Afinal, o que é um código de banco? A gente explica pra você

Entenda o que é o código de banco e saber quando é preciso usá-lo!
Por Equipe do Banco24Horas
22/12/2020
format_align_left 4 minutos de leitura

Você já usou o código de banco? Essa informação é solicitada quando precisamos fazer algumas transações bancárias, mas as pessoas nunca costumaram dar muita atenção a esse número.

Só que a popularidade dos assuntos que envolvem tais transações — como o pagamento instantâneo PIX — tem jogado os holofotes em questões mais técnicas, e é bem possível que você tenha se perguntado o que isso significa ao efetuar uma transferência, por exemplo.

Por isso, a gente preparou um post só pra explicar o que é o código de banco e quando você vai precisar dele. Olha só!

Pra que serve o código de banco?

O código de banco é uma combinação numérica de três dígitos que serve pra identificar cada banco quando transferências ou pagamentos são realizados no país. E não são poucos, certo?

Então, pra que todas as transações bancárias desse tipo possam ser feitas por meio de um mesmo sistema — chamado Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis (Compe) —, cada banco tem um código diferente.

O sistema Compe processa a compensação de valores entre as instituições financeiras, ou seja, é o acerto de contas entre os bancos envolvidos na transação. O código solicitado na hora de fazer o processo permite que o pagamento caia na instituição correta.

Já imaginou, por exemplo, se existissem bancos com nomes muito parecidos e a sua transferência fosse processada na instituição errada? Só de pensar nisso bateu aquele nervosismo?

Não precisa se preocupar! Isso não acontece, justamente porque existe o código de banco. Então, tenha em mente que as transações bancárias são seguras e, mesmo que os nomes sejam parecidos, o número específico da instituição vai identificar a correta.

Note que esse código não tem nenhuma relação com o número da agência bancária, uma vez que cada banco tem várias agências.

Quando é necessário usar um código de banco?

Como a gente disse há pouco, é preciso informar o código de banco toda vez que você quiser receber ou enviar uma transferência entre instituições financeiras diferentes. Seja um Documento de Ordem de Crédito (DOC), seja uma Transferência Eletrônica Disponível (TED): sempre que essas transações forem realizadas, será necessário incluir o número do banco pra onde o dinheiro vai.

Digamos que você deseje transferir uma quantia do Banco A para o Banco B, por exemplo. Nesse caso, é o código do Banco B que você informa. Se for no sentido contrário, é o número do Banco A que deve ser incluído, entendeu?

O legal desse sistema de compensação é que ele não deixa de fazer parte da inclusão financeira, que nada mais é que aumentar o acesso da população a produtos e serviços bancários úteis.

Lista dos principais códigos de instituições de pagamentos do Brasil

Quer receber sua remuneração e guardar o dinheiro em uma conta especial? Então, vai precisar fazer transferências com certa frequência, não é mesmo?

Mas antes que você fique preocupado, acalme o coração, pois não precisa saber o número de cada banco de cor pra conseguir realizar transações financeiras. Geralmente, quando se faz uma busca pelo nome da instituição (nos aplicativos próprios dos bancos), o código é encontrado.

Porém, como não queremos correr riscos de confundir nomes, a gente sempre vai verificar o código, certo? Pra facilitar a sua vida, tome nota dos códigos dos principais bancos do país:

  • Caixa Econômica Federal (CEF) — 104;

  • Banco do Brasil S.A. (BB) — 001;

  • Bradesco S.A. — 237;

  • Banco Santander Brasil S.A. — 033;

  • Itaú Unibanco S.A. — 341;

  • Nu Pagamentos S.A. (Nubank) — 260;

  • Banco Inter S.A. — 077;

  • Mercado Pago (conta do Mercado Livre) — 323;

  • PicPay Serviços S.A. — 380;

  • PagSeguro Internet S.A. (PagBank) — 290;

  • Sicredi S.A. — 748;

  • Banco Safra S.A. — 422;

  • Banco Votorantim S.A. — 655.

Viu só como o código de banco não é nada complicado? Aliás, esses numerozinhos só favorecem a agilidade e a segurança das transações bancárias.

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais pra que mais pessoas saibam essas informações?

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

5 dicas pra usar os 4 saques grátis no caixa eletrônico do Banco24Horas

Quer saber como fazer 4 saques grátis no Banco24Horas? Acesse o nosso blog e confira as dicas que separamos pra você utilizar o benefício!

Novo serviço no caixa eletrônico do Banco24Horas: recarga de celular pré-pago

Tenha comodidade, segurança e praticidade também na recarga de celular — e tudo isso com a ajuda do caixa eletrônico do Banco24Horas. Saiba mais!

Saiba como funciona a solução Saque Digital

Saque sem cartão e com toda a segurança. Entenda como integramos o ambiente digital e o mundo real pra facilitar a sua vida!

Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?

Será que o cartão se tornará desnecessário? Bem, pra algumas operações, como o saque, ele já é dispensável. Saiba mais neste post!

Dinheiro em 2020: quais foram os principais acontecimentos do ano?

Curte acompanhar as retrospectivas de cada ano? Então, vem ver essa que fizemos sobre o uso do dinheiro em 2020!

Afinal, dinheiro transmite coronavírus? Quais cuidados tomar?

A transmissão de Covid-19 por notas de dinheiro é bem baixa. E pra que você fique sem dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo especial. Vem com a gente!

Como funciona a logística de distribuição do dinheiro?

Não há economia se o dinheiro não estiver no lugar certo e na quantidade exigida. Entenda o processo de distribuição e a sua importância!

Sacar no comércio: conheça essa solução e suas vantagens!

Como é que funciona a possibilidade de sacar no comércio e quais são vantagens disso? O Banco24Horas te conta tudo aqui!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot