Moeda Estrangeira Banco24Horas: conheça essa solução e veja como funciona!

Moeda estrangeira no Banco24Horas: veja como aproveitar essa facilidade!
Por Equipe do Banco24Horas
18/11/2021
format_align_left 3 minutos de leitura

Sabia que o cliente do Banco24Horas conta uma opção segura e prática pra fazer retiradas em moeda estrangeira? Você pode buscar o seu dinheiro em pontos estratégicos, não precisando se deslocar até uma agência bancária ou casa de câmbio se quiser sacar em Dólar ou Euro.

A gente sabe que essa facilidade faz toda a diferença. Afinal, o processo é muito rápido e seguro.

Quer saber como é esse tipo de operação? Contamos os principais detalhes aqui!

Moeda Estrangeira Banco24Horas: conheça como funciona

Essa modalidade de retirada está disponível em shoppings e aeroportos. No site e no aplicativo do Banco24Horas, é possível consultar um mapa com a localização dos caixas mais próximos.

O caixa especial pra retirada em moeda estrangeira é uma solução que te ajuda no momento certo. Você vai identificá-lo facilmente, pois ele tem uma identidade visual única — na cor cinza.

Se você já sabe como o dinheiro é produzido e distribuído, pode imaginar a logística que envolve disponibilizar as retiradas em moeda estrangeira. Mas saiba que isso não é complicado pra quem atua com abrangência nacional em um país enorme como o nosso. O Banco24Horas deixa tudo pronto pra você, basta seguir os passos.

Como retirar dinheiro no caixa eletrônico: confira o passo a passo

Pra sacar, você precisa ter saldo na sua conta, certo? Já no caso da moeda estrangeira, você precisa ter negociado a compra de moeda antecipadamente, pra só então retirar o dinheiro em espécie.

Por isso, o seu primeiro passo é o de fazer a compra de Dólar ou Euro. Você pode fazer isso por aplicativo ou por meio de algum dos outros canais da sua instituição financeira, que pode ser um banco ou uma casa de câmbio. A moeda estando disponível, a gente consegue repassá-la pra você na forma de verdinhas, azuizinhas ou laranjinhas.

Então, o segundo passo é se dirigir até um dos caixas eletrônicos de moeda estrangeira do Banco24horas e fazer a retirada.

Como funciona a compra de Dólar: saiba os detalhes principais!

Você pode fazer várias operações no Banco24Horas, mas a gente não vende moeda estrangeira — como mencionamos no tópico anterior. Então, vamos falar um pouco disso pra você, usando o Dólar como exemplo.

Antes de tudo, vamos eliminar qualquer confusão com a cotação. Basicamente, ela muda de acordo com a aplicação dada ao dinheiro. As variações são:

  • dólar comercial: cotação usada por empresas em importações e exportações;

  • dólar turismo: cotação usada na compra de Dólar pra viagem.

Além dessas, você também pode ouvir falar do dólar paralelo, que não é oficial. Ele é negociado por entidades ou pessoas que não têm autorização pra vender a moeda, o que se enquadra em alguns crimes.

Quem pode vender

No Brasil, pra vender e comprar Dólar é preciso ser uma instituição autorizada. Obrigatoriamente, deve ser um banco, uma corretora, uma agência de turismo ou um hotel. Você pode conferir quem tem essa autorização no site do Banco Central.

Quais são os meios de compra

Você pode comprar Dólares em papel, como crédito no cartão pré-pago — desde que seja internacional — e na forma de traveller check, que é conhecido como "cheque de viagem" e é emitido por instituições autorizadas pra ser sacado no exterior. Esta última opção já foi mais usada, pois hoje muitas pessoas preferem o cartão pré-pago.

Com o cartão internacional, você pode fazer compras lá fora. Nesse caso, vai pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a movimentação. O percentual varia de acordo com a forma de compra e é menor com dinheiro vivo. As alíquotas são:

  • dinheiro em espécie: 1,1% sobre o valor total da moeda comprada;

  • cartão de débito: 6,38% sobre o crédito em moeda estrangeira;

  • cartão de crédito: 6,38% sobre o valor da compra.

No caso do cartão de crédito, os bancos cobravam o valor de cotação do Dólar na data de fechamento da fatura, o que podia trazer surpresas na hora de fazer o pagamento se o valor variasse muito. Mas no começo do ano passado, essa regra mudou. Agora, a cotação usada é a da data em que a compra for feita.

Como o preço varia

Você também vai pagar preços diferentes da cotação oficial. O Banco Central divulga uma taxa oficial, a Ptax, que serve apenas como referência para o câmbio turismo.

Isso ocorre porque o câmbio é livre no Brasil desde 1999, ou seja, quem compra e vende moeda estrangeira define o preço, ainda que precise considerar as condições do mercado, do mesmo modo que é feito com outros produtos.

Normalmente, as taxas menores são negociadas no banco no qual você tem conta e um bom relacionamento. Vale a pena fazer uma pesquisa, principalmente se você precisar de uma quantia maior.

Qualquer instituição pode oferecer condições diferentes pra cada cliente, dependendo da quantidade a ser comprada e da demanda pela moeda no momento da compra. As condições também podem variar pra vendas feitas pela internet, por aplicativo ou pelo telefone, por exemplo.

Qual taxa considerar

Outra dúvida comum é sobre qual taxa considerar, se a de compra ou a de venda. É muito fácil de resolvê-la, definindo cada uma delas:

  • taxa de venda: é o preço cobrado pela instituição que vende a moeda, ou seja o preço que você paga;

  • taxa de compra: é o preço que a instituição paga quando compra a moeda (por exemplo, quando você vende moeda estrangeira que sobrou de alguma viagem pra obter Reais).

Então, já dá pra se considerar especialista? Não, né? Câmbio é um tema abrangente e um dos campeões em gerar polêmicas, mesmo entre economistas. Por isso, o ideal é sempre pesquisar e avaliar quando negociar a compra e a venda.

Mas quando precisar retirar moeda estrangeira, aí você não precisa ter dúvida. Já sabe que pode contar com o Banco24Horas pra isso também. Pra saber mais, acesse o nosso site!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?