Como mobiliar um apartamento pequeno gastando pouco? Veja 6 dicas!

Você pode mobiliar seu apê pequeno pra ter um ambiente espaçoso e funcional!
Por Equipe do Banco24Horas
06/11/2020

Sabia que dá pra transformar um apê pequenininho em um lugar espaçoso, harmonioso e funcional? Sim, é isso mesmo que você leu!

Quando a gente prioriza a otimização do ambiente e sabe como mobiliar um apartamento pequeno, ainda mais sem grandes despesas, conquista o tão merecido conforto do lar.

Em tempos de home office e economia digital, inclusive, investir nos móveis certos é fundamental até mesmo pra contribuir com a produtividade sem comprometer o orçamento.

Quer aprender a mobiliar um ambiente pequeno sem se preocupar tanto com dinheiro? Dá só uma olhada nas dicas que a gente preparou!

1. Priorize o que é essencial

Não tem como fugir: por mais que seu apartamento seja pequeno, é preciso mobiliar todos os ambientes, certo? Então, temos que levar em conta quantas pessoas vão morar ali e quais são as suas atividades diárias.

Com isso em mente, fica bem fácil comprar só o que é indispensável. Quer um exemplo? Melhor que isso, a gente te dá duas ideias pra planejar esses espaços estratégicos em casa.

Olha só!

No quarto

Esse é um ambiente que merece ser acolhedor, leve e confortável, concorda? Afinal, é aqui que a gente descansa, relaxa e repõe as energias. Então, você pode colocar o mínimo de móveis, como cama, guarda-roupa, mesinha com gavetas e até um painel pra televisão, caso goste desse entretenimento no quarto.

Na sala

Aqui, a gente recebe visita, bate um papo com a família, assiste a um filme no final de semana e descansa. Gostoso demais, não é verdade? Por isso, aposte em um conjunto confortável de sofá pequeno, além de um bom tapete, painel de TV e mesinha de centro.

2. Busque os melhores descontos

Mobiliar um apartamento é um projeto que traz aquela sensação boa de conquista e mudança de vida pra melhor. Então, não adianta transformar essa fase em motivo de dor de cabeça, viu?

Quando você compra muita coisa, no caso de uma reforma ou montagem de apê, a tendência é se endividar. Mas não depois das nossas dicas!

Hoje, as lojas facilitam ao máximo pra que o cliente tenha a oportunidade de realizar seus sonhos. São opções de pagamento por cartão de crédito, crediário e, claro, à vista.

Aliás, os melhores descontos estão bem ali, quando você faz o pagamento em dinheiro físico. Sim, usar dinheiro em espécie tem vantagens, porque, além de proporcionar um preço melhor, evita dívidas futuras. É vida nova, apartamento mobiliado e liberdade financeira!

3. Invista em prateleiras

As prateleiras são muito utilizadas por quem quer aproveitar o espaço físico em casa. Esses suportes podem ser instalados no quarto, na sala, na cozinha, no banheiro e também nas áreas externas.

É um produto de baixo custo se comparado a móveis mais trabalhados. Outro ponto interessante é que ocupa menos espaço, deixando a decoração limpa e arejada, bem no estilo minimalista, sabe?

Como elas são fixadas na parede, liberam o ambiente pra passagem e outros móveis. Dá pra criar disposições diferentes, ajeitar os livros e outros objetos decorativos e deixar o apê com a sua cara!

4. Escolha móveis de canto

Quando o assunto é como mobiliar um apartamento pequeno, uma dica infalível é apostar em móveis de canto. E isso vale pra todo ambiente da casa, porque libera espaço e aproveita melhor a estrutura original da construção. Logo, o investimento de instalação é bem menor!

As cantoneiras em formato de “L”, por exemplo, são multifuncionais — basta usar a criatividade. Elas podem servir de escrivaninha, aparador, penteadeira, suporte etc. A rotina da família e as necessidades de cada morador fazem a vez e ditam o uso dessa mobília.

5. Considere móveis para o escritório

Com a inovação do mercado e a forte tendência do home office, não dá pra desconsiderar o poder dos móveis ergonômicos. Isso se você quiser prevenir aquela dor nas costas e problemas sérios de saúde!

Então, vale a pena organizar as contas e separar um pouquinho pra investir em produtos específicos pra escritório: cadeira giratória, escrivaninha com gavetas e luminária na temperatura de luz certa. A ideia é unir o útil ao agradável, sem prejudicar seu bem-estar ao aproveitar a mesa da cozinha ou a cadeira de jantar.

Assim, além de não danificar seus móveis com usos prolongados e não recomendados para as funções deles, você ainda salva um dinheiro em consultas médicas lá na frente!

6. Tenha móveis multifuncionais

Esse tipo de mobília é tendência no mercado por ter um ótimo custo-benefício. Afinal de contas, é como se você comprasse vários produtos em um só, sabe? Por isso, escolher esses móveis multifuncionais é um jeito de economizar tanto no espaço quanto no orçamento.

Dá só uma olhada em alguns exemplos:

  • sofá-cama: além de diferente e charmoso, pode funcionar como sofá durante o dia e, à noite, ser modificado pra virar uma cama;

  • mesa desmontável: é fixada na parede e montada rapidamente pra ser utilizada. Depois do uso, é só desmontar de novo e liberar o espaço na casa;

  • bicama: são duas camas em uma, já que a segunda é posicionada embaixo da principal, como se fosse uma gaveta;

  • cama com gavetas ou baú: existem modelos com quatro gavetas embaixo da cama, duas de cada lado. Além disso, tem cama que levanta a tampa do box e funciona como baú, pra guardar cobertor, toalhas e o que mais você precisar;

  • escrivaninha no guarda-roupa: normalmente, é posicionada embaixo da penteadeira do guarda-roupa. Existe ali uma carretilha pra que ela entre e saia facilmente ao ser utilizada;

  • banco-cesto: com tripla funcionalidade quando não tem acolchoamento, seu interior pode servir como cesto de roupa suja. Já a parte superior, em alguns momentos, pode ser banco ou uma mesinha pra colocar qualquer objeto decorativo, como vaso de planta, abajur etc.

Viu só como mobiliar um apartamento pequeno é fácil? Fazendo as escolhas certas, dentro das suas finanças pessoais, dá pra viver no conforto, sem sufoco.

Pra ampliar o ambiente, você também pode pensar alguns detalhes tranquilos de pagar fazendo um planejamento organizado, como aplicar cores claras nas paredes, instalar espelhos pra causar impressão de ganho de espaço e colocar pisos de tons neutros e suaves. Tudo isso ajuda a proporcionar bem-estar, qualidade de vida e funcionalidade.

Agora que você já sabe fazer boas escolhas pra potencializar o clima agradável e a produtividade em casa — mesmo que com pouco espaço —, não deixe de se informar, ok? Pra isso, siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de mais dicas. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Twitter!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Dicas de finanças do Banco24Horas para organizar suas contas em 2024

Confira as dicas de finanças preparadas pelo Banco24Horas para você sair do vermelho e deixar as contas em dia em 2024.

Como fazer um bom currículo? Conheça 5 dicas para construir o seu

Controle de gastos no verão: conheça os benefícios do pagamento à vista

Como pagar seu IPTU nos caixas eletrônicos do Banco24Horas?

Você não precisa pegar fila de banco para pagar o seu IPTU. Conheça a praticidade de quitar esse imposto em um caixa eletrônico do Banco24Horas!

Dinheiro em espécie: como ele chega até você?

Como o dinheiro em espécie é produzido? Conheça com a gente as regras para emissão e o caminho que ele percorre até o seu bolso!

Dinheiro em espécie: e o poder dele na sua conta!

Você sabia que o seu dinheiro em conta bancária ajuda a fortalecer a economia do país? Explicaremos como isso acontece!

Dinheiro em espécie: qual é a sua força no Brasil?

O dinheiro em espécie está com os dias contados? Longe de cair em desuso, o papel-moeda registra crescimento de circulação no Brasil.

Dinheiro em espécie: as vantagens para a economia e sociedade

Você acredita que a utilização do dinheiro impresso vai acabar? Conheça fortes argumentos para a longa permanência do dinheiro impresso em nossas vidas.

Dinheiro em espécie: como surgiu o papel-moeda?

Você sabe como o dinheiro em espécie ganhou força na economia e várias versões pelo mundo? Entenda a evolução desse documento com a gente!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)