Pós-graduação, especialização ou MBA: qual faz mais sentido para mim?

Vai começar a pós-graduação, mas não sabe qual escolher? Conheça as diferenças!
Por Equipe do Banco24Horas
27/06/2022
format_align_left 10 minutos de leitura

Quanto mais um profissional investe em si, mais atrativo ele se torna para as empresas. Por isso, após a graduação, tão importante quanto se colocar no mercado é identificar em qual área se especializar. É nesse momento que muitos se perguntam qual o melhor caminho a seguir: pós-graduação, especialização ou MBA?

Antes de tomar essa decisão, ele deve conhecer uma a uma, suas vantagens e desvantagens, bem como qual delas se encaixa nos seus planos de carreira. Se esse é o seu caso, aproveite este artigo para clarear as ideias. Confira!

O que é pós-graduação?

Houve um tempo em que o ensino médio era suficiente para conseguir um bom emprego. Depois, bastava o ensino superior. Hoje considera-se que quanto mais o profissional se especializa, mais apto ele está para atuar em sua área. Uma vez que ele decide onde deseja seguir, é possível saber qual a melhor opção em termos de qualificação.

Os cursos de pós-graduação se dividem entre lato sensu e stricto sensu. O primeiro abrange as especializações e os MBAs (sigla de Master Business Administration). Para ser considerado assim, eles têm que durar, no mínimo, 360 horas, e garantir um certificado ao pós-graduado.

Já o segundo grupo refere-se aos programas de mestrado ou doutorado, que conferem o título de mestre ou doutor a um profissional. Ao concluir, ele ganha um diploma. Quem opta por essa modalidade, geralmente, deseja seguir na carreira acadêmica, como professor universitário, ou almeja um cargo público. Para ficar mais claro, vamos explicar um por um, começando pela pós-graduação.

Pós e especialização é igual?

A especialização é um tipo de pós-graduação, mas essa última abriga todos os cursos realizados depois de uma graduação. Especializar-se é uma das opções preferidas pela sua simplicidade. Em geral, os recém-formados que escolhem um curso de especialização querem dar um upgrade em seu currículo profissional ou aperfeiçoar sua expertise no tema da faculdade.

Uma jornalista que deseje atuar na área organizacional, no ramo de comunicação corporativa, por exemplo, pode se especializar em comunicação organizacional. Um psicólogo pode se especializar em gestão de pessoas ou em psicopedagogia. São centenas de opções, dependendo da profissão.

Além disso, a especialização é uma alternativa para os profissionais que decidiram mudar de carreira. O curso é um dos caminhos disponíveis para iniciar a transição. Nesse caso, é ainda melhor, pois o profissional tem mais a agregar na posição que ocupar.

O que é MBA?

Quando criado, o MBA era mais comum a cursos de gestão, como administração. Felizmente, isso mudou e já se tem MBAs em outras áreas, como saúde e tecnologia. Na teoria ele é a opção mais indicada para pessoas que já têm uma boa bagagem de mercado, estão formadas há mais tempo e almejam um cargo de liderança. Apesar do interesse e disponibilidade para estudar, parte delas faz o curso nos intervalos de trabalho.

Em geral, a grade de disciplinas de um MBA, de fato, inclui cadeiras com viés mais estratégico, que focam em resolução de problemas, planejamento e inovação. É recomendado, inclusive, para quem quer empreender ou já tem um negócio próprio.

Quais são as principais diferenças entre especialização e MBA?

Ainda que soe óbvio, a especialização é voltada para quem quer se especializar, isto é, a pessoa já tem algum conhecimento sobre o assunto (obtido durante o ensino superior) e deseja saber mais ou profissionalizar o saber.

Como dito antes, o curso também é recomendado para quem decidiu mudar de profissão, mas não quer recomeçar a faculdade e prefere algo mais rápido, que lhe permita já atuar no mercado. Em resumo, é a melhor alternativa para aqueles que saíram há pouco tempo da universidade e não têm experiência suficiente para encarar um MBA.

Esse último, por ser mais voltado para negócios, demanda que a pessoa tenha mais experiência e visão de mercado, até porque as aulas de um MBA também se configuram como uma troca de ideias e experiências entre os alunos. Assim, quanto mais tempo atuando você tem, mais se familiariza com a turma e os assuntos debatidos.

Como decidir entre as pós-graduações?

Se mesmo sabendo para que cada uma serve restam dúvidas sobre qual merece sua matrícula, é hora de considerar outros fatores. Vamos a eles!

Descubra os pré-requisitos

Algumas instituições impõem pré-requisitos para aceitação de alunos de pós-graduação. Nem sempre o ensino superior é a única exigência. Para fazer o MBA, por exemplo, é comum que se peça uma experiência mínima de 3 anos de mercado.

Para não correr o risco de precisar mudar de ideia em cima da hora, informe-se antecipadamente sobre isso, se suas qualificações serão suficientes para ingressar no curso que deseja.

Conheça a estrutura

A estrutura da instituição deve ser relevante para a decisão, até por ela impactar no quanto custa. Felizmente, graças a algumas iniciativas de inclusão social e a popularização desse tipo de curso, os preços se tornaram mais flexíveis, contudo, quanto mais moderna e completa for, mais a mensalidade será robusta. Se o valor é relevante para seu orçamento, esse detalhe merece uma atenção maior.

Outro ponto que merece consideração é a grade curricular, ou seja, as disciplinas e os professores que estarão à frente delas. Em geral, as instituições dão prioridade para a contratação de mestres e doutores, em especial aqueles que apresentam uma boa bagagem e têm muito a agregar para a experiência de seus alunos.

Analise o momento que passa em sua carreira

Tão importante quanto decidir qual pós-graduação fazer é identificar se esse é o momento ideal para sua carreira. Especializar-se demanda um investimento de tempo e dinheiro, é possível arcar com isso? Ou seria melhor se planejar e esperar alguns meses até ganhar mais estabilidade no trabalho? Antes de começar, faça uma análise geral de como estão suas finanças e seu desempenho no trabalho, como andam suas expectativas profissionais.

Dúvidas relacionadas à pós-gradução, especialização ou MBA são comuns! Por isso, desmistificar como funcionam esses cursos é essencial para quem deseja começar um em breve. Só após conhecer as opções disponíveis é possível tomar uma decisão consciente e que renda um match com seu perfil profissional!

Quer receber mais conteúdos como este por e-mail? Então assine nossa newsletter!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

O que é transformação digital e quais são seus impactos?

O que é transformação digital? Entenda o conceito e saiba quais são seus principais impactos e as vantagens mais importantes

Mindset ágil: o que é e como desenvolvê-lo

Da mente para a prática: entenda o mindset ágil e como ele pode impactar na sua vida pessoal e profissional

QR Code: o que você deve saber sobre o uso dessa tecnologia nos bancos

Entenda o que é QR Code, saiba como essa tecnologia tem impactado o mundo financeiro e descubra se é mesmo seguro o processo de pagamento com códigos QR.

Profissão do futuro: conheça 12 carreiras profissionais que estão em alta

Quer se preparar para o mercado futuro? Veja 12 profissões que estão em alta e podem ter destaque nos próximos anos!

5 vantagens do Saque Digital que você precisa conhecer

Listamos aqui os principais benefícios da funcionalidade, que está disponível em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas, de norte a sul do Brasil.

Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada

Vender na pandemia pode ser complicado, mas temos várias dicas pra ajudar você nesse período. Não perca!

6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Os filmes sobre empreendedorismo também podem ser ótimas fontes de conhecimento e inspiração, sabia? Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar.

Open banking: o que é, como funciona, benefícios e mais

O open banking vai mudar o mercado financeiro e trazer vantagens ao consumidor. Contamos tudo pra você aqui!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot