocolate derretido e depois leve a mistura ao micro-ondas (ou ao fogão) por mais um minuto. Isso é importante pra que ela fique parecida com uma ganache — que é uma pasta brilhante de chocolate, muito utilizada na confeitaria.

Em seguida, deixe a mistura esfriar por cerca de 10 minutos. Ao notar que ela começa a ficar mais pastosa, não perca tempo: use-a pra revestir o interior das duas formas de silicone. Ao terminar, coloque na geladeira e deixe descansar por uma hora até que o chocolate volte a endurecer por completo.

Passo 3

Durante o intervalo de 60 minutos, você pode começar o terceiro passo pra ter um ovo de Páscoa caseiro: a preparação do recheio. Como mostramos, você tem dois caminhos a seguir.

Em um deles, você já utiliza um creme ou pasta já pronta, daquelas compradas em supermercados. Essa é uma alternativa pra quem quer praticidade, rapidez e, de quebra, ter a chance de inserir na receita algo que já consome na rotina ou que é preferência das crianças, por exemplo.

Já a outra opção é criar do zero o recheio. Aqui o processo também é simples. Basta pegar uma panela e colocar dentro dela o leite condensado, a manteiga e o ingrediente extra da sua preferência, mexendo tudo até que vire uma pasta uniforme. Ao terminar, reserve a mistura por mais ou menos 30 minutos até que ela esfrie.

Passo 4

Retire as duas formas de silicone da geladeira e preencha o espaço interno com o recheio. Você pode usar uma colher pra facilitar essa tarefa e também pra nivelar e eliminar os excessos.

Lembre de fazer isso de forma igual nas duas partes do ovo, combinado? Ao concluir, retorne as formas pra geladeira por mais 30 minutos.

Passo 5

O quinto e último passo tem a ver com a finalização do ovo de Páscoa caseiro. Pra isso, pegue as duas formas de silicone que estavam na sua geladeira e, com bastante cuidado pra não quebrar ou rachar o chocolate, desencaixe cada uma das partes.

Junte as duas partes e embrulhe com o papel chumbo. Isso não só vai preservar a temperatura e proteger a superfície do ovo, mas também garantir aquele formato clássico que já conhecemos. O toque final fica por conta do papel celofane e da fita que vão embrulhar a iguaria.

Deu pra ver que o ovo de Páscoa caseiro é uma opção econômica, inovadora e criativa pra curtir esse período e presentear a sua família e amigos, não é verdade? Portanto, não perca tempo: faça um levantamento de preços nos supermercados do seu bairro pra identificar em quais deles os ingredientes estão com um preço mais acessível. Assim, você consegue poupar ainda mais o seu orçamento pessoal.

Gostou da nossa sugestão? Então compartilhe em suas redes sociais! Assim, outras pessoas poderão conferir e até se inspirar pra ter uma fonte de renda extra agora nessa época!

tags: renda extra
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

É possível fazer saque no cartão de crédito? A gente te conta aqui

Saque no cartão de crédito: veja as principais informações pra saber como fazer essa operação no dia a dia.

Presente para dia dos pais: 6 ideias baratinhas pra acertar gastando pouco!

Ainda não comprou o presente de Dia dos Pais? Sem problemas, preparamos um artigo com 6 dicas pra você acertar em cheio na hora de presentear o seu pai!

O que fazer nas férias? Veja dicas pra se divertir em casa com a família!

Aquela folga tão esperada está chegando e você não sabe o que fazer nas férias? A gente dá algumas dicas neste artigo!

Índices econômicos: quais são os principais e como eles influenciam sua vida financeira?

Você sabe quais são os principais índices econômicos e os motivos pra ficar de olho neles? Confira em nosso conteúdo!

Tudo que você precisa saber sobre formação de preço

Você sente que o negócio não consegue um retorno proporcional ao esforço que exige? Pode ser uma falha de formação de preço. Confira!

Ainda vale a pena andar com dinheiro na carteira? Confira!

Você tem o costume de andar com dinheiro na carteira? Saiba que usar notas e moedas pra compras e pagamentos tem vantagens. Saiba mais!

O que é cadastro positivo? Entenda aqui e agora!

Um nome sujo é aquele que tem dívidas. Mas você sabe o que é o cadastro positivo? Explicamos tudo neste artigo!

Veja como fazer festa junina gastando pouco pra aproveitar com a família

Você sabe como fazer festa junina gastando pouco? Pra ver como aproveitar a data mesmo em casa e curtir com a família, pegue as boas dicas do nosso blog!

Como economizar no presente do Dia dos Namorados?

Economizar no presente do Dia dos Namorados é importante pra não comprometer o orçamento doméstico. Neste artigo te mostramos como!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot