Bancarização: saiba o que é e por que é importante

Por que a bancarização deve ser estimulada? Tire suas dúvidas sobre o assunto!
Por Equipe do Banco24Horas
02/10/2020

Já notou como as inovações melhoram a vida das pessoas? Os caixas eletrônicos são bons exemplos disso, porque integram diversas instituições financeiras e permitem a realização de inúmeras operações bancárias em um só lugar.

Esse tipo de ferramenta amplia o acesso a serviços de diferentes empresas, além de colaborar com o sucesso da bancarização. Você sabe do que se trata? A ideia é garantir que o máximo de pessoas tenha uma conta em banco e possa aproveitar todos os benefícios relacionados.

Neste post, a gente vai falar mais sobre o assunto, pra que você compreenda a importância e o potencial dessa inclusão financeira. Vamos começar?

A situação atual da bancarização no Brasil

O Brasil tem grandes bancos, públicos e privados. E também existe por aqui um movimento de bancos digitais e fintechs. Isso quer dizer que podemos escolher a instituição financeira que mais combina com a gente quando buscamos serviços bancários.

Mas sabia que uma parcela grande da população não tem conta em banco no Brasil? Essa é a realidade de um a cada três brasileiros — o que totaliza 45 milhões de desbancarizados. São pessoas que têm forte participação na economia, movimentando mais de R$800 bilhões por ano.

Acontece que o acesso a serviços bancários, até os mais simples, é difícil pra muitos. O afastamento das cidades e a desigualdade social são alguns dos fatores principais. Afinal, o Brasil é um país enorme, com diferentes realidades de norte a sul.

Assim, mesmo com os desbancarizados tendo grande importância para a economia brasileira, eles podem perder acesso a algumas oportunidades. Por isso, quando pensamos em inclusão financeira, dá pra dizer que o acesso ao banco faz uma boa diferença na qualidade de vida. E é justamente sobre isso que vamos falar com você agora.

A importância da bancarização no país

Esse processo é fundamental pra que cada vez mais pessoas tenham condições de contratar serviços prestados por bancos, empresas de pagamento, seguradoras, corretoras e demais instituições. Ou seja, é o caminho mais rápido de garantir o recebimento de recursos necessários pra trabalhar, conquistar sonhos, planejar o futuro e até fazer investimentos.

Por conta de iniciativas pensadas pra melhorar o acesso a serviços bancários, muitos brasileiros já podem tirar proveito da chamada multibancarização. Isso quer dizer o uso de algum serviço em mais de uma instituição financeira. Essa já é a realidade para seis a cada dez brasileiros bancarizados e com acesso à internet. O desafio é levar essas oportunidades para mais pessoas.

O avanço da bancarização pode, inclusive, empoderar pessoas por meio da educação financeira. Essa iniciativa ainda favorece o acesso a benefícios à população como um todo.

Entre as vantagens do processo, podemos destacar a diminuição da desigualdade social, o aumento da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento acelerado de diversas regiões, independentemente da localização ou do perfil dos habitantes. Muito bom, não é mesmo?

As contribuições do caixa eletrônico para a bancarização

Os caixas eletrônicos favorecem — e muito — o acesso aos diversos serviços buscados pelas pessoas. O Banco24Horas, por exemplo, é um ótimo aliado, pois possibilita, por meio de seus caixas, fazer saques, verificar o saldo, consultar extratos, realizar transferências e executar pagamentos, entre outros.

Soluções de caixa eletrônico compartilhado, como o do Banco24Horas, aumentam ainda mais a conveniência, já que integram várias instituições bancárias. É um jeito simples e econômico de levar os diferenciais dos bancos a diversos lugares, ampliando o alcance de usuários e a satisfação com os serviços.

Gostou de aprender mais sobre o conceito de bancarização e seus impactos na vida das pessoas e no mercado? Esperamos que você já faça parte desse grupo que se beneficia da inclusão financeira e dos serviços que envolvem esse universo!

Se achou este assunto interessante e quer aprender a lidar melhor com as finanças, assine nossa newsletter. Assim, nossos conteúdos atualizados vão chegar direto ao seu e-mail, combinado?

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

5 vantagens do Saque Digital que você precisa conhecer

Listamos aqui os principais benefícios da funcionalidade, que está disponível em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas, de norte a sul do Brasil.

Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada

Vender na pandemia pode ser complicado, mas temos várias dicas pra ajudar você nesse período. Não perca!

6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Os filmes sobre empreendedorismo também podem ser ótimas fontes de conhecimento e inspiração, sabia? Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar.

Open banking: o que é, como funciona, benefícios e mais

O open banking vai mudar o mercado financeiro e trazer vantagens ao consumidor. Contamos tudo pra você aqui!

O que é fintech? Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Contaram pra você que as fintechs eram inimigas dos bancos? Entenda aqui como elas podem ser integradas aos serviços de banco no dia a dia!

Conversa com Ana Fontes, da RME: o que é empreendedorismo social?

Para falar sobre empreendedorismo social e a relação com o empoderamento das mulheres, batemos um papo com Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora.

Cash in: conheça as vantagens e comodidades para o consumidor

Já conhece o cash in? Contamos, aqui, as diversas vantagens dessa funcionalidade. Confira em nosso conteúdo!

Conheça as 6 principais etapas de produção do dinheiro

O processo de impressão é uma aula de sofisticação e segurança. Veja os 6 passos do caminho de produção do dinheiro!

Saiba como o Banco24Horas movimenta a economia do nosso país

Você sabia que o Banco24Horas aposta em algumas práticas importantes pra movimentar a economia? Leia o post!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot