O que fazer nas férias? Veja dicas pra se divertir em casa com a família!

Veja o que fazer no período de férias!
Por Equipe do Banco24Horas
28/07/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Acordar cedo, trabalhar, estudar, pagar contas, cuidar da casa, ajudar as crianças com as tarefas etc. A rotina de quem trabalha costuma ser desgastante, não é mesmo? Pra não pirar, é importante tirar um tempo pra descansar e curtir a família. Mas você sabe o que fazer nas férias em tempos de isolamento social?

Nossa primeira dica é se organizar. Entender como se planejar financeiramente é legal pra manter os gastos sob controle e conseguir se desligar das preocupações do dia a dia — pelo menos por um tempo. Aí dá pra relaxar e aproveitar as experiências em família.

E não precisa nem sair de casa nem gastar muito pra conseguir isso, viu? Acredite, as memórias afetivas criadas nesses momentos não têm preço. Se interessou pelo assunto e quer saber o que fazer nas férias? Vem com a gente, que vamos dar algumas dicas bem legais!

Prepare torneios de jogos em família

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil e podem até ajudar a introduzir a educação financeira na vida dos filhos. No entanto, não são apenas as crianças que se divertem nesse momento. Existem diversos jogos que fazem a alegria da família inteira.

Quer um exemplo? As mímicas fazem adultos e crianças se acabarem de rir. É de graça e dá pra ficar na sala de casa. E a brincadeira pode consumir a tarde inteira, o que ajuda a gastar a energia da meninada. Olha só mais algumas sugestões de jogos pra fazer com a família:

  • cartas: uno, mico, jogo da memória, entre outros;

  • festival de piadas e adivinhas;

  • câmera quente: versão moderna da batata quente. Você aciona o timer

    da câmera e passa o celular de mão em mão. Perde quem estiver com o aparelho quando o cronômetro zerar. O melhor é que a brincadeira rende fotografias bem espontâneas e engraçadas;

  • jogo do algodão: o participante precisa passar bolas de algodão com uma colher de um pote para outro com os olhos vendados;

  • qual é a música: uma pessoa cantarola uma música e as outras devem descobrir o nome dela.

Acampe em casa

Já pensou em recriar a atmosfera do campo em casa? É possível armar a barraca no quintal, levar edredons e travesseiros e passar uma noite do lado de fora. Vale acender uma fogueira pra assar marshmallows, milho verde, salsichas para o cachorro-quente etc.

Quem mora em apartamento não precisa ficar de fora da brincadeira: basta montar tudo na sala mesmo. Mas é interessante se desconectar de tudo, como se estivesse em um acampamento de verdade, sabe? Sem celular, tablet, televisão e tudo mais.

Outra coisa interessante é investir nas brincadeiras típicas, como caça ao tesouro, corrida de sacos, contar histórias ao redor da fogueira — mesmo que de mentirinha —, entre outras.

Organize um piquenique

Cesta de palha, toalha xadrez na grama, comidas, bebidas e crianças correndo ao ar livre. Em condições normais, um parque seria o cenário ideal para um piquenique. Contudo, por causa da pandemia, a recomendação é evitar aglomerações.

Mas temos duas dicas pra fazer o piquenique mesmo assim: montar tudo em casa com as orientações semelhantes ao do acampamento ou escolher um local bem aberto e pouco movimentado.

As atividades ao ar livre estão liberadas — desde que respeitem todos os protocolos de segurança. E, se você escolher fazer o evento no parque, lembre-se de recolher todo o lixo depois, combinado? O meio ambiente agradece!

Curta um passeio ecológico

Nada melhor que o contato com a natureza pra recarregar as energias, não é mesmo? Admirar o pôr do sol no campo, fazer trilhas de bicicleta, mergulhar em cachoeiras e passear por grutas intocadas são boas opções de passeios ecológicos pra fazer em família.

Entretanto, tenha atenção pra não se aventurar em terrenos desconhecidos e se perder. O ideal é estudar bastante o local e até obter orientações de um guia antes de colocar o pé na estrada. E os cuidados aqui são parecidos com os do piquenique, viu? Evite aglomerações e siga todos os protocolos de segurança.

Pratique esportes

A gente sabe que a vontade de passar as férias em casa o dia inteiro de barriga pra cima é bem grande. Por outro lado, a prática de atividades é importante para a saúde física e mental. Sem contar que as crianças gastam bastante energia em programas assim.

Então, mantenha o corpo em movimento. Você pode usar o tempo livre pra se dedicar ao esporte que mais gosta ou aproveitar a oportunidade pra conhecer novas modalidades. Já pensou em aprender a surfar, por exemplo? Não custa nada tentar, né?

Cozinhe com a família

Preparar comidas em casa é uma boa dica de economia doméstica. Mais que isso, é diversão garantida. Uma boa ideia é deixar cada pessoa escolher seu prato favorito e distribuir as refeições ao longo da semana. As crianças adoram participar, porque passam mais tempo com a família e, ainda, aprendem a cozinhar.

E não precisa ficar apenas no básico: você pode procurar receitas na internet e pedir pra todo mundo pôr a mão na massa. Que tal uma noite de pizzas feitas em casa? Ou ir pra cozinha preparar um bolo confeitado? Já tentou fazer alguns drinks diferentes para as crianças? E um fondue de chocolate pra curtir os dias mais frios? Sair da rotina de vez em quando faz bem — mas sem perder o controle de gastos.

Faça sessões de cinema em casa

Imagine a família jogada no sofá o dia inteiro, comendo pipoca e assistindo a filmes ou séries? Nada mau, né? Usar as férias pra maratonar seus títulos favoritos ou colocar aquela série em dia é uma opção bem legal. Se quiser, pode até aproveitar o tempo livre pra ver filmes sobre empreendedorismo que podem ajudar na volta ao trabalho.

Separe um tempo pra assistir a animações com as crianças, porque elas adoram fazer essa atividade com os pais. Os filmes são divertidos e alegram o dia dos adultos também. Se quiser ver algo impróprio para a garotada, a nossa recomendação é esperar todo mundo dormir pra começar a sua maratona.

Enfim, não importa a escolha sobre o que fazer nas férias: o que vale mesmo é se divertir e aproveitar o tempo livre da melhor forma possível. Curtir a família em casa é uma boa dica pra gastar pouco e criar memórias afetivas inesquecíveis.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos como aproveitar as férias em família gastando pouco!

tags: Dicas
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022 no Brasil e entenda como começar a aplicar seu dinheiro.

9 dicas para você poupar dinheiro todos os meses

Quer poupar dinheiro? Então, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso todos os meses!

Gestão de tempo: como ser mais produtivo?

Gestão de tempo: saiba o que fazer pra tornar seu dia mais organizado e produtivo. Confira tudo neste post!

9 curiosidades sobre o dinheiro no Brasil

Conheça o histórico monetário do Brasil e as principais curiosidades sobre o dinheiro em nosso país!

Independência financeira: o que é e como alcançá-la

Independência financeira versus liberdade financeira: entenda quais são as principais diferenças entre elas e saiba como se tornar financeiramente independente

Como viajar gastando pouco: confira 7 dicas

Planejamento é a chave para curtir uma viagem inesquecível sem comprometer o orçamento! Descubra dicas infalíveis aqui!

Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil

Sem ideias para montar sua própria festa junina? Descubra como acontecem os festejos em cada canto do país!

O que dar de presente no dia dos namorados?

Sem ideias para surpreender a pessoa amada no dia dos namorados? Veja as nossas sugestões para acertar em cheio no presente e tornar a data ainda mais especial!

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como implementá-lo

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot