Veja como fazer festa junina gastando pouco pra aproveitar com a família

Aprenda como fazer uma festa junina gastando pouco!
Por Equipe do Banco24Horas
16/06/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Junho é um mês bem legal, né? As comemorações são repletas de comidas gostosas, decorações coloridas, danças típicas, entre outras brincadeiras. Mas você sabe como fazer festa junina gastando pouco? E como aproveitar a data com a família mesmo em casa, nesses tempos de isolamento social?

Pois saiba que dá, sim, pra manter os gastos sob controle e, mesmo sem poder sair, não deixar a data passar em branco e criar boas memórias com quem você ama. É só usar a criatividade e pedir pra todo mundo colocar a mão na massa que a função não pesa pra ninguém.

Gostou da ideia e quer saber como fazer isso? A seguir, vamos dar algumas dicas pra uma festa junina econômica e divertida!

Planeje a festa

Por mais simples e barata que seja a comemoração, vale a pena pensar em tudo com antecedência. Afinal de contas, ao colocar o plano no papel, fica mais fácil visualizar aquilo que vai ser necessário. Nesse contexto, é interessante:

  • elaborar um orçamento;

  • escolher o local da festa: na sala ou na área externa, por exemplo;

  • definir o cardápio;

  • fazer a lista de compras;

  • pesquisar e comparar preços.

Outra dica legal é revirar as coisas que tem em casa antes de ir às compras. Isso, porque é possível encontrar alguns elementos que podem ser reaproveitados e que você nem lembrava que tinha, como papel colorido, retalhos de tecidos, roupas xadrez. A economia pra fazer festa junina gastando pouco já começa aí.

Prepare você mesmo as comidas típicas

Cozinhar em casa no dia a dia é uma boa dica de economia doméstica. No entanto, no caso das festas, o valor poupado pode ser ainda maior, uma vez que pratos específicos costumam custar mais caro nessa época do ano.

Quem não tem muito talento na cozinha pode investir em preparações mais simples, como milho-verde cozido, pipoca e cachorro-quente. Agora, se você quer mostrar seus dotes culinários, é só procurar receitas na internet e preparar:

  • caldos;

  • canjica;

  • curau;

  • pamonha;

  • bolo de milho;

  • bolo de mandioca;

  • maçã do amor.

Mas não precisa fazer isso tudo, combinado? Como a comemoração será apenas entre o seu núcleo familiar, o ideal é escolher os pratos de que vocês mais gostam e preparar porções pequenas, pra evitar o desperdício.

A gente ainda sugere a montagem de uma mesa bem legal, pra expor toda essa comida. Seria interessante fazer algo parecido com aquelas decorações de festa de aniversário, sabe? É só arrastar a mesa de jantar pra um canto e caprichar.

Vale usar pallets, caixotes de madeira, cestas, entre outros. Um chapéu de palha, por exemplo, pode virar um recipiente pra encher de comida. Ainda tem a opção chapéus pequenininhos pra colocar doces individuais, que fica muito fofo. E tem mais dicas de decoração a seguir!

Decore a sua casa

Bandeiras, lanternas, fitas, balão e por aí vai. Pra entrar no clima de quermesse, é preciso ambientar o local com todos elementos típicos, não acha? Os materiais costumam ser bem baratinhos, então não se preocupe, porque, com certeza, tem como fazer festa junina gastando pouco. E você pode guardar quase tudo pra usar de novo no ano que vem.

A ideia é criar os itens no estilo faça você mesmo e chamar as crianças pra ajudar. Além de ser um momento de diversão, essa pode ser uma oportunidade pra falar sobre educação financeira infantil e consumo consciente. Legal, né? Agora, vamos dar algumas sugestões bem simples de decoração. Veja só!

Bandeirinhas coloridas de papel

Não tem mistério: é só cortar as folhas de papel de seda coloridas — ou outro papel que você tiver em casa — no formato das bandeirinhas. Em seguida, fixe os enfeites em um barbante alternando as cores, pra decoração ficar bem alegre. Por último, pendure os cordões pelo local escolhido pra fazer a festa.

Lanternas de papel

As lanternas ficam bem charmosas intercaladas com as bandeirinhas no barbante ou como enfeite na mesa principal. Fazer é fácil: você precisará de cola, tesoura e cartolinas coloridas cortadas no formato 24x12 centímetros. Vamos mostrar o passo a passo da montagem:

  • dobre a cartolina ao meio no sentido horizontal. Ela vai ficar com 24x6cm depois desse processo;

  • começando pela parte dobrada, corte tiras de aproximadamente um dedo de largura, mas não vá até o final. Elas precisam continuar presas umas às outras, porque serão as fendas da lanterna;

  • abra o papel, enrole-o em formato de cilindro e una as pontas com cola. Nesse ponto, você já consegue visualizar a lanterna;

  • corte outra tira de papel, pra fazer a alça;

  • enfeite o adereço com bandeirolas coloridas;

  • se quiser, coloque uma vela de led no interior da lanterna, pra iluminar.

Espantalho

Os espantalhos eram bastante utilizados por pequenos agricultores pra afastar as aves que atacavam as plantações de milho. Como a festa junina tem um ar bem caipira, e o milho é uma das estrelas das comemorações, faz sentido incorporar o personagem à decoração, né?

Nossa sugestão é fazer um boneco em tamanho reduzido e colocá-lo como enfeite de mesa. Além disso, o ideal é reutilizar materiais, como garrafinhas de vidro, rolo de papel higiênico vazio, palha e cordas. Agora, se você preferir fazer o espantalho em tamanho real, é só usar roupas velhas, lençóis, cabo de vassoura e o que mais tiver em casa.

Fitas

Fitas de papel crepom, papel de seda, tecido... Independentemente do material, elas deixam o ambiente bem alegre. Você pode colocar os enfeites em uma árvore no quintal, no varão da cortina da sala, nas bordas da mesa principal ou como painel de fundo. Vale até usar o pisca-pisca do Natal, pra dar um charme a mais ao ambiente.

Balão

O balão também é um símbolo importante da festa junina. Então, não pode faltar, né? Vamos dar duas sugestões: fazer várias peças pequenas e espalhar pelo ambiente ou apenas um balão grande, para o centro da decoração.

Como material, dá pra usar papel colorido, caixas de leite vazias, garrafas pet, jornal velho e por aí vai. É só abusar da criatividade e olhar inspirações na internet.

Faça brincadeiras

“Olha a chuva! É mentira!”, “Balancê em frente ao par!”, “Anarriê!”. Reconhece esses termos exóticos? A quadrilha é uma das estrelas da festa junina. Então, uma ideia é ensaiar com os filhos e fazer uma apresentação entre vocês mesmos.

É possível fazer um casamento na roça e se divertir com a encenação. Outras sugestões pra animar a criançada e os adultos são:

  • pescaria;

  • tomba-lata;

  • corrida do saco;

  • corrida do ovo na colher;

  • dança das cadeiras;

  • cabo de guerra.

Entendeu como fazer festa junina gastando pouco? Mesmo com dinheiro no bolso pra investir na comemoração, é interessante não se esquecer de um princípio básico da educação financeira: a prudência. Se o gasto não é tão necessário, vale a pena repensar. O que importa é passar um tempo em família e se divertir com quem você mais gosta.

Tudo pronto pro seu arraiá? Então, que tal dividir as nossas dicas com outras pessoas? Compartilhe o post nas suas redes sociais e motive mais gente pra fazer festa junina gastando pouco!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)