Como definir e cumprir suas resoluções de ano novo? Descubra aqui!

Já viveu um ano frustrante? Que tal conhecer formas de evitar essas decepções?
Por Equipe do Banco24Horas
23/12/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

Quando chega dezembro, logo aparecem ideias, surgem lembranças e frustrações com decisões não cumpridas e, pra muitos, um pouco de desconfiança com a validade das resoluções de ano novo. Pois esqueça tudo isso!

O assunto deste post é a sua vida, é sobre o que você deseja, o que pode conseguir e o que fazer pra chegar lá. Não é um código de programação seguido à risca.

Antes de tudo, esse é um momento ótimo pra refletir sobre o que passou, fazer uma autoavaliação, pra se entender e olhar pra frente com otimismo, um objetivo, um caminho traçado e um bom saldo em conta pra sacar com a gente! 

Se tem um ano em que faz sentido pensar sobre isso… Não precisamos terminar essa frase, né? #borapra2021

Por que definir resoluções de ano novo?

Antes de tudo, vale a pena pensar um pouco melhor sobre essa comparação com o código de programação e o nosso comportamento. Essa diferença é parte do que nos faz humanos, não um problema.

Responder exatamente a uma regra, dependendo da situação, pode até ser um grande erro. A gente se adapta ao que ocorre à nossa volta e as nossas experiências são importantes pra que possamos aprender, mesmo que as coisas não funcionem como planejamos.

Um ano de pandemia é um bom exemplo de que nem tudo está sob o nosso controle. Planejamentos não são feitos pra garantir um controle infalível, mas pra apontar uma direção e estabelecer o melhor caminho pra chegar lá.

Um plano se baseia na importância dos objetivos e na certeza de que é fundamental pensar em alternativas — o famoso plano B — para o caso de imprevistos e até oportunidades.

Às vezes, definimos nosso futuro, mas uma boa oportunidade surge e, assim, alguns projetos acabam sendo adiados. Em outros casos, acontecem surpresas que dificultam a concretização do que pensamos. É nessas situações que a nossa capacidade de se adaptar pode fazer diferença.

Ao mesmo tempo, muitos objetivos também dependem de disciplina e método, como guardar dinheiro — que é muito difícil sem um plano pra quem não ganha uma fortuna por mês. 

Como é possível defini-las?

Continuando com o mesmo exemplo, pode ser um desafio inalcançável fazer uma poupança pra quem não tem noções básicas de cálculos financeiros. Afinal, esse esforço começa com uma análise e a elaboração de um orçamento, definindo a previsão dos gastos e as despesas que devem ser poupadas — como investir o 13° salário, por exemplo.

Por isso, quem tem esse tipo de dificuldade tem grandes chances de se frustrar antes de pensar em aprender sobre o tema. Isso quer dizer que é preciso abrir mão desse objetivo? Não! Apenas que é melhor dar um passo antes: estudar sobre finanças.

Muita gente se frustra com os planos que faz por falta de autoconhecimento e por estipular metas muito acima do que se pode realizar. Nesse caso, tem uma regra que as empresas usam pra defini-las que pode ajudar bastante. Segundo ela, as metas devem ser: 

  • desafiadoras:

    não podem ser muito fáceis, pois isso não gera estímulo;

  • realizáveis:

    pra que não causem desânimo;

  • claras:

    pra evitar interpretações erradas. 

Além disso, antes de começar, o ano parece interminável, não é mesmo? Dá a impressão que vai dar pra fazer um monte de coisas e, quando percebemos, ele está terminando e deixamos boa parte dos planos pra depois.

Por isso, comece pelo que é prioridade pra você e deixe as coisas menos importantes em segundo plano. Nada impede de listar umas poucas coisas que não se pode deixar de fazer de modo algum, ao mesmo tempo em que descreve outras que seriam legais, mas que não precisa focar.

Uma coisa é certa: quem tenta começar tudo o que deseja de uma vez só, já no mesmo ano, corre um sério risco de não terminar nada.

Além disso, não esqueça o que mencionamos desde o início — este post é sobre a sua vida. Então, as prioridades são suas. Você não precisa seguir um padrão ou se definir pelo que as outras pessoas pensam.

Um grande objetivo pode ser fazer um curso desafiador pra uma pessoa, enquanto outra quer muito uma viagem e uma terceira quer mobiliar o apartamento. Conhecer os nossos desejos, as nossas capacidades e limitações faz muita diferença se quisermos fazer um plano que seja mais motivador, empolgante e realizável.

Como cumprir as resoluções de ano novo?

Você pode ser flexível se ocorrerem imprevistos no caminho ou surgirem oportunidades que parecem atrativas pra você, mas isso não pode virar falta de comprometimento. Esse equilíbrio é muito importante e fica mais fácil com o tempo, mas precisa ser buscado desde já.

Por exemplo, não existe meia meta. Com os seus objetivos prioritários não dá pra brincar, ou vai ficar muito difícil alcançar o ideal em termos de liberdade financeira e outros resultados que fazem a nossa vida melhor.

Procure dividir seus grandes objetivos anuais em pequenas realizações diárias. As coisas acontecem sempre pouco a pouco, diariamente. Um dia de bons resultados pode aproximar você do objetivo, mas ele só será alcançado se você conseguir manter a regularidade.

Do mesmo modo, um jogador de basquete não é um grande campeão por fazer 120 pontos em uma única partida e uma vez na vida, mas sim por chegar perto de metade disso em quase todos os jogos. 

Por isso, seja positivo e faça acontecer um pouco a cada dia. Evite os desejos inalcançáveis e sonhos impossíveis. Isso não significa que você não possa ter uma ambição, mas apenas que não poderá, necessariamente, realizá-la em um único ano.

Por exemplo, se você quiser se tornar um artista mundialmente conhecido, pode começar com um grande show no ano que vem, que encante as pessoas e te faça se sentir realizado. 

Como essas resoluções podem ajudar a ter uma vida mais feliz?

Estabelecer esse tipo de objetivo, adequado à condição e ao contexto atual da sua vida, exige autoconhecimento e reflexão — algo fundamental pra trazer bem-estar e uma vida mais feliz. 

Frustrações também fazem parte da vida e precisamos aprender a lidar com elas, mas a realização é um combustível potente pra nos fazer seguir em frente. Além de nos encher de motivação, faz o caminho parecer muito mais agradável e as possibilidades mais difíceis muito mais concretas.

Por isso, temos um recado muito importante pra concluir este post. Um planejamento adequado de resoluções de ano novo é tão bom de executar quanto é de cumprir. Pense em um plano que você vai gostar de fazer e nunca em um resultado que é obrigado a alcançar. Obrigações são difíceis, mas quando traduzidas em desejos, podem ser um prazer.

Na sua caminhada, continue contando com nossas dicas. Assine nossa newsletter!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)