Bancarização: saiba o que é e por que é importante

Por que a bancarização deve ser estimulada? Tire suas dúvidas sobre o assunto!
Por Equipe do Banco24Horas
02/10/2020

Já notou como as inovações melhoram a vida das pessoas? Os caixas eletrônicos são bons exemplos disso, porque integram diversas instituições financeiras e permitem a realização de inúmeras operações bancárias em um só lugar.

Esse tipo de ferramenta amplia o acesso a serviços de diferentes empresas, além de colaborar com o sucesso da bancarização. Você sabe do que se trata? A ideia é garantir que o máximo de pessoas tenha uma conta em banco e possa aproveitar todos os benefícios relacionados.

Neste post, a gente vai falar mais sobre o assunto, pra que você compreenda a importância e o potencial dessa inclusão financeira. Vamos começar?

A situação atual da bancarização no Brasil

O Brasil tem grandes bancos, públicos e privados. E também existe por aqui um movimento de bancos digitais e fintechs. Isso quer dizer que podemos escolher a instituição financeira que mais combina com a gente quando buscamos serviços bancários.

Mas sabia que uma parcela grande da população não tem conta em banco no Brasil? Essa é a realidade de um a cada três brasileiros — o que totaliza 45 milhões de desbancarizados. São pessoas que têm forte participação na economia, movimentando mais de R$800 bilhões por ano.

Acontece que o acesso a serviços bancários, até os mais simples, é difícil pra muitos. O afastamento das cidades e a desigualdade social são alguns dos fatores principais. Afinal, o Brasil é um país enorme, com diferentes realidades de norte a sul.

Assim, mesmo com os desbancarizados tendo grande importância para a economia brasileira, eles podem perder acesso a algumas oportunidades. Por isso, quando pensamos em inclusão financeira, dá pra dizer que o acesso ao banco faz uma boa diferença na qualidade de vida. E é justamente sobre isso que vamos falar com você agora.

A importância da bancarização no país

Esse processo é fundamental pra que cada vez mais pessoas tenham condições de contratar serviços prestados por bancos, empresas de pagamento, seguradoras, corretoras e demais instituições. Ou seja, é o caminho mais rápido de garantir o recebimento de recursos necessários pra trabalhar, conquistar sonhos, planejar o futuro e até fazer investimentos.

Por conta de iniciativas pensadas pra melhorar o acesso a serviços bancários, muitos brasileiros já podem tirar proveito da chamada multibancarização. Isso quer dizer o uso de algum serviço em mais de uma instituição financeira. Essa já é a realidade para seis a cada dez brasileiros bancarizados e com acesso à internet. O desafio é levar essas oportunidades para mais pessoas.

O avanço da bancarização pode, inclusive, empoderar pessoas por meio da educação financeira. Essa iniciativa ainda favorece o acesso a benefícios à população como um todo.

Entre as vantagens do processo, podemos destacar a diminuição da desigualdade social, o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento acelerado de diversas regiões, independentemente da localização ou do perfil dos habitantes. Muito bom, não é mesmo?

As contribuições do caixa eletrônico para a bancarização

Os caixas eletrônicos favorecem — e muito — o acesso aos diversos serviços buscados pelas pessoas. O Banco24Horas, por exemplo, é um ótimo aliado, pois possibilita, por meio de seus caixas, fazer saques, verificar o saldo, consultar extratos, realizar transferências e executar pagamentos, entre outros.

Soluções de caixa eletrônico compartilhado, como o do Banco24Horas, aumentam ainda mais a conveniência, já que integram várias instituições bancárias. É um jeito simples e econômico de levar os diferenciais dos bancos a diversos lugares, ampliando o alcance de usuários e a satisfação com os serviços.

Gostou de aprender mais sobre o conceito de bancarização e seus impactos na vida das pessoas e no mercado? Esperamos que você já faça parte desse grupo que se beneficia da inclusão financeira e dos serviços que envolvem esse universo!

Se achou este assunto interessante e quer aprender a lidar melhor com as finanças, assine nossa newsletter. Assim, nossos conteúdos atualizados vão chegar direto ao seu e-mail, combinado?

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

ABF Expo: oportunidades de negócios para empreendedores

Se você é empreendedor e está em busca de novas oportunidades de negócios, participe da ABF Expo em São Paulo - SP

Empreendedores: explore a inovação no Febraban Tech 2023!

Fique por dentro de temas como fintech, inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética, big data e muito mais.

Empresas investem em conveniência para atrair e fidelizar clientes

Deseja fidelizar clientes e aumentar a lucratividade dos seus negócios? Buscar inspiração nas lojas de conveniência pode ser um ótimo caminho!

Quais são os melhores jogos da Google Play e App Store?

Desafie as suas habilidades gamers apreciando os jogos mais baixados nas lojas da Google Play e App Store!

O que o mercado de e-sports e a gamificação podem ensinar a você ou sua empresa?

Saiba como os games podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa ou de seu ambiente de trabalho.

Metaverso: o que esperar para o futuro?

Banco24Horas, Nike, Roblox, Fortnite e outras empresas já estão investindo no metaverso, seja desenvolvendo novas tecnologias ou realizando ações pontuais.

Banco24Horas chega ao metaverso

Gamers podem usar os caixas eletrônicos do Banco24Horas para depositar ou sacar a moeda do jogo e usá-las na compra de skins, bens, produtos e serviços

Maquininha de cartão: como escolher a melhor para seu negócio?

Confira algumas dicas para ser assertivo na hora de adquirir uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades!

Como comprar um Gift Card no Banco24Horas?

Experimente já uma opção de serviço extremamente versátil e surpreenda-se com a variedade de opções de gift card do Banco24Horas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)