Entenda a diferença entre conta corrente, poupança e conta de pagamento

Entenda as diferenças entre as contas corrente, poupança e de pagamento!
Por Equipe do Banco24Horas
27/11/2020
format_align_left 5 minutos de leitura

Você deseja abrir conta bancária ou já tem uma, mas pensa em mudar de modalidade? Nessa hora, é essencial conhecer a diferença entre conta corrente e poupança, além da conta de pagamento.

Existem pontos, como limites de saque sem taxas e possibilidade de contratar seguros, que são específicos de um ou outro tipo. É isso o que vamos te explicar logo a seguir. Vem com a gente!

Contas corrente, poupança e de pagamento: o que você precisa saber?

"Se eu tiver uma conta de pagamento consigo fazer transferência?"

"Até quantos saques no mês uma conta corrente me permite de graça?"

Dúvidas assim costumam pairar na cabeça de muitas pessoas que vão abrir conta bancária — e até na de quem já tem, viu? Pra que tudo fique mais claro, vamos mostrar os detalhes de cada tipo a seguir.

Conta corrente

A conta corrente é a mais usada pelos clientes. Por meio dela, você pode fazer movimentações monetárias e transações comerciais. No momento de abertura, você assina um contrato com a instituição bancária. As exigências pra ter uma conta corrente são, basicamente:

  • a pessoa ser maior de idade;

  • apresentar comprovantes de renda e residencial.

Você pode usar a conta corrente pra receber dinheiro e fazer pagamento de contas, por exemplo. Ainda é possível realizar transações por meio dos cartões de débito e crédito — a maioria das instituições oferece cartão de crédito aos seus clientes e, dessa forma, as compras podem ser parceladas. Outra possibilidade é utilizar o débito em conta. Essa forma de pagamento é feita em parcela única.

Também dá pra acessar a conta corrente pelo site ou aplicativo oficial do seu banco — opção conhecida como internet banking. Por lá, você consulta o extrato bancário, faz transferência e paga boletos, por exemplo. Essas são algumas novidades da economia digital!

Um detalhe: os clientes com conta corrente geralmente têm que pagar um valor mensal pelo pacote de serviços recebidos, com exceção daqueles que são gratuitos amparados por lei.

Claro, isso para as situações em que os bancos cobram tarifas, o que é informado em contrato. Acontece que, hoje, já existem várias instituições bancárias que disponibilizam contas correntes livres de cobranças. Por isso, o ideal é entrar em contato com as instituições e se informar!

Por meio de uma conta corrente, você também pode:

Agora, veja um exemplo bem prático: quando você precisar de dinheiro em espécie com urgência, pegue o cartão da sua conta corrente e ache facilmente um caixa eletrônico do Banco24Horas pra resolver a situação.

Será simples encontrá-lo em vários pontos da cidade. No aplicativo do Banco24Horas, você consegue confirmar os endereços em poucos minutos.

Conta poupança

A conta poupança é conhecida por ser de uso simples. Se você tem intenção de manter o seu dinheiro em conta pra economizar, por exemplo, uma opção é abrir uma poupança. Ao depositar o dinheiro na poupança, mensalmente, você vai ter um certo rendimento na conta, aplicado pela Taxa Referencial (TR).

Quanto maiores os valores dos depósitos, maiores serão as correções de juros (lucro). Mas é bom ficar de olho! Você só receberá esse rendimento se o dinheiro permanecer na conta por, no mínimo, 30 dias. Essa é a data limite, conhecida como data de aniversário — momento em que você abriu a conta.

A conta poupança é a que tem menos custos e, como a gente falou, ainda pode render um pouquinho. Então, se você não tiver intenção de fazer muitas transações bancárias, a poupança pode ser uma boa, pois ela é isenta de Imposto de Renda, tarifas, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tem liquidez imediata.

Quem sabe isso não some pontos pra melhorar suas finanças pessoais?

Conta de pagamento

Por fim, temos a conta de pagamento. Ela é mais limitada, não permitindo muitas transações, como empréstimos e liberação de créditos. Então, é a opção pra quem busca serviços básicos, como pagamentos, saques e transferências.

Sem exigência de atendimento presencial (é uma opção popular entre bancos digitais e cooperativas de crédito), a conta de pagamento pode ser criada gratuitamente com apenas nome e CPF.

Mas atenção com as tarifas! Mesmo que a abertura desse tipo de conta seja gratuita, isso não quer dizer custo zero. Algumas instituições cobram pelos saques justamente porque trabalham com a modalidade de conta de pagamento, e não de conta corrente.

Então, ao sacar em um Banco24Horas, por exemplo, o cliente poderá ser cobrado pela instituição onde tem conta de pagamento. Pra evitar surpresas no bolso, antes de tudo, estude a oferta de serviços essenciais, combinado?

Esse tipo de conta oferece proteção aos valores depositados, pois eles não podem ser perdidos em caso de dívida do titular da conta, nem podem sofrer outras medidas, como busca e apreensão, sequestro ou qualquer tipo de débito de responsabilidade da instituição de pagamento.

Os valores da conta também não são considerados ativos do negócio. Logo, não podem entrar em processos de falência ou liquidação, judicial ou extrajudicial, já que eles ficam na posse do Banco Central ou são aplicados em títulos públicos federais.

Dica de ouro

Por último, reforçamos uma informação importante e sobre a qual falamos com frequência aqui no blog: toda pessoa física que possui conta corrente tem direito a até 4 saques grátis todos os meses.

Isso pode deixar você mais à vontade pra retirar seu dinheiro várias vezes no mês, seja na agência, seja em caixas eletrônicos, sem se preocupar com o pagamento de tarifas. Muito bom, não é?

A gente espera que esteja clara a diferença entre conta corrente e poupança. E também as distinções da conta de pagamento. Agora, que tal conhecer mais serviços bancários, como as transferências? Veja nosso conteúdo completo sobre TED e DOC!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)