Mindset ágil: o que é e como desenvolvê-lo

Entenda o mindset ágil e como ele pode impactar sua vida pessoal e profissional
Por Equipe do Banco24Horas
18/05/2022
format_align_left 5 minutos de leitura

Não é de hoje que se ouve a expressão em inglês mindset, especialmente em relação aos negócios. O termo, que em tradução literal significa "mentalidade", se refere a uma predisposição para pensar e se comportar de determinada forma (exatamente nessa ordem) e faz parte de uma cultura de inovação.

Uma das maiores autoridades no assunto, a professora Carol Dweck, autora do best-seller "Mindset: a nova psicologia do sucesso", associa o mindset ao sucesso, priorizando-o como um meio de ser bem-sucedido, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Mas e mindset ágil, o que significa? É sobre isso que vamos conversar nesse artigo.

O que é mindset ágil?

Nos últimos anos, um valor muito cobrado nos processos seletivos é o foco no resultado. Não há mais tempo para elaborar processos longos, com vários responsáveis em cadeia. A necessidade de se chegar a uma solução rápida e eficiente foi incorporada ao perfil da profissão do futuro. Hoje, se sai melhor quem desenvolve a habilidade conhecida como mindset ágil.

Embora tenha tudo a ver com a transformação digital, esse conceito se relaciona mais com a forma como nos comportamentos a partir dessa mudança que tem revolucionado a maneira de fazer negócios e viver. Sim, viver. Hoje não precisamos sair de casa para nada. É possível fazer pagamentos, as compras do mês, enviar um presente e até contratar um serviço pelo celular.

Essa agilidade que tem norteado nossa vida, naturalmente, está sendo exigida no jeito de trabalhar. Trata-se de uma soft skill que demanda, principalmente, flexibilidade, para tornar o profissional pronto para atender qualquer demanda, com tempo e produtividade otimizados.

Como funciona?

De forma resumida, o mindset ágil propõe mais ações e menos papo. Ele visa reduzir ao máximo a burocracia, substituindo-a por princípios e processos rápidos e eficientes. Porém, como diz o ditado, "uma andorinha só não faz verão”, ou seja, ao ser implementado, o mindset ágil precisa ocorrer de forma coletiva, e não individual, visto que todo o time deve estar direcionado ao resultado almejado e trabalhar para esse intuito.

Claramente, sua prática é desafiadora, pois consiste em adaptar a forma de pensar, e isso envolve múltiplas personalidades, hábitos de trabalho, pré-conceitos etc. Por isso, um dos requisitos para que ele funcione é o engajamento da equipe. Esse tema nos leva aos valores e princípios que preenchem o mindset ágil. Entenda mais sobre eles no próximo tópico.

Quais são os princípios do mindset ágil?

A base dessa forma de pensar é o Manifesto Ágil, desenvolvido pela comunidade XP, focada em tecnologia de software. Naturalmente, o conteúdo foi adaptado para que pudesse se encaixar em diversas outras áreas, como veremos a seguir.

Valores do mindset ágil

  • Prioridade a pessoas e suas interações, em vez de processos e ferramentas.

  • Prioridade à colaboração com o cliente, em vez de negociação de contratos.

  • Prioridade a mudanças, em vez de seguir um plano específico.

  • Prioridade ao funcionamento do

    software, em vez

    de uma documentação abrangente.

Princípios do mindset ágil

  • Mente aberta para mudanças.

  • Atenção contínua.

  • Diálogo.

  • Confiança e apoio.

  • Prioridade na entrega.

  • Produtividade.

  • Simplicidade.

  • ·Auto-organização.

  • Reflexão e ajuste.

  •  Trabalho em equipe.

  • Crescimento sustentável.

  • Satisfação do cliente.

Por que essa habilidade é importante para a vida profissional e pessoal?

Poderíamos dizer que o mindset ágil é como qualquer outra tendência corporativa e que se adaptar a ela renderia mais oportunidades no mercado. No entanto, ela também possui relevante impacto na esfera pessoal, e essa é uma razão maior para investir algum tempo para aprender mais sobre como desenvolvê-la.

Aprimorar essa habilidade demonstra que o profissional está acompanhando as transformações e em uma busca contínua para dar o melhor de si. Para a empresa, representa que ele deseja entregar além do que lhe foi cobrado, focando em alternativas otimizadas e melhorando a experiência do cliente.

Na vida fora do trabalho, a mentalidade aberta a mudanças, por exemplo, é capaz de trazer frutos para seus relacionamentos e até para a maneira de lidar consigo mesmo. Ser mais organizado e gerenciar melhor o tempo também são características bem-vindas, não apenas no âmbito profissional, mas para quem almeja ter mais qualidade de vida.

Como esse mindset pode ser desenvolvido?

Se você refletiu a respeito e chegou à conclusão de que desenvolver essa habilidade vai agregar à sua vida profissional e pessoal, o primeiro passo é entender os valores e princípios e quais deles exigirão maior esforço da sua parte. Ou seja, se a falta de organização lhe impede de ser mais produtivo, aí está uma competência que vai demandar mais tempo para ser aperfeiçoada. No mais, vale a pena seguir as recomendações abaixo.

Abrace o novo

Sua mente é flexível para lidar com novidades? Isso vale para pessoas, situações etc. Se não for, veja isso como uma oportunidade para mudar. A questão não é negociar os aspectos da sua personalidade, e sim se tornar mais flexível para imprevistos. Essa mudança é essencial para pensar (mais rápido) em soluções para problemas. Quando se tem uma resistência para as variáveis, é comum que a pessoa estanque e tenha dificuldade para prosseguir. Aceitar que elas fazem parte do processo torna-o mais fluido.

Automatize sem desumanizar

Processos automatizados chegaram para ficar. São mais rápidos, práticos e poupam muito tempo no dia a dia de trabalho. Porém, quando junto com eles vem a desumanização da operação, o cliente sente, e isso pode gerar uma experiência negativa.

É por isso que um dos princípios do mindset ágil é refletir e ajustar. Testes, testes e mais testes, sempre observando como o processo está sendo conduzido e o que pode ser melhorado. O toque humano não pode faltar.

Priorize a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Seu nível de expectativa precisa ser acompanhado pelo investimento na experiência deles — e vale lembrar que ela nem sempre tem a ver com dinheiro. O trabalho e esforço em equipe é importante para tapar eventuais gaps na jornada e fidelizar, aperfeiçoando o que dá para ser aperfeiçoado e facilitando a vida daqueles que mantêm o negócio na ativa.

Nosso artigo sobre mindset ágil foi útil para você? Siga a TecBan no YouTube e no LinkedIn!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

ABF Expo: oportunidades de negócios para empreendedores

Se você é empreendedor e está em busca de novas oportunidades de negócios, participe da ABF Expo em São Paulo - SP

Empreendedores: explore a inovação no Febraban Tech 2023!

Fique por dentro de temas como fintech, inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética, big data e muito mais.

Empresas investem em conveniência para atrair e fidelizar clientes

Deseja fidelizar clientes e aumentar a lucratividade dos seus negócios? Buscar inspiração nas lojas de conveniência pode ser um ótimo caminho!

Quais são os melhores jogos da Google Play e App Store?

Desafie as suas habilidades gamers apreciando os jogos mais baixados nas lojas da Google Play e App Store!

O que o mercado de e-sports e a gamificação podem ensinar a você ou sua empresa?

Saiba como os games podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa ou de seu ambiente de trabalho.

Metaverso: o que esperar para o futuro?

Banco24Horas, Nike, Roblox, Fortnite e outras empresas já estão investindo no metaverso, seja desenvolvendo novas tecnologias ou realizando ações pontuais.

Banco24Horas chega ao metaverso

Gamers podem usar os caixas eletrônicos do Banco24Horas para depositar ou sacar a moeda do jogo e usá-las na compra de skins, bens, produtos e serviços

Maquininha de cartão: como escolher a melhor para seu negócio?

Confira algumas dicas para ser assertivo na hora de adquirir uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades!

Como comprar um Gift Card no Banco24Horas?

Experimente já uma opção de serviço extremamente versátil e surpreenda-se com a variedade de opções de gift card do Banco24Horas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)