Entenda de vez como a alta ou baixa do dólar impacta sua vida.

Entenda de vez como a alta ou baixa do dólar impacta sua vida
Por Banco24Horas
22/09/2022
format_align_left 15 minutos de leitura

Entenda de vez como a alta ou baixa do dólar impacta sua vida

Hoje, no momento que você está lendo este texto, o dólar está fechado em um valor. Amanhã, já pode estar em outro, que pode ser mais alto ou baixo. Você entende como isso impacta sua vida?

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que a inflação, os investimentos, as compras no supermercado, as nossas viagens, entre outros exemplos, são influenciados por essa variação de valor.

Por que isso acontece? Qual a importância de entender a relação do dólar com o real? Entenda, continuando esta leitura.

Por que o dólar sofre variações de valor?

Esta é uma das principais questões que vem à mente quando pensamos no assunto. Todos os dias, por diversas vezes, as diferentes moedas do mercado, como euro, libra, dólar, entre outros, estão sempre variando de valor.

No caso do dólar, quando uma pessoa analisa essas mudanças, observa quantos reais são precisos para comprar um dólar (U$1), e existem diferentes quatro principais fatores que causam a alta ou a queda. Veja:

1. Câmbio flutuante

Com base na oferta e demanda, a moeda pode variar livremente, ou seja, em nosso país, o mercado de câmbio é flutuante. As autoridades e governantes não possuem nenhuma influência com o aumento ou queda do dólar e o Banco Central só intervém depois dessa variação da volatilidade.

O dólar muda de acordo com superávit ou déficit comercial. Se a quantidade de importação for maior que a de exportação e vice-versa influencia diretamente no valor da moeda. O turismo e seus gastos também podem ser um fator determinante, ou seja, o quanto os brasileiros gastam no exterior e os estrangeiros consomem daqui também, além de muitos outros fatores.

2. A economia dos EUA

É importante saber que as decisões do governo norte-americano influenciam diretamente a economia mundial, ou seja, a valorização e a desvalorização do real podem acontecer a partir disso também.

Isso porque, como citamos no fator anterior, o dólar é estável e norteia o mundo todo e o Brasil é um país em desenvolvimento e emergente, ou seja, pode ser ou não ser favorável para investimentos, por sua instabilidade.

3. As reservas cambiais

Todo país possui uma reserva cambial utilizada em diferentes casos, como as dívidas internacionais, pagamento de fornecedores, investimentos externos, entre outros.

Em nosso país, nossa reserva possui o dólar como predominante e, cada vez que acontece uma queda nesse valor, o real acaba se desvalorizando, pois o país é obrigado a comprar mais moedas estrangeiras para repor o prejuízo. 

4. Crises econômicas

O dólar é a referência econômica no mundo todo. Sendo assim, quando alguma crise acontece, seja aqui no Brasil ou fora, a moeda acaba sofrendo variações em relação ao real, pois os investidores deixam de aplicar ações em um cenário de instabilidade. Ou seja, eles passam a vendê-las, retirar do país e/ou mudar os seus investimentos para outras moedas que estão economicamente favoráveis.

Nestes casos, o dólar é uma moeda que costuma ser estável, com poucas chances de desvalorização. Isso porque muita gente está comprando a moeda o tempo todo, seja para turismo ou para importação, portanto, como abordamos no fator anterior, a demanda é alta.

No entanto, já houve períodos de baixa do dólar, como a crise de 2008, em que o valor chegou a quase 1 real para 1 dólar. E, no Brasil, o nosso dinheiro segue em desvalorização por conta das crises que estamos vivendo.

Por que o dólar não para de subir atualmente?

Já faz um tempo que o dólar segue em uma crescente intensa, passando de R$5,00. Existem diversas razões para que isso aconteça, mas vamos explicar as duas principais para você:

O coronavírus na China

O país é a segunda economia do mundo e vem em um desenvolvimento intenso, que, sem dúvidas, influencia o mundo todo. Nos últimos anos, o avanço da pandemia no país trouxe muitas consequências. O lockdown em diversas cidades fez com que as produções em várias fábricas parassem, levando a uma queda nas cotações de commodities e afetando também o Brasil, que é um país que exporta muita matéria-prima.

Com essa crise, muitos investidores passam a considerar diferentes riscos, buscando sair do mercado de divisas emergentes. Não é à toa que, atualmente, vemos muitas startups passando por crises financeiras. Isso acontece  pela desistência de algum investimento relevante para a sua economia interna.

Tensão entre Rússia e Ucrânia

Sim, essa guerra também traz consequências econômicas ao aumento do dólar. Isso porque o valor do petróleo acabou subindo e ainda houve a redução de oferta de diversos produtos. As duas nações, juntas, representam 30% das exportações mundiais de trigo, por exemplo, o que afeta todo mercado e a economia no mundo.

Além disso, alguns outros fatores podem ter grande relevância nessa alta, como:

  • Crises na política interna brasileira e na América Latina;

  • As relações comerciais entre EUA e a China;

  • Redução da taxa básica de juros (taxa Selic).

Entenda a diferença entre dólar comercial e o de turismo

É muito importante saber que existem dois preços diferentes para o dólar. Até agora, estávamos falando do âmbito comercial, que é o que você sempre vê nas notícias e é diferente do valor para turismo. Isso porque ele é utilizado na definição de taxas no mercado, inclusive para exportações e importações.

Já o dólar turismo é o valor que você compra nas casas de câmbio quando está programando uma viagem para fora. Seu custo é mais elevado em relação ao comercial, pois possui mais impostos, como taxas administrativas, a  impressão do papel-moeda, a dinâmica de ir até os locais, entre outros.

Como essas variações do dólar impactam nosso dia a dia?

Como comentamos, o dólar é a moeda base no mercado internacional, ou seja, sua variação possui uma relação comercial direta com o Brasil.

Vamos colocar o cenário atual, em que o dólar está em alta: os produtos importados encarecem, ou seja, todo o mercado interno brasileiro é impactado. Se os insumos de produção aumentam de preço, consequentemente, o produto ou serviço final, que chega até você também terá um valor elevado.

Aquela carne que você compra no mercado, produtos derivados do petróleo possuem suas cotações também relacionadas com o dólar. Entendeu? É por isso que, atualmente, tudo está mais caro.

Um mercado enfraquecido, com a inflação alta, faz com que as pessoas e empresas criem mais dívidas. No segundo caso, isso impacta diretamente nos preços ao consumidor, para suprir suas finanças. Não é à toa que vimos tantos negócios serem fechados nos últimos tempos.

Infelizmente, todos esses pontos fazem com que a qualidade de vida das pessoas mudem, pois mexe com o bolso do brasileiro de diferentes formas, seja em seus investimentos, viagens e até nas compras básicas de supermercado.

E aí, gostou de aprender mais sobre esse tema? Se sim, recomendamos que leia também sobre 9 dicas para poupar dinheiro todos os meses.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)