Sabe o que é economia digital? Nós te contamos aqui

Economia digital: você sabe o que é? Confira os principais pontos a respeito!
Por Equipe do Banco24Horas
10/09/2020

Comprar online, usar aplicativos pra conversar, trocar informações e solicitar serviços, navegar por horas a fio na internet. Esses são alguns hábitos bem comuns hoje, já reparou? Dá pra dizer que estamos imersos na economia digital.

Vale a pena, inclusive, falar do quanto a inovação é presente no dia a dia. Naquela compra feita apenas com código QR, por exemplo, ou quando você publica nas redes sociais algo das marcas de que gosta e, rapidamente, começam a surgir propagandas dela.

Parece às vezes que o Google também “leu” seus pensamentos, aproximando você de uma compra que tanto deseja. Tudo isso faz parte da economia digital — mas queremos te ajudar a ir além! O que acha de saber mais sobre o tema, que está mais atual do que nunca? É o que te contamos a seguir!

O que é economia digital?

Pra entender o conceito, é só pensar no quanto a tecnologia está presente em relações e hábitos de consumo. Podemos citar o e-commerce, o uso das redes sociais pra comunicação e pesquisa e as transações bancárias online. Tudo isso mostra bem o que é economia digital.

E quais são os benefícios?

Os principais pontos positivos estão relacionados à geração de mais valor ao comércio e, claro, ao cliente final. É só ter em mente as facilidades, a segurança e a praticidade que a economia digital traz pra gente.

Além disso, no contexto de isolamento social que estamos passando, os benefícios se tornam ainda mais visíveis. Podemos ficar em casa e fazer pedidos online, certo? E quando temos de sair em busca de algum serviço ou produto essencial, ganhamos agilidade ao contar com aplicativos e sites que nos dizem onde vamos encontrar o que precisamos.

Como a economia digital pode contribuir no dia a dia?

Sabe aquela compra feita com a biometria ou o código QR? Pois é, são dois exemplos de inovações tecnológicas que fazem cada vez mais parte da rotina. Também dá pra citar a ajudinha do aplicativo de celular, que te permite acessar os serviços bancários de casa e achar o caixa eletrônico mais próximo, por exemplo.

Quando pensamos num contexto amplo, essas facilidades mostram que a economia digital agiliza a vida, diminui os custos e encurta as distâncias. Imagina se todo mundo tivesse acesso a ela, então? Seria um passo grande pra promover igualdade e inclusão social.

Como se adaptar à economia digital?

A gente sabe que essa economia está ligada ao uso das novas tecnologias pra facilitar transações, não é mesmo? Por isso, começar por aí e ficar por dentro das novidades é meio caminho andado. Depois, não podemos nos esquecer de que essa tendência — que veio pra ficar — também é uma ótima apoiadora pra quem precisa controlar melhor a vida financeira e quer fazer isso pelo celular, com autonomia.

Sabendo o que é economia digital e como participar dela, é só apostar no uso seguro das ferramentas tecnológicas. Optar por marcas que adotam essa prática também é uma boa ideia! Além de prático, intuitivo, moderno e fácil, dá pra encurtar caminhos com o uso da internet e ter melhores experiências com as soluções físicas que envolvem o seu dinheiro.

Já que falamos aqui de economia digital, queremos te convidar agora pra seguir as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Assim, você vai ter acesso a mais conteúdos interessantes como este!

Fique por dentro das nossas novidades.

Mais Lidos

Educação financeira: como começar?
Educação financeira
Educação financeira: como começar?
Limite de saque no Banco24Horas
Caixa eletrônico
Limite de saque no Banco24Horas? Tire suas dúvidas com a gente