Mindset ágil: o que é e como desenvolvê-lo

Entenda o mindset ágil e como ele pode impactar sua vida pessoal e profissional
Por Equipe do Banco24Horas
18/05/2022
format_align_left 5 minutos de leitura

Não é de hoje que se ouve a expressão em inglês mindset, especialmente em relação aos negócios. O termo, que em tradução literal significa "mentalidade", se refere a uma predisposição para pensar e se comportar de determinada forma (exatamente nessa ordem) e faz parte de uma cultura de inovação.

Uma das maiores autoridades no assunto, a professora Carol Dweck, autora do best-seller "Mindset: a nova psicologia do sucesso", associa o mindset ao sucesso, priorizando-o como um meio de ser bem-sucedido, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mas e mindset ágil, o que significa? É sobre isso que vamos conversar nesse artigo.

O que é mindset ágil?

Nos últimos anos, um valor muito cobrado nos processos seletivos é o foco no resultado. Não há mais tempo para elaborar processos longos, com vários responsáveis em cadeia. A necessidade de se chegar a uma solução rápida e eficiente foi incorporada ao perfil da profissão do futuro. Hoje, se sai melhor quem desenvolve a habilidade conhecida como mindset ágil.

Embora tenha tudo a ver com a transformação digital, esse conceito se relaciona mais com a forma como nos comportamentos a partir dessa mudança que tem revolucionado a maneira de fazer negócios e viver. Sim, viver. Hoje não precisamos sair de casa para nada. É possível fazer pagamentos, as compras do mês, enviar um presente e até contratar um serviço pelo celular.

Essa agilidade que tem norteado nossa vida, naturalmente, está sendo exigida no jeito de trabalhar. Trata-se de uma soft skill que demanda, principalmente, flexibilidade, para tornar o profissional pronto para atender qualquer demanda, com tempo e produtividade otimizados.

Como funciona?

De forma resumida, o mindset ágil propõe mais ações e menos papo. Ele visa reduzir ao máximo a burocracia, substituindo-a por princípios e processos rápidos e eficientes. Porém, como diz o ditado, "uma andorinha só não faz verão”, ou seja, ao ser implementado, o mindset ágil precisa ocorrer de forma coletiva, e não individual, visto que todo o time deve estar direcionado ao resultado almejado e trabalhar para esse intuito.

Claramente, sua prática é desafiadora, pois consiste em adaptar a forma de pensar, e isso envolve múltiplas personalidades, hábitos de trabalho, pré-conceitos etc. Por isso, um dos requisitos para que ele funcione é o engajamento da equipe. Esse tema nos leva aos valores e princípios que preenchem o mindset ágil. Entenda mais sobre eles no próximo tópico.

Quais são os princípios do mindset ágil?

A base dessa forma de pensar é o Manifesto Ágil, desenvolvido pela comunidade XP, focada em tecnologia de software. Naturalmente, o conteúdo foi adaptado para que pudesse se encaixar em diversas outras áreas, como veremos a seguir.

Valores do mindset ágil

  • Prioridade a pessoas e suas interações, em vez de processos e ferramentas.

  • Prioridade à colaboração com o cliente, em vez de negociação de contratos.

  • Prioridade a mudanças, em vez de seguir um plano específico.

  • Prioridade ao funcionamento do

    software, em vez

    de uma documentação abrangente.

Princípios do mindset ágil

  • Mente aberta para mudanças.

  • Atenção contínua.

  • Diálogo.

  • Confiança e apoio.

  • Prioridade na entrega.

  • Produtividade.

  • Simplicidade.

  • ·Auto-organização.

  • Reflexão e ajuste.

  •  Trabalho em equipe.

  • Crescimento sustentável.

  • Satisfação do cliente.

Por que essa habilidade é importante para a vida profissional e pessoal?

Poderíamos dizer que o mindset ágil é como qualquer outra tendência corporativa e que se adaptar a ela renderia mais oportunidades no mercado. No entanto, ela também possui relevante impacto na esfera pessoal, e essa é uma razão maior para investir algum tempo para aprender mais sobre como desenvolvê-la.

Aprimorar essa habilidade demonstra que o profissional está acompanhando as transformações e em uma busca contínua para dar o melhor de si. Para a empresa, representa que ele deseja entregar além do que lhe foi cobrado, focando em alternativas otimizadas e melhorando a experiência do cliente.

Na vida fora do trabalho, a mentalidade aberta a mudanças, por exemplo, é capaz de trazer frutos para seus relacionamentos e até para a maneira de lidar consigo mesmo. Ser mais organizado e gerenciar melhor o tempo também são características bem-vindas, não apenas no âmbito profissional, mas para quem almeja ter mais qualidade de vida.

Como esse mindset pode ser desenvolvido?

Se você refletiu a respeito e chegou à conclusão de que desenvolver essa habilidade vai agregar à sua vida profissional e pessoal, o primeiro passo é entender os valores e princípios e quais deles exigirão maior esforço da sua parte. Ou seja, se a falta de organização lhe impede de ser mais produtivo, aí está uma competência que vai demandar mais tempo para ser aperfeiçoada. No mais, vale a pena seguir as recomendações abaixo.

Abrace o novo

Sua mente é flexível para lidar com novidades? Isso vale para pessoas, situações etc. Se não for, veja isso como uma oportunidade para mudar. A questão não é negociar os aspectos da sua personalidade, e sim se tornar mais flexível para imprevistos. Essa mudança é essencial para pensar (mais rápido) em soluções para problemas. Quando se tem uma resistência para as variáveis, é comum que a pessoa estanque e tenha dificuldade para prosseguir. Aceitar que elas fazem parte do processo torna-o mais fluido.

Automatize sem desumanizar

Processos automatizados chegaram para ficar. São mais rápidos, práticos e poupam muito tempo no dia a dia de trabalho. Porém, quando junto com eles vem a desumanização da operação, o cliente sente, e isso pode gerar uma experiência negativa.

É por isso que um dos princípios do mindset ágil é refletir e ajustar. Testes, testes e mais testes, sempre observando como o processo está sendo conduzido e o que pode ser melhorado. O toque humano não pode faltar.

Priorize a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Seu nível de expectativa precisa ser acompanhado pelo investimento na experiência deles — e vale lembrar que ela nem sempre tem a ver com dinheiro. O trabalho e esforço em equipe é importante para tapar eventuais gaps na jornada e fidelizar, aperfeiçoando o que dá para ser aperfeiçoado e facilitando a vida daqueles que mantêm o negócio na ativa.

Nosso artigo sobre mindset ágil foi útil para você? Siga a TecBan no YouTube e no LinkedIn!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Pós-graduação, especialização ou MBA: qual faz mais sentido para mim?

Especialização ou MBA, qual delas é a melhor para sua carreira? Descubra as particularidades de cada uma!

QR Code: o que você deve saber sobre o uso dessa tecnologia nos bancos

Entenda o que é QR Code, saiba como essa tecnologia tem impactado o mundo financeiro e descubra se é mesmo seguro o processo de pagamento com códigos QR.

Profissão do futuro: conheça 12 carreiras profissionais que estão em alta

Quer se preparar para o mercado futuro? Veja 12 profissões que estão em alta e podem ter destaque nos próximos anos!

5 vantagens do Saque Digital que você precisa conhecer

Listamos aqui os principais benefícios da funcionalidade, que está disponível em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas, de norte a sul do Brasil.

Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada

Vender na pandemia pode ser complicado, mas temos várias dicas pra ajudar você nesse período. Não perca!

6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Os filmes sobre empreendedorismo também podem ser ótimas fontes de conhecimento e inspiração, sabia? Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar.

Open banking: o que é, como funciona, benefícios e mais

O open banking vai mudar o mercado financeiro e trazer vantagens ao consumidor. Contamos tudo pra você aqui!

O que é fintech? Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Contaram pra você que as fintechs eram inimigas dos bancos? Entenda aqui como elas podem ser integradas aos serviços de banco no dia a dia!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot