6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar!
Por Equipe do Banco24Horas
25/05/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Pra empreender e ter sucesso, a gente precisa aprender muito. Não dá pra se acomodar, não! E é claro que os estudos mais técnicos são importantes, mas sabia que tem outras maneiras de conhecer coisas novas e úteis pra crescer nos negócios? Assistir a filmes sobre empreendedorismo é um bom exemplo!

Quando você conhece trajetórias de quem se destacou, pode se inspirar e identificar os seus erros e acertos. E mais do que só ver grandes atores em papéis brilhantes, o foco aqui é entender a mensagem que cada filme passa e como fazer com que ela seja parte do seu dia a dia.

Pra este post, preparamos uma lista com 6 filmes sobre empreendedorismo bem interessantes pra você — de histórias fictícias e inspiradoras até a trajetória de grandes empreendedores e os seus desafios antes de ganharem o mundo! 

Que tal se preparar pra uma maratona e começar a investir nos seus sonhos? Prepare a pipoca e veja as dicas!

Quais filmes sobre empreendedorismo você precisa ver?

Mas quais são então os 6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar a pensar mais sobre os negócios? As respostas e as razões que você precisa estão a seguir!

1. Joy: o nome do sucesso

Não é só pela atuação de Jennifer Lawrence — indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Joy: o nome do sucesso — que você deve tirar um tempinho pra ver o primeiro filme da nossa lista.

A trama, que mistura drama e comédia, conta a história de uma jovem mãe: Joy Mangano. Sustentando sozinha seus filhos, Joy trabalha em uma empresa de aviação, mas sempre está em busca de uma invenção que possa mudar a vida dela.

Ao tentar limpar taças de vidro quebradas com um pano, Joy corta a sua mão com os cacos e tem uma ideia brilhante: construir um esfregão autolimpante. É assim que nasceu o Miracle Mop, o famoso esfregão que muita gente tem em casa hoje. Agora, Joy é uma empreendedora de sucesso e ajuda outras mulheres com as suas ideias.

2. Walt antes do Mickey

Quando a gente vê o império que a Disney criou no mundo, nem imagina as dificuldades passadas pelo seu idealizador. Em Walt antes do Mickey, você vai conhecer um pouco dos anos difíceis de Walt Disney, antes do sucesso das criações que criaram legiões de fãs. O filme mostra variados desafios que são naturais na vida de qualquer empreendedor.

Por mais brilhante que seja uma ideia, não é simples romper barreiras e tirar o negócio do papel. Mas é preciso ter bastante otimismo e persistência, sem deixar a paixão pelo que fazemos de lado. A união desses pilares é a mensagem principal do filme, reforçando a ideia de que o sucesso não surge do dia pra a noite — esforço e dedicação fazem parte!

3. Um senhor estagiário

Agora, vamos falar de um filme que não é exatamente sobre empreendedorismo, mas que é uma verdadeira inspiração pra quem quer fazer a diferença. Um senhor estagiário fala sobre um desafio muito comum: a dificuldade das pessoas se encaixarem no mercado de trabalho com a chegada da terceira idade.

As várias cenas engraçadas te ajudam a entender como o personagem principal, interpretado por Robert De Niro, consegue superar os desafios que surgem pra alguém que está recomeçando profissionalmente.

A história mostra um executivo aposentado participando de um processo seletivo pra uma vaga de estágio em uma startup de vendas online. Apesar de não parecer ter o perfil de quem trabalha em uma empresa jovem e moderna, o estagiário sênior consegue ser bastante útil para o desenvolvimento do negócio, especialmente por causa do jeito como lida com as pessoas. Uma lição de força de vontade e tanto — e persistir é fundamental para empreender, concorda?

4. Fome de poder

O empreendedorismo é uma jornada desafiadora, ainda mais quando chega a hora de lidar com sócios e parceiros. Além disso, tem a busca pelo equilíbrio entre a qualidade do serviço e/ou produto e os retornos financeiros. Essas são as principais mensagens de Fome de Poder, que conta as origens da famosa rede McDonald's e releva as disputas dentro da sociedade.

Michael Keaton faz o papel de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de vitamina que conseguiu transformar uma rede de lanchonetes em uma das maiores do mundo. Persistência é um dos pontos principais que o filme traz pra quem quer empreender, mas também são muitas as lições sobre visão de negócio e busca constante por inovação pra atingir objetivos.

5. À Procura da Felicidade

Uma das histórias mais conhecidas sobre empreendedorismo, resiliência e superação de desafios foi contada pelo filme À Procura da Felicidade. O longa é sobre a trajetória de Chris Gardner, um grande empreendedor que passou por uma jornada bem complicada até conseguir seu lugar ao sol.

Você vai ver todos os obstáculos que ele enfrentou até alcançar o sucesso: vida nas ruas, passagem pela prisão e problemas com muitas dívidas. É um exemplo claro de superação que fica ainda mais interessante já que o longa conta com a incrível atuação de Will Smith.

6. Chef

Outra história fictícia, mas muito inspiradora, vem de Chef, uma comédia dramática. O personagem principal da história, Carl Casper, é um renomado chef de cozinha em um restaurante badalado. O problema? Ele sempre tenta inovar nos pratos, fugindo do padrão. Só que isso sempre cria problemas com o dono do estabelecimento, que exige um cardápio mais tradicional.

Depois de ser criticado por um analista gastronômico, Carl faz uma publicação aberta no Twitter sem querer, e isso acaba piorando a relação dele com o dono do restaurante. Então, o chef decide deixar o estabelecimento pra abrir um carrinho de comida de culinária cubana e assim começa a viajar por todo o país vendendo o seu cardápio. O que o filme transmite é a importância de você buscar os seus sonhos e fazer dinheiro com aquilo que te deixa feliz.

Sejam quais forem os seus objetivos financeiros, muitas dessas histórias podem ajudar você a construir o seu caminho. Afinal de contas, é só estando aberto a aprender todo dia que a gente pode se qualificar cada vez mais pra alcançar metas pessoais e profissionais. Esperamos que os 6 filmes que a gente te indicou por aqui sirvam como combustível para os seus próximos passos — além de que achamos que vão te garantir uma boa diversão!

Agora que você já conhece grandes filmes sobre empreendedorismo, que tal inspirar mais pessoas? Compartilhe o nosso artigo nas suas redes sociais e influencie seus amigos a também conhecerem essas trajetórias incríveis!

tags: Inovação
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

ABF Expo: oportunidades de negócios para empreendedores

Se você é empreendedor e está em busca de novas oportunidades de negócios, participe da ABF Expo em São Paulo - SP

Empreendedores: explore a inovação no Febraban Tech 2023!

Fique por dentro de temas como fintech, inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética, big data e muito mais.

Empresas investem em conveniência para atrair e fidelizar clientes

Deseja fidelizar clientes e aumentar a lucratividade dos seus negócios? Buscar inspiração nas lojas de conveniência pode ser um ótimo caminho!

Quais são os melhores jogos da Google Play e App Store?

Desafie as suas habilidades gamers apreciando os jogos mais baixados nas lojas da Google Play e App Store!

O que o mercado de e-sports e a gamificação podem ensinar a você ou sua empresa?

Saiba como os games podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa ou de seu ambiente de trabalho.

Metaverso: o que esperar para o futuro?

Banco24Horas, Nike, Roblox, Fortnite e outras empresas já estão investindo no metaverso, seja desenvolvendo novas tecnologias ou realizando ações pontuais.

Banco24Horas chega ao metaverso

Gamers podem usar os caixas eletrônicos do Banco24Horas para depositar ou sacar a moeda do jogo e usá-las na compra de skins, bens, produtos e serviços

Maquininha de cartão: como escolher a melhor para seu negócio?

Confira algumas dicas para ser assertivo na hora de adquirir uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades!

Como comprar um Gift Card no Banco24Horas?

Experimente já uma opção de serviço extremamente versátil e surpreenda-se com a variedade de opções de gift card do Banco24Horas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)